Sejam bem-vindos a Pré-Escola Creche Infante Tiradentes - PECIT há 33 anos dedicando-se ao atendimento da educação infantil na modalidade creche e pré-escola, desenvolvendo um trabalho de competência pedagógica e de formação humana dos nossos educandos.
Para melhor atender a população, a Polícia Militar do Amazonas firmou convênio de cooperação técnica com a Secretaria Municipal de Educação – SEMED.
Acreditamos na importância de um relacionamento intenso entre escola e família, em uma parceria que proporcionará uma segurança e incentivo aos alunos à autonomia, à criatividade e a inovação, com respeito às habilidades individuais e aos modos de agir e de pensar de cada um.
Para isso, será preciso que se tenham compromissos bem definidos, com a observância das normas disciplinares e à rotina de atividades abaixo determinadas, para que possamos juntos obter sucesso na educação de nossos educandos.
Estaremos sempre à disposição para esclarecer dúvidas, orientar e atuar em conjunto, estabelecendo um vínculo de confiança, onde o aluno sairá vencedor, pois aprenderá mais facilmente a ter responsabilidade com sua vida escolar, alcançando resultados positivos e significativos na sua formação. Aos alunos e responsáveis desejamos um excelente ano letivo de 2020.
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1. UNIDADES DE ENSINO
A Pré-Escola Creche Infante Tiradentes conta com duas
unidades: PECIT-Parque das Laranjeiras e PECIT Petrópolis,
com atendimento voltado para as fases creche e
pré-escola. Em todas as unidades, o trabalho de formação
integral acontece de forma unificada, conduzido por uma
equipe organizada.
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2. HORÁRIO DE ATENDIMENTO
APMC |
Segunda-feira a Sexta-feira |
07:00h às 12:00h
12:00h às 16:30h |
Secretaria |
Segunda-feira a Sexta-feira |
07:00h às 12:00h
12:00h às 17:00h |
Atendimentos: Pedagógico; Psicológico; e Nutricional. |
Terça-feira e Quinta-feira |
08:00h às 10:30h
14:00h às 15:00h |
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3. HORÁRIO DAS AULAS
Maternal |
07:00h às 15:30h |
Maternal I |
07:00h às 15:45h |
Maternal II |
Integral:07:00h às 15:45h |
Matutino: 07:00h às 10:45h |
Vespertino: 13:00h às 16:45h |
Maternal III |
Integral: 07:00h às 15:45h |
Matutino: 07:00h às 10:45h |
Vespertino: 13:00h às 16:45h |
1º Período |
Matutino: 07:00h às 10:45h |
Vespertino: 13:00 às 16:45h |
2º Período |
Matutino: 07:00h às 10:45h |
Vespertino: 13:00h às 16:45h |
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3.1 ABERTURA E FECHAMENTO DOS PORTÕES
Matutino e Integral:
Ocorrerá às 07:00h e fechará ás 7:15h.
Vespertino:
Ocorrerá às 13:00h e fechará ás 13:15h.
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Abertura dos portões para saída dos alunos ocorrerá:
10h:45min para alunos do matutino;
15h30min para alunos do integral;
16h45min para alunos do vespertino.
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A tolerância para a permanência do aluno será até:
11h15min para alunos do matutino;
16h15min para alunos do Integral;
17h15min para alunos do meio período.
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3.2 ENTRADA DOS ALUNOS
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Os pais não poderão entrar em sala de aula nos horários
de entrada, durante as aulas ou na saída;
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Os alunos deverão ser entregues despertos, conscientes,
devidamente uniformizados e para os que andam, não entrar
com as crianças no colo;
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Não é permitida a entrada do aluno com brinquedos sem
a autorização prévia da gestão da PECIT;
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Não é permitida a entrada do aluno com alimentos e/ou
lancheiras;
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Crianças com alergias alimentares deverão apresentar a
prescrição médica para análise da liberação da entrada de
alimentos e/ou lancheiras.
