Manaus 350, a Policia Militar faz parte desta História !!

quinta, 24 de outubro de 2019

Manaus chega aos seus 350 anos, a capital que surgiu no meio da selva amazônica, cercada pelo Rio Negro. Nesses longos anos, a cidade cresceu, e sua história coincide com a da Policia Militar do Amazonas, que com seus 182 anos, a quase bicentenária instituição se adaptou, as mudanças ocorridas no transcorrer da história da capital amazonense, desde o Brasil Colônia até a instalação da República Federativa do Brasil, estendendo-se até a data atual.

É de suma importância conhecermos os antecedentes que alicerçam a criação da Policia Militar do Amazonas, até sua consolidação com o modelo de polícia ostensiva requerido pela Constituição de 1988 na capital amazonense.

Manaus era apenas um forte feito de pedra e de barro, que os portugueses usavam para proteger o norte do Brasil das invasões espanholas. O pequeno povoado foi crescendo e em 1832 surgiu a Vila de Manaus. Finalmente, em 1848, no dia 24 de outubro, a vila se tornou uma cidade, e a corporação foi criada em 4 de abril de 1837, pelo então Presidente da Província do Pará, General Soares d'Andrea , com a missão de combater a rebelião iniciada em Belém, conhecida como Cabanagem (1835-1840) e desde a sua fundação a Policia Militar recebeu as seguintes denominações: 1835 - Guarda Policial; 1887 - Corpo Policial do Amazonas, 1890 - Batalhão Militar de Segurança; Regimento Militar do Estado; Batalhão Militar; 1935 - Força Policial do Estado. 1938 - Polícia Militar do Estado do Amazonas.

No período da belle époque, no início do século passado, a corporação amazonense teve um efetivo extraordinário, em relação a sua população. Possuindo dois batalhões de infantaria, o corpo de bombeiros e duas bandas de música, a PM deveria ter o efetivo de cerca de oitocentos homens.  A Polícia Militar ocupava o quartel da Praça da Polícia, outra edificação mais que centenária.

No ano de 1876 foi notável para a Instituição. Em fevereiro, nos conta em Relatório o presidente Antônio dos Passos Miranda, o Palacete recebeu “as bandeiras e trancas de ferro nas janelas e portas”. Este mesmo presidente, em 3 de maio, restabelece a Guarda Policial do Amazonas, pois até esta data, não existia uma corporação policial capaz de assegurar o bem estar social, de auxiliar o poder judiciário e aplicar as normas de conduta que a convivência dos cidadãos no dia-a-dia reclama.

Em 1890, o Palacete transmudou-se em Quartel, ocupado pela Polícia Militar. Não restam dúvidas, a posse ocorreu durante o curto governo republicano de Augusto Ximeno de Villeroy, tenente do Exército. Logo que assumiu o governo, Villeroy modificou, consoante o Decreto n° 11, de 13 de janeiro.

Em 8 de novembro de 1897, a tropa do 1° batalhão de infantaria do Regimento Militar do Estado (nova denominação), sob o comando do tenente coronel Cândido José Mariano, de regresso da Campanha de Canudos, é recebido neste quartel. A imortalidade do feito sobre Canudos se encontra gravada no pórtico do quartel da Praça da Polícia.

Com o passar dos anos, na linha da história, no dia 26 de abril de 1936, aconteceu a tão almejada reativação da Força Policial, já que em 29 de novembro de 1930, ocorreu um dos momentos mais aflitivos para a Corporação, pois foi extinta a força militar estadual, a corporação se abrigou precariamente em outras edificações do Estado. Apenas em 1942, sob o comando do major (do Exército) Gentil João Barbato (1941-45), a Polícia Militar retornou por completo ao "antigo ninho", o quartel da Praça da Polícia.

A Polícia Militar na atualidade :

A Polícia Militar ao longo dos 350 anos da capital, contribuiu significamente para a segurança e ações de proteção à população que foi crescendo ao longo do tempo. Medidas preventivas foram um dos grandes destaques dessa evolução da segurança.

Para o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel PM Ayrton Norte, vale destacar nesses 350 anos de Manaus, a cidade e o povo hospitaleiro que é e a polícia militar tem feito sua função polícia.

“Ao longo dos anos a polícia tem desempenhado o papel de servir e proteger o estado do Amazonas em especial a capital. Nesses 182 anos, a Polícia Militar realiza policiamento e se faz presente a cada área até mesmo na região metropolitana, que também faz parte de Manaus. Nós trabalhamos com ações em toda região, feito a pé, em viaturas quatro rodas, motocicletas, a cavalo, aéreo. Agindo em pontos estratégicos para cuidar da cidade e da população, com ações repressão ao crime, servindo e protegendo”, disse.

A cidade teve momentos marcantes, com as ocorrências de sucesso, em a corporação esteve à frente, como o assalto na casa lotérica em 13 de outubro de 2018, em que cinco homens encapuzados e fortemente armados invadiram o lugar, na Zona Leste de Manaus, e fizeram reféns funcionários e clientes do local. As equipes realizaram a negociação e confronto aos bandidos, logrando êxito na ação.

Outra ação importante foi um fato que aconteceu no dia 2 de fevereiro de 2015, em que três homens armados invadiram uma clínica dentária localizada na rua Edson Melo, bairro Petrópolis, na Zona Sul de Manaus, 11 pessoas teriam sido feitas reféns, entre elas uma criança. O trio se rendeu após cerca de duas horas de negociação. Ninguém ficou ferido.

Vale destacar também as Ações e Operações que acontecem de medidas preventivas e de formas estratégicas que acercam a polícia militar em Manaus, são realizadas as Operação Águia e as ações, Catraca, Onça, Tentáculo, Hexágono, Arbitrium, Saturação.

quinta, 24 de outubro de 2019