INSTITUCIONAL

TODOS OS DIAS COM VOCÊ DESDE DE 1837

Capacitação e Treinamento

 

A Diretoria de Treinamento e Capacitação - DCT/PMAM é o órgão de direção setorial responsável pela coordenação, fiscalização e controle das atividades de treinamento e capacitação. São Órgãos de Apoio de Ensino:

Academia de Polícia Militar Cel Neper Da Silveira Alencar (APM)

Academia da Polícia Militar Amazonas estreou sua presença, quando a Assembleia Legislativa do Estado aprovou a Lei 1376, de 19 de dezembro de 1988, de autoria do deputado José Cavalcanti Campos. Coronel reformado, que na época exercia seu único mandato. Incomodado com o ensino superior na corporação, ou seja, a formação de oficiais, projetou a Academia para ser construída em amplo terreno, consoante entendimento com o Poder Executivo, batizando a Academia de “Coronel Neper da Silveira Alencar”.
Lei n° 1.376 de 19 de dezembro de 1988.

AUTORIZA o Chefe do Poder Executivo a criar a Academia de Polícia Militar do Estado do Amazonas e dá outras providências:

Art. 1° - Fica o Chefe do Poder Executivo autorizado a criar a Academia de Polícia Militar do Estado do Amazonas, com a finalidade de formar oficiais.
Parágrafo único – A Academia de que trata este artigo como chamamento ao exemplo de padrão de dignidade e humanismo no proceder receberá o nome do Coronel PM NEPER DA SILVEIRA ALENCAR brioso militar que por longos anos honrou as fileiras da Polícia Militar do Amazonas.
Art. 2 – Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.
GABINET EDO GOVERNADOR DO ESTADO DO AMAZONAS, em Manaus, 19 de dezembro de 1988.

Em 1990 o Comandante-geral da PMAM idealizou o I Encontro de Comandantes-gerais das PMs do Norte,com sede em Manaus. A ideia fundamental era discutir os problemas de segurança inerentes aos estados nortistas. Entre os tópicos apreciados, tratou-se da criação de uma Academia de Polícia Regional, que contaria com apoio dos governos, seria gerida por oficiais das corporações congregadas e instalada em Belém (PA). Foram ainda realizadas três Encontros, pela ordem, em Belém, Rio Branco e Porto Velho, no entanto, o sonho não floresceu.
Somente em 2002, houve a primeira turma de cadetes. A seleção deu início em 2001 por meio de processo seletivo realizado pela Comissão Permanente de Concursos – COMVEST, da Universidade do Amazonas.

Em 11 de abril de 2005, foi elaborada a ATA de Apuração de Notas da Conclusão do Curso de Formação de Oficias com Bacharelado em Segurança Pública e do Cidadão, concluindo com êxito o curso de formação de oficiais, apenas 13(treze) cadetes.

Em 2007, o Comandante Geral da PMAM Cel QOPM Wilson Martins de Araújo, no uso de suas atribuições legais, abriu as inscrições para o Concurso Público para Admissão no Quadro de Oficiais Combatentes da Polícia Militar do Estado Amazonas – PMAM. O presente concurso destinou – se a selecionar 90 (noventa) candidatos sendo 10 (dez) do sexo feminino com duração de 3 anos. Os candidatos aprovados foram matriculados no CFO e no Curso de Bacharelado em Segurança Pública e do Cidadão.

Em 2011 foram ofertados três códigos de Curso de Formação de Oficias, o Código 01 Estágio Probatório (Curso de Formação de Oficias), o Código 02 Curso de Intensivo de Formação de Oficias (Graduação de Bacharel em Direito) e o Código 03 Curso de Formação de Oficiais Regular (Ensino Médio ou Equivalente). 

Atualmente a APM está exercendo suas atividades administrativas e guardando novas turmas remanescentes de CFO do concurso de 2011.

A missão da APM é “Preservar a Ordem Pública e o Meio Ambiente no Estado do Amazonas mediante uma formação e qualificação de Oficiais PM para desempenharem um Policiamento Ostensivo de Excelência, nos diversos níveis de comando exercido por Oficiais PM, com a visão de ser referência nacional como instituição militar de ensino superior”.
 

Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (CFAP)

O CFAP, Unidade de Ensino da Polícia Militar do Amazonas, visa habilitar, formar, aperfeiçoar profissionais de Segurança Pública do nosso Estado. Visa ainda à constituição de um permanente instrumento de modernização e de qualificação dos profissionais da área de Segurança Pública, tendo em vista as necessidades sociais.

 

É no CFAP que se formam as praças da Polícia Militar, onde o Aluno (a) busca a eficiência constantemente, dentro de um clima de camaradagem, lealdade e civilidade, cultivando e incentivando a cooperação recíproca para um espírito de corpo coeso. Nesse sentido, a marcialidade, a vibração, a conduta ilibada, a correção de atitudes e o sentimento do cumprimento da missão, são atributos inerentes ao Aluno (a).

 

Plataforma de Ensino a Distância ( DTI - EAD )

Uma plataforma EAD é um sistema de gestão de aprendizagem desenvolvido a partir de uma metodologia pedagógica para promover o ensino online de forma eficiente e bem estruturada.

Em outras palavras, uma plataforma EAD é uma solução completa desenvolvida para oferecer toda uma estrutura necessária para a criação de cursos online.

Em uma plataforma EAD, é possível criar cursos online personalizados de acordo com o interesse do seu aluno em potencial, além de fazer uma gestão pedagógica, acadêmica e financeira completa e eficiente da sua instituição de ensino online.

Centro de Treinamento de Tiro Policial (CTTP)

O CTTP foi ativado em julho de 2013 e já capacitou 4.600 policiais em treinamento de tiro, entre policiais civis e militares. O estágio básico tem duração de uma semana com 44 horas de atividades, divididas em aula teórica, simulador e aula prática.

A instrução de tiro também busca padronização de procedimentos para dar mais segurança aos envolvidos na ação. O treinamento básico é feito com pistola, onde cada policial, em diferentes posições, realiza uma sequência de tiros em direção a um alvo fixo.

Além do Estágio Básico de Tiro Policial, o Centro de Treinamento oferece os cursos Tiro Intermediário, Avançado para Tropas Especiais e método Giraldi. Os cursos são ofertados pela Polícia Militar para policiais de todos os órgãos de Segurança.



PM SEMPRE AO SEU LADO!

APP INFORME

O App funciona abertamente e facilita as denúncias contra os crimes hediondos ou organizado. As denúncias recebidas pelo serviço serão repassadas automaticamente para a base de dados da inteligência da PM.

BAIXE O APLICATIVO DA POLÍCIA MILÍTAR

INFORMATIVO DE RECUPERAÇÃO DE ACESSO

DTI - DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Para você ter acesso a área reservada de serviços do Policial Militar do Amazonas com o login único, você precisa utilizar seu login de acesso do sistema comando web, caso você não possua terá que se dirigir a DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DTI/PMAM que fica localizada no Comando Geral da PM ou entrar em contato com o suporte técnico pelo telefone: (92) 98842-1813 ou E-mail: dti@pm.am.gov.br e solicitar seu login de acesso.

RECUPERAÇÃO AUTOMATIZADA VIA SMS

Solicite do P1( responsável pelo setor pessoal ) de sua unidade que o mesmo atualize sua ficha cadastral com seus dados telefônicos em dias, depois de atualizado você pode clicar aqui para recuperar seu acesso via SMS utilizando seu celular cadastrado dentro do sistema.

Recuperar meu acesso utilizando meu celular



IMPORTÂNCIA DO ACESSO E RESPONSABILIDADES

Na Área Reservada, o policial militar terá acesso a documentos, requerimentos, serviços e sistemas de atendimentos prioritário de forma online e eficiente aos sistemas da polícia Militar do Amazonas, caso você esteja de acordo a nossa Politica de privacidade. O código secreto (senha) a ser escolhido pelo usuário e gravado no sistema é de uso pessoal, intransferível e de conhecimento exclusivo. É da inteira responsabilidade do usuário policial militar do Amazonas todo e qualquer prejuízo causado pelo fornecimento de sua senha pessoal a terceiros, independente do motivo, não deixe de trocar sua senha pelo menos uma vez ao mês ou quando sentir necessidade.