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3.3 ATRASOS
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Haverá o limite de 15 minutos de tolerância para entrada,
acrescidos no horário inicial das aulas. O atraso só será
justificado se ocorrer por motivo de força maior e que não
seja costumeiro, o atraso será registrado no livro de
ocorrências.
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O responsável será notificado sempre que se atrasar para
buscar ou deixar o aluno, de modo que a cada por 03 (três)
atrasos, o aluno ficará suspenso da escola por um dia.
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É importante ressaltar que a pontualidade em relação aos
horários de entrada e de saída mantém a organização do
espaço e cria um ambiente de maior harmonia e segurança
para a criança.
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3.4 SAÍDA DOS ALUNOS
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O responsável que vier buscar o aluno após a tolerância
do horário de saída irá encontrá-lo com funcionário (a) da
escola;
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A saída antes do horário só poderá ser autorizada pela
Coordenação, conforme solicitação antecipada dos pais e/ou
responsáveis via agenda do aluno.
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O CARTÃO DE AUTORIZAÇÃO DA PECIT COM FOTO
DO ALUNO (A) DE SAÍDA, JUNTAMENTE COM O
DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO DO RESPONSÁVEL
SÃO DE USO OBRIGATÓRIO PARA LIBERAÇÃO DA
CRIANÇA;
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Os pais ou responsáveis que não puderem vir buscar a
criança, deverão designar uma pessoa de confiança
acompanhada do Cartão de Autorização de Saída PECIT
com foto do aluno, caso contrário, o aluno não poderá sair
da escola.
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A ESCOLA DISPONIBILIZARÁ DOIS CARTÕES DE
AUTORIZAÇÃO DE SAIDA. EM CASO DE PERDA, O
RESPONSÁVEL TERÁ QUE DIRECIONAR-SE À APMC,
PARA PAGAR A TAXA DE REMISSÃO NO VALOR DE
R$5,00 (CINCO REAIS).
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Transporte Escolar: a Escola não possui vínculo com o
serviço de transporte escolar. Esse tipo de serviço é
realizado por terceiros, sem a participação ou
responsabilidade da Escola. Caso o aluno utilize o transporte
escolar, os condutores deverão respeitar os horários da
escola, sendo dever dos pais ou responsáveis informá-los.
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O aluno que permanecer nas dependências da Escola
após às 18:00h, será comunicado imediatamente ao
CONSELHO TUTELAR, órgão responsável por
salvaguardar os direitos das crianças e adolescentes,
conforme determinam os Arts. 5º, 22 e 98 do Estatuto da
Criança e do Adolescente.
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4. PERÍODO LETIVO E CALENDÁRIO ESCOLAR
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A Pré-Escola Creche Infante Tiradentes segue o
calendário estabelecido pela SEMED, além dos feriados,
atividades pedagógicas e datas comemorativas, seguirão
também as determinações do Comando Geral da Polícia
Militar do Amazonas;
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Não haverá aula em dia de Feriado, Ponto Facultativo,
Formação Pedagógica, Planejamento, Preenchimento e
atualizações de documentos Pedagógicos e Disponibilização
do Efetivo Militar.
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Os casos aqui não previstos serão solucionados pela
Direção da PECIT, e previamente informados aos pais ou
responsáveis por meio de Comunicado na agenda do aluno;
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Se houver necessidade do aluno faltar em razão de
enfermidade, será exigida a apresentação de atestado
médico, justificativa via agenda e/ou no setor pedagógico. É
de responsabilidade da família informar a ausência do aluno.
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O aluno que não comparecer às aulas, sem
justificativa, por mais de 40% dos dias letivos, terá sua
matrícula cancelada.
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5. UNIFORMES
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5.1 Uniforme Diário
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camisa verde e branca, com identificação nominal em
bordado na cor vermelha (nome de guerra);
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calça verde, com identificação nominal em bordado na cor
vermelha (nome de guerra);
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tênis todo preto (sem detalhes).
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5.1.1 Uniforme Diário (fase CRECHE):



Observação: O body é utilizado apenas no Maternal.
