Os 30 anos da capelania da Polícia Militar do Amazonas: Uma jornada de fé e serviço

quarta, 27 de março de 2024

A capelania oferece um apoio espiritual para os membros da Polícia Militar e seus familiares

No dia 28 de março, a capelania da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), celebra uma data marcante em sua história: 30 anos de existência. Criada por meio do decreto do então governador do Estado, Gilberto Mestrinho de Medeiros Raposo, datado de 28 de março de 1994 e publicado no Diário Oficial do Estado, esta instituição tem sido um apoio espiritual para os membros da Polícia Militar e suas famílias ao longo das décadas.

Desde a criação, a capelania da PMAM tem sido liderada por pessoas dedicadas e comprometidas com o bem-estar espiritual daqueles que servem e protegem a comunidade. Atualmente, a capelania é coordenada pelo Padre Nelson da Silva e pelo Pastor Idenilson Guimarães, que desempenham um papel fundamental na prestação de assistência espiritual e emocional aos policiais militares e suas famílias.

“ A capelania do Estado do Amazonas tem uma grande importância que é de trabalhar os princípios da ética, da moral para que o militar ou familiar não cometa desvio de conduta e é isso que Deus espera de cada um de nós. Quero agradecer a Deus, e pedir uma benção a todos”, disse padre Nelson Pereira, capelão católico da Polícia Militar

Já o pastor Edenilson Guimarães, capelão evangélico da PMAM, contou que há 11 anos trabalha com a assistência religiosa na capelania, contribuindo com a missão religiosa designada. “Já são 11 anos nesta honrosa instituição em prol da vida do policial militar com assistência religiosa na parte evangélica e também aos familiares do policial”, disse o pastor.

Uma das primeiras ações marcantes da capelania foi a abertura do primeiro livro de casamento em 15 de janeiro de 1995, assinado por dom Geraldo do Espírito Santo da Vila, Arcebispo Militar do Brasil. No dia 17 de dezembro de 1994, a capelania testemunhou seu primeiro casamento, celebrado pelo Padre Alberto Barsage, marcando assim o início de uma tradição de união e apoio espiritual.

Além disso, em 11 de novembro de 1995, foi aberto o primeiro livro de batizados, assinado por Dom Geral do Espírito Santo d'Ávila, então Bispo Militar do Brasil. O primeiro batizado ocorreu em 18 de julho de 1996, na capelania da Polícia Militar, celebrado novamente pelo Padre Alberto Barsage, simbolizando o compromisso da capelania em acompanhar não apenas os momentos de alegria, mas também os de renascimento espiritual.

No entanto, a jornada da capelania também enfrentou desafios. Em 19 de agosto de 1997, o Padre Alberto Barsage solicitou seu desligamento imediato e definitivo do cargo de assessor capelão da PM do Amazonas, por motivos de saúde. Esse evento marcou uma transição na liderança espiritual da capelania, deixando-a sob a custódia da Arquidiocese de Manaus.

Apesar dos desafios ao longo dos anos, a Capelania da Polícia Militar do Amazonas continua a desempenhar um papel vital no apoio espiritual e emocional dos membros da corporação e de suas famílias. À medida que celebram três décadas de serviço dedicado, a capelania renova seu compromisso de ser um ponto de conforto, esperança e fé para aqueles que arriscam suas vidas em prol da segurança da sociedade amazonense.

FOTOS: Divulgação/PMAM

Contatos para a imprensa: Diretoria de Comunicação Social (DCS) da Polícia Militar do Amazonas (92) 98842-1841, Major PM Selma (92) 99219-8555 e Kamilla Lira (92) 99131-8271.

quarta, 27 de março de 2024