SPROWEB

Acessar SPROWEB

Busca no Portal

Policiais e turistas terão cartilha com orientações de segurança PDF Imprimir E-mail
Avaliação do Usuário: / 13
PiorMelhor
PM - PM - 5
Qua, 16 de Março de 2011 10:20
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), em parceria com a Amazonastur e a Prefeitura de Manaus, elabora cartilha multilíngue para auxiliar as ações dos policiais e orientar turistas estrangeiros que visitam Manaus. Serão dois modelos de cartilha, um direcionado à ação da polícia e outro, aos turistas. O primeiro já foi concluído e o segundo está em fase final de elaboração. O material é o resultado de um trabalho de cinco meses de discussão do conteúdo e eficácia do mecanismo.

A elaboração das cartilhas contam, ainda, com o apoio da iniciativa privada que investe no setor hoteleiro da cidade. O material direcionado aos policiais militares contém pequenos trechos de diálogos em inglês e espanhol com dicas sobre como prestar a melhor assistência ao turista. Há ainda orientações de como identificar indivíduos em situação suspeita em abordagens a turistas e auxiliar visitantes que, por ventura, tenham se desencontrado do grupo do qual fazem parte na viagem. Segundo o coordenador do Grupo de Gestão Integrada (GGI) da Secretaria de Segurança Pública (SSP), coronel Almir David, a cartilha da PMAM está concluída e deverá ser entregue aos policiais nos próximos dias.

Na quinta-feira (17), haverá mais uma reunião de representantes da PMAM, Amazonastur e Prefeitura para finalizar a cartilha direcionada aos turistas. "Nesse material vamos indicar as áreas que são mais propícias à visitação, assim como os pontos turísticos, horários mais adequados e as recomendações básicas que são prestadas aos turistas brasileiros e estrangeiros, independentemente do Estado", adianta o coronel Almir David. As cartilhas aos turistas serão encaminhadas à Amazonastur, que se encarregará da distribuição em hotéis, pousadas e pontos estratégicos de grande fluxo de visitantes.

Segurança
De acordo com uma pesquisa de satisfação realizada pela Amazonastur, no ano passado, entre os turistas brasileiros e estrangeiros que visitaram Manaus, o quesito segurança pública apresenta os índices mais elevados de aprovação. Entre os brasileiros, a satisfação com a segurança alcançou 70,94%. Em seguida, ficaram as diversões noturnas, com 66,81%, e em terceiro lugar, as informações turísticas prestadas aos visitantes, com 64,57% de satisfação. Para os estrangeiros, a satisfação com segurança totalizou 68,34%, seguida do serviço de taxi (67,15%) e das informações turísticas (64,70%).

Para ampliar os índices de satisfação dos turistas, o coronel Almir David ressaltou que o GGI, colegiado que envolve órgãos estaduais, municipais e do judiciário, estreitou a relação com os empresários do setor hoteleiro. Com a medida, é possível ampliar a fiscalização dos estabelecimentos que oferecem serviços aos turistas e controlar a entrada e saída de visitantes. Almir Davi acrescenta que, por meio do cadastro de hospedagem, a polícia pode levantar pistas e até identificar infratores que estão sendo procurados pela Justiça.

O GGI também vai propor a instalação de câmeras de segurança do Centro Integrado de Controle de Operações (Ciops) em pontos estratégicos, como no desembarque do Porto de Manaus, no Centro. Para oferecer ao turista uma assistência integral, o coronel enfatiza os investimentos do Governo do Estado na capacitação profissional dos policiais militares. "O serviço de emergência 190 da Polícia Militar conta com atendimento bilíngue, além disso, 18 policiais militares da Politur e seis policiais civis estão tendo aulas de inglês e a tendência é ampliar este grupo para aperfeiçoar cada vez mais a interação da polícia com os turistas", destacou o coronel David.

Fonte: AGECOM

Última atualização em Qua, 16 de Março de 2011 10:21 Visualizado : 2398 vezes