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5.1.2 Uniforme Diário (fase PERÍODO):


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5.2 Uniforme de Educação Física:
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camiseta verde e branca, com identificação nominal em
bordado na cor vermelha (nome de guerra);
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short verde, com identificação nominal em bordado na cor
vermelha (nome de guerra);
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FASE CRECHE: tênis todo preto com velcro (sem
detalhes).
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FASE PRÉ-ESCOLAR: tênis todo preto com velcro ou
cadarço (sem detalhes).
Obs.: O uso do agasalho é facultativo, no entanto a
criança NÁO poderá adentrar a escola utilizando outro
modelo que não seja o padronizado desta instituição.
Todos os uniformes deverão estar com o logotipo da escola
e com a identificação nominal (nome de guerra) em bordado
na cor vermelha, sem enfeites ou adornos;
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5.2.1 Uniforme de Educação Física (FASE CRECHE):





Observação: O body é utilizado apenas no Maternal.
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5.3 ALUNOS DO INTEGRAL:
Deverão adentrar na Creche com uniforme de educação física.
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5.4 ALUNOS DO MEIO PERÍODO:
DIA DA SEMANA |
UNIFORME |
SEGUNDA-FEIRA |
UNIFORME DIÁRIO |
TERÇA-FEIRA |
UNIFORME DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
QUARTA-FEIRA |
UNIFORME DIÁRIO |
QUINTA-FEIRA |
UNIFORME DE EDUCAÇÃO FÍSICA |
SEXTA-FEIRA |
UNIFORME DIÁRIO |
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5.4 UNIFORME ESCOLAR
- O chapéu será usado para eventos da escola;
- Não poderão frequentar a escola os alunos com uniforme incompleto, rasgado ou alterado, com adornos ou enfeites que descaracterizem o uniforme padrão;
- Não será permitido o uso de sandálias, tamancos, botas ou crocs com o uniforme da escola, salvo prescrição médica;i>
- Mochila: deverá ter dois bolsos grandes, com rodinhas.
- Tênis na cor preta; e as meias de cor branca.
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6. ITENS DIÁRIOS NA MOCHILA:
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6.1 Alunos de meio período:
- Uniforme extra Diário ou Educação Física;
- 02 (duas) Cuecas ou 02 (duas) calcinhas extras;
- Fraldas, se a criança ainda utilizar;
- Copo de plástico com nome do aluno;
- Toalha de rosto com nome do aluno;
- Escova de dente com o nome do aluno;
- Prendedores de cabelo (meninas).
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6.2. Alunos de período integral:
- Uniforme Diário (calça e camisa);
- 03 (três) cuecas ou calcinhas;
- 03 (três) fraldas descartáveis, se ainda utilizar;
- 01 (um) pijama;
- Prendedores de cabelo (meninas).
- Todos os pertences do aluno deverão estar identificados com nome de guerra e seguimento, exemplo AL. GABRIELLA COUTINHO – MATERNAL I;
OBSERVAÇÕES GERAIS:
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7. MATERIAL ESCOLAR
- No primeiro dia de aula, não deverão ser encaminhados os livros, cadernos, brinquedos pedagógicos e tesouras, eles serão solicitados pela professora.
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No início da semana, deverão ser encaminhados:
- Lençol para colchão de berço (preferência com elástico) devidamente identificado;
- Lençol ou manta para cobrir devidamente identificado;
- Toalha de banho devidamente identificada;
- Os materiais solicitados no ato da matrícula ou rematrícula deverão ser entregues na data estipulada pela direção. Não serão aceitos materiais na primeira semana de aula.
- Durante as aulas, o aluno deve estar com seu material completo solicitado no ato da matrícula/rematrícula.
- Além do material escolar da sala de aula, o aluno deverá ter material para realizar as atividades de casa, tais como: lápis preto, borracha, lápis de cor, caneta hidrocor, giz de cera, cola, tesoura e régua.
- Para evitar trocas ou perdas, todo material deverá ser identificado com o nome completo do aluno. Em caso de esquecimento de algum objeto na instituição, este deve ser procurado com a professora e/ou pedagogia. A PECIT não se responsabilizará por objetos esquecidos ou perdidos.
