PMAM - Polícia Militar do Amazonas

Portal do Governo do Estado do Amazonas

Projeto Santa Bola

 

A Polícia Militar do Estado do Amazonas, instituição responsável pela preservação da ordem pública no Estado do Amazonas, está passando por um momento de modernização a fim de atender os anseios da sociedade no que tange a segurança pública. Seguindo essa proposta, o Governo do Estado do Amazonas procurou integrar as instituições responsáveis pela preservação da ordem pública no Estado do Amazonas, bem como, estreitar os laços entre a comunidade e as Polícias Militar e Civil através da filosofia de Polícia Comunitária.

A 26ª CICOM, localizada no Bairro de Santa Etelvina, na Zona Norte de Manaus, possui sob sua responsabilidade territorial oito setores que correspondem aos bairros Santa Etelvina, Lago Azul, Monte das Oliveiras e Viver Melhor. Os quatro bairros juntos correspondem a uma população de mais de cento e vinte mil habitantes e uma área aproximada de quatro mil hectares. Esses bairros possuem uma população, em sua maioria, composta por famílias de baixa renda, cujos chefes de família saem para trabalhar e deixam seus filhos sem um acompanhamento de um adulto responsável, consequentemente, essas crianças e adolescentes acabam, muitas vezes, nas ruas aproveitando o tempo ocioso para aprender condutas desordeiras e, até mesmo, criminosas.

O Projeto Santa Bola surgiu em 2013, então, com o objetivo de integrar, através do esporte, Crianças e Adolescentes, residentes na subárea da 26ª CICOM, mais especificamente na área do bairro Santa Etelvina e Residencial Viver Melhor.

Atualmente, o Projeto Santa Bola tem a participação efetiva de aproximadamente 437 (quatrocentos e trinta e sete) crianças e adolescentes, numa faixa etária que compreende a idade de 07 à 16 anos. O projeto foi dividido em dois núcleos, sendo um no Santa Etelvina e outro no Residencial Viver Melhor. As atividades esportivas e culturais, desenvolvidas no mencionado Projeto, são realizadas de segunda à sexta, nos horários de 08 horas às 10 horas; 13 horas às 16 horas e das 17 horas às 21 horas.

O que impulsiona o projeto, além dessas atividades esportivas e culturais, é o acompanhamento do rendimento escolar das crianças e adolescentes que participam do Projeto. Bimestralmente é realizado uma reunião com os pais, responsáveis pelas crianças e adolescentes do Projeto, com o objetivo de resolver demandas pertinentes ao desenvolvimento do Projeto, bem como verificar a atuação escolar dessas crianbças e adolescentes.
Nesta perspectiva, conclui-se que o Projeto em questão trará respostas efetivas de integração e interação entre a Polícia Militar, as Crianças, os Adolescentes e os pais, desenvolvimento de valores morais, intelectuais, psicomotores e afetivos nas Crianças e Adolescentes residentes nos Bairros de responsabilidade territorial da 26ª CICOM, bem como, melhora da prestação de serviço de segurança pública, redução dos índices criminais e aumento da Sensação de Segurança.



REDES SOCIAIS

#TODOSPELAVIDA

Copyright © 1835-2016 Polícia Militar do Estado do Amazonas. Todo o conteúdo deste site é de uso exclusivo da Polícia Militar. Proibida reprodução ou utilização a qualquer título, sob as penas da lei. - Mantida pela: DTI - Diretoria de Tecnologia da Informação