- O uso da agenda é primordial e obrigatório em todas as séries, pois auxilia o aluno a ser responsável e cumpridor de seus deveres, além de favorecer o hábito de estudo. Deverá ser utilizada a agenda do kit dos livros ou da SEMED, onde serão anotados todos os comunicados e situações que houver necessidade.
- OBSERVAÇÃO: Os alunos do período Integral deverão trazer um colchão devidamente encapado com Napa e identificado.
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8. BRINQUEDOS
- O dia do brinquedo acontecerá com os brinquedos pedagógicos solicitados na lista de materiais.
- Os alunos não poderão trazer brinquedos de casa. A escola não se responsabilizará pela perda ou danos de brinquedos em nenhuma circunstância.
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9. HIGIENE E SAÚDE
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10. ENFERMARIA
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11. ANIVERSÁRIO NA ESCOLA
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Local, dia da semana e horário:
Deverá ser uma festa simples conforme os horários abaixo:
Turmas do integral: 14h20
Turmas do vespertino: 15h20
Turmas do matutino: 9h30
As comemorações acontecerão em sala de aula, de segunda-feira à quinta-feira para as turmas do integral, e de segunda-feira a sexta-feira para as turmas de meio período.
- Agendamento: As comemorações deverão ser agendadas, com 10 (dez) dias de antecedência, não sendo autorizada a divisão do evento entre famílias de dois ou mais alunos, para a mesma data.
Horário de agendamento: 8h às 11h e das 13h30 às 15h30.
- Decoração: Não serão permitidos painéis colados com cola quente, durex, ou fita dupla face, para não danificar a pintura das paredes.
Não será permitida a entrada antes do horário estipulado acima para realizar a decoração. Balões deverão vir cheios, não será permitido encher nas dependências da escola.
- Convites: Os pais deverão enviar os convites com no mínimo 4 (quatro) dias de antecedência, PREENCHIDOS com data, nome e local.
A escola não está autorizada a passar telefones dos alunos da turma.
Quanto à distribuição de convites de aniversários, que acontecerão fora da escola, será permitida a entrega, na sala de aula, desde que todos os alunos da turma sejam convidados.
Como entendemos que esse tipo de acontecimento está relacionado aos vínculos da criança com a sua turma, é
permitida a entrada de 3 (três) convidados, sejam eles adultos ou crianças.
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Cardápio: Conforme Lei nº4352 de 05/07/2016 fica vedada a entrada de salgados fritos e refrigerantes nas dependências da escola.
Salgados: Pão com pasta/patês, mini pizza, mini salgados: deverão ser assados, pipoca (feito na panela).
Doces: frutas, salada de fruta, brigadeiro, beijinho, bolos com ou sem recheio.
Bebidas: sucos de polpa, da fruta ou integrais. Os sucos de caixa não são recomendáveis para as crianças. Lembramos que dependendo da turma, há crianças com restrições alimentares.
- Proibido: Não será permitido pula-pula, brinquedos infláveis, animadores de festa, personagens, barracas de pipoca, equipe de decoração sem a presença dos pais ou responsáveis.
- Como proceder: Dirigir-se na pedagogia para agendamento e pegar autorização de entrada para o dia da festa.
Aos pais ou responsáveis dos alunos convidados:
Os convites enviados para os alunos não são extensivos para a família do convidado.
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12. COMUNICAÇÃO FAMÍLIA X PECIT
- A comunicação sobre eventos e demais atividades da PECIT será realizada por meio de Comunicados encaminhados pelo aluno, via agenda.
- A comunicação entre pais e professores deve ser feita via agenda, ou por agendamento (no setor pedagógico ou Corpo de Alunos) para reunião individual.
- Pedimos que os dados pessoais do aluno estejam sempre atualizados.
- A agenda deverá ser assinada todos os dias pelos pais e ou responsáveis, verificando diariamente as informações registradas na agenda.
- Devido à importância que a questão da segurança assume atualmente, exigindo maiores cuidados por parte da Escola, pedimos aos senhores pais ou responsáveis que não solicitem a atenção dos professores ou assistentes nos horários de entrada e saída, pois nesses momentos as atenções dos funcionários devem estar voltadas inteiramente para os alunos.
- GRUPO DO FACEBOOK: A escola administra o grupo “CRECHE DA POLICIA MILITAR – SOMENTE PARA PAIS E FUNCIONARIOS”, o grupo é APENAS informativo, sendo um meio de comunicação rápido com os pais e funcionários. Em caso de alguma dúvida, sugestão ou crítica a fazer, procurar as Pedagogas e/ou Professoras.
- PÁGINA DO FACEBOOK: www.facebook.com/pmam.pecit
- INSTAGRAN: @infantetiradentes_pmam
- WEB SITE: www.crechetiradentes.com.br
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13. PARECER DESCRITIVO
- Os pais ou responsáveis receberão, ao final de cada trimestre, as atividades realizadas pela criança, assim como um relatório individual, no qual a professora faz uma descrição do seu desenvolvimento naquele Trimestre.
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14. REUNIÕES
- As reuniões serão agendadas com antecedência pela professora ou pela Direção e podem ser de caráter individual, em pequenos grupos, por série ou gerais por meio de Comunicado escrito na agenda da criança.
- Caso algum responsável queira solicitar reunião com professores ou Direção, pedimos que o façam por meio da agenda do aluno ou se preferir, poderá agendar com a Pedagogia durante o horário de atendimento.
- Caso haja necessidade, serão marcadas reuniões de pais ou responsáveis com o Setor Pedagógico ou com a Psicóloga Escolar da PECIT para tratar de assuntos relacionados ao aluno.
- Não será admitida a falta dos pais ou responsáveis às reuniões de pais e mestres, marcadas pelo Setor Pedagógico ou com a Psicologia Escolar injustificadamente. Caso isso ocorra, o aluno só entrará na Escola com a presença dos pais ou responsáveis.
- A frequência dos pais ou responsáveis às reuniões da APMC será obrigatória. O não comparecimento sem justificativa implicará na aceitação de todas as decisões tomadas na referida reunião.
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15. DANOS MATERIAIS
- O aluno que causar danos materiais à Escola ou a objetos de propriedade de colegas, professores e funcionários deverá arcar com os custos do conserto ou reposição em até 03 (três) dias do recebimento do comunicado.
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16. APARELHOS ELETRÔNICOS E PERTENCES PESSOAIS
- Não é permitido o uso de aparelhos eletrônicos nas atividades escolares. Além disso, recomenda-se que os alunos venham para a escola somente com os materiais necessários às aulas. A PECIT não se responsabiliza pelo cuidado de tais aparelhos e materiais.
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17. SETOR PEDAGÓGICO
- O setor pedagógico tem por finalidade o acompanhamento, coordenação e avaliação das atividades escolares desenvolvidas nesta instituição, bem como dar suporte ao corpo docente e discente. Tem também por responsabilidade o planejamento e o acompanhamento didático-pedagógico.
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18. CORPO DE ALUNOS E REGIME DISCIPLINAR
- Corpo de Alunos é o órgão escolar responsável pelo fiel cumprimento do Regimento Escolar da PECIT. Todo assunto referente ao COMPORTAMENTO do aluno e do pai e /ou responsável deverá ser tratado neste setor.
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18.1 Disciplina
- A disciplina é a rigorosa observância e o acatamento integral das normas e regulamentos, traduzindo-se pelo perfeito cumprimento do dever por parte de todos os componentes desta Unidade de Ensino.
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18.2 DATAS DE REVISTAS DO CORPO DE ALUNOS
O Corpo de Alunos realizará REVISTAS mensalmente, buscando manter a disciplina dentro da instituição, com o intuito de educar o infante quanto a higiene e a apresentação pessoal.
As REVISTAS serão realizadas conforme o cronograma abaixo:
CRONOGRAMA DE REVISTAS DO CORPO DE ALUNOS
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MÊS |
DIA |
FEVEREIRO |
18/02 (terça-feira) e 19/02 (quarta-feira) |
MARÇO |
24/03 (terça-feira) e 25/03 (quarta-feira) |
ABRIL |
28/04 (terça-feira) e 29/04 (quarta-feira) |
MAIO |
26/05 (terça-feira) e 27/05 (quarta-feira) |
JUNHO |
23/06 (terça-feira) e 24/06 (quarta-feira) |
JULHO |
28/07 (terça-feira) e 29/07 (quarta-feira) |
AGOSTO |
25/08 (terça-feira) e 26/08 (quarta-feira) |
SETEMBRO |
29/09 (terça-feira) e 30/09 (quarta-feira) |
OUTUBRO |
27/10 (terça-feira) e 28/10 (quarta-feira) |
NOVEMBRO |
24/11 (terça-feira) e 25/11 (quarta-feira) |
Obs.: Caso não haja aula no dia marcado para a REVISTA do Corpo de Alunos, esta será realizada no próximo dia útil.
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19. NORMAS DISCIPLINARES DA PECIT
- A Pré-escola Creche Infante Tiradentes consciente da responsabilidade que detém na formação de seus alunos pauta suas ações em duas premissas fundamentais: na Educação e na Disciplina, as quais devem começar em casa e se estender para o ambiente escolar, assegurando a harmonia e a qualidade nas relações interpessoais.
- A adesão às normas é obrigatória a partir do momento em que o aluno é matriculado na escola. Portanto, é importante que o responsável, leia atentamente todas as normas para cumprimento integral.
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19.1 CONDUTA ESCOLAR
Convocação dos pais ou responsáveis para:
- Orientações;
- Aconselhamento;/li>
- Assinatura do termo de Compromisso/ Responsabilidade pelos Pais/responsáveis;
- Encaminhamento para órgãos competentes que recebem e apuram notificações.
- Os pais ou responsáveis poderão ser chamados para comparecer na PECIT, no Setor Pedagógico, Psicológico ou Nutrição, através de uma solicitação de comparecimento via agenda da criança, constando dia e a hora de atendimento, conforme as necessidades abaixo:
- Necessitar de acompanhamento de equipe multidisciplinar (Pediatra, Fonoaudiólogo, Psicólogo, Neuropediatra, Psiquiatra, dentre outros profissionais);
- Quando a criança apresentar dificuldade de autorregulação;
- Recusa das principais refeições oferecidas pela PECIT;
- Negligencia Familiar.
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Caso não haja a evolução da criança, diante das orientações dos profissionais quanto aos itens acima, a Direção junto à equipe Pedagógica poderá remanejar a criança de turma ou de horário, conforme necessidade:
- Mudança de horário: a criança do integral, passa a frequentar o horário matutino, das 07h00 as 11h00, podendo ou não permanecer na mesma turma.
- Mudança de turma: a criança do integral e/ou meio período poderá ser remanejada de turma, podendo ser ou não o mesmo horário da turma de origem.
- Mudança de unidade: a criança poderá ser transferida para outra unidade, podendo ser ou não o mesmo horário da turma de origem;
- A criança poderá ser encaminhada para Conselho Tutelar, Centro Municipal de Atendimento Sociopsicopedagógico - CEMASP ou Complexo Municipal de Educação Especial - CMEE, em casos de negligencia familiar, crianças com Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade - TDAH ou Transtorno do Espectro Autista – TEA, dentre outras necessidades especiais.
Obs.: Caso não for possível o comparecimento de um dos responsáveis, informar via agenda da criança, pois o não comparecimento consecutivo de 3 (três) chamadas, a criança só poderá entrar mediante o comparecimento destes.
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19.2 SERÃO ASSEGURADOS
Aos Educandos:
- As condições necessárias para o desenvolvimento de seus principais aspectos físicos, psicológicos, intelectual e social, de forma a complementar a ação familiar na educação das crianças;
- O tratamento digno, assegurado o respeito aos direitos e garantias fundamentais;
- O atendimento adequado por parte dos serviços assistenciais disponíveis na PECIT;
- As condições de aprendizagem condizentes com cada faixa etária, interesses e necessidades, de forma a proporcionar o desenvolvimento global (nível cognitivo, psicomotor e sócio afetivo);
- Instalações propícias para que a criança desenvolva atividades pedagógicas de forma criativa;
- Os cuidados adequados de higiene, alimentação e segurança.
Aos Pais ou Responsáveis:
- Reunião, quando convocada pela Direção e/ou Pedagógica, com esclarecimentos sobre os planos educacionais e demais assuntos pertinentes às atividades escolares;
- Informações detalhadas acerca do rendimento do educando em seu processo de aprendizagem durante e ao final do ano letivo;
- Atendimento individualizado pelos responsáveis da Instituição;
- Apresentação de quaisquer problemas, críticas ou sugestões que considerem necessárias ou pertinentes à Direção da PECIT;
- Pagamento em dia da contribuição referente à APMC, pois nos dá suporte para a melhoria do ambiente escolar.
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19.3 ESPERA-SE
Dos educandos:
- O comparecimento pontual e assíduo às atividades que lhe forem pertinentes;
- A obediência às normas disciplinares estabelecidas no Manual de Orientação aos Pais e Alunos e demais regulamentos da Unidade Escolar;
- Um comportamento social adequado, tratando os funcionários, os colegas, professores, assistentes, visitantes e autoridades com respeito e cordialidade;
- A cooperação para a boa conservação das instalações, dos equipamentos e materiais escolares;
- O comportamento patriótico inerente das instituições militares, inclusive comparecendo em comemorações cívicas e solenidades;
- Uso do uniforme completo, com o necessário asseio pessoal;
- Que possuam o material didático exigido, trazendo-o para a sala de aula em perfeitas condições de uso e de conservação;
- A participação de atividades extraclasse.
Dos Pais e/ou Responsáveis:
- Que prestem informações precisas e completas sobre o educando por ocasião da matrícula;
- A responsabilidade solidária por todos os atos praticados por seus filhos;
- O acompanhamento do desenvolvimento escolar do seu filho, participando de reuniões e comunicando a escola sobre qualquer inadequação detectada;
- O apoio às medidas disciplinares tomadas pela Direção da PECIT;
- Comparecimento em todas as reuniões marcadas pela Escola. Caso surja alguma impossibilidade, justificar sua ausência previamente com o Setor Pedagógico;
- Colaboração com a escola quando o aluno apresentar problemas comportamentais;
- Acompanhamento das atividades escolares dos educandos mediante assinatura diária na agenda escolar.
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19.4 SÃO INACEITÁVEIS:
- O tratamento grosseiro com qualquer funcionário da escola;
- Desrespeito às autoridades escolares;
- Tomar atitudes de ameaça com outros alunos que porventura tenham dificuldade de relacionamento ou confrontos com seus filhos;
- Ofender professores por meio da agenda;
- A formação de grupos que tragam perturbação e desordem natural no funcionamento da Instituição Escolar;
- Promover, sem autorização da Direção, festas, campanhas, rifas, excursões, propaganda de eventos, dentro ou fora da Unidade Escolar;
- A descaracterização do uniforme (golas rasgadas, calças cortadas, sem a identificação do aluno);
- As manifestações ofensivas físicas ou verbais às pessoas e/ou instituições, nas dependências ou imediações da PECIT;
- Em hipótese alguma, os pais e/ou responsáveis poderão tentar se beneficiar de títulos, patentes ou influências para os seus benefícios desrespeitar as normas estabelecidas neste Manual da Família.
CONSELHO AOS PAIS 2020
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Desenvolva um elo de confiança
Para que a ida à escola (principalmente no primeiro dia de aula) não seja um episódio traumático para a criança, o ideal é prepará-la antecipadamente para esse importante momento. Converse bastante com seu filho e tente descrever o que acontecerá durante sua permanência na escola, quais serão as mudanças em sua rotina e os benefícios que ele terá nessa nova empreitada. Não fantasie a realidade, apenas seja o mais claro e sincero possível.
Deixe claro à criança, a todo o momento, que você chegará cedo para ajudá-la com seus medos e anseios, e que ela pode compartilhar com você todas as suas impressões e angústias. Ao criar esse elo de confiança com a família, o aluno certamente passará a se sentir mais seguro para enfrentar o desafio do primeiro dia de aula, pois saberá que não estará sozinho, tendo com quem contar.
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Prepare o terreno antes do início das aulas
Sair do conforto e da segurança de casa para enfrentar sozinho um mundo completamente novo é motivo de sobra para deixar qualquer pessoa com receio. E, para uma criança, essa mudança pode ser ainda mais desesperadora. Por isso, o ideal é preparar o terreno antes das aulas começarem, mostrando que ir à escola é algo comum a todas as outras crianças. Esse cuidado prévio poderá fazer com que seu filho entenda que não será o único a passar por tal situação, o que despertará a empatia necessária para lidar melhor com essa estreia.
Uma ótima dica é mostrar para a criança onde é a escola em que estudará. Isso poderá fazer com que ela comece a entender o que está por vir, familiarizando-se com o ambiente e deixando de lado ideias mirabolantes e medos que tenha criado em sua cabeça. Assim, chegará a seu primeiro dia de aula na escola muito mais confiante.
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Chegue cedo ao primeiro dia
Chegar atrasado logo no primeiro dia de aula pode gerar um estresse ainda maior na criança, deixando-a com mais receio do que está por vir. O ideal, então, é ir com seu filho para a escola com uma antecedência razoável, para que tudo seja feito com tranquilidade e ele tenha tempo de ver como será seu novo ambiente de convivência e aprendizado em funcionamento. Isso certamente ajudará a construir uma primeira impressão favorável, deixando a criança mais relaxada.
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Procure transmitir segurança em suas ações
É comum ver pais chorando ao chegarem à escola junto com seus filhos no primeiro dia de aula. Mas atenção: por mais que realmente possa ser bem difícil para os pais, é necessário estar preparado para que as crianças iniciem tranquilamente sua jornada em busca da construção da própria autonomia. Lembre-se, afinal, de que apesar de pequenas, as crianças sabem muito bem como ler nossas emoções. Assim, ao perceberem que você está inseguro, certamente também ficarão com medo, tendo a mesma resposta emocional.
A separação de início é um processo desconfortável, mas é superado em pouco tempo.
Por isso, é essencial que os pais, juntos, procurem administrar a situação da melhor forma possível, agindo de forma segura e confiante. Dessa forma, contribuirão significativamente para que tudo corra bem no primeiro de muitos dias de aula dos filhos.
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Seja firme e não ceda à pressão
De fato, a criança nem sempre estará disposta a frequentar um novo ambiente sem questionar. Por isso, é muito importante que os pais estejam no controle da situação. É claro que cada um tem seu próprio tempo para se adaptar a coisas novas. E isso deve mesmo ser respeitado para que tal período de transição corra suavemente e sem traumas para a criança. Mas ceder a qualquer pressão imposta pelo filho (como uma sessão de choro ou birra) fará com que ele acredite que, com um pouco de manha, não precisará ir à escola.
No primeiro dia de aula, para evitar situações desse tipo, procure não se demorar muito para ir embora para casa após deixar seu filho na escola. Caso contrário, ele pode querer ir a seu encontro, dificultando o trabalho da escola e, em muitos casos, permitindo que efetivamente consiga o que quer.
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Aposte na pontualidade no horário da saída
O medo de não voltarem para casa é muito comum entre crianças em seus primeiros dias de aula. Por isso é que ser pontual, estando pronto para buscar seu filho no horário estipulado para a saída, é primordial para que ele se sinta seguro e não fique com receio de ir à escola ou não queira mais participar das aulas. Evitar o transporte escolar coletivo e ir buscar pessoalmente seu filho no primeiro dia de aula poderá ter um grande significado para ele se sentir mais protegido e acolhido.
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Evite sobrecarga depois da aula
Após um dia tão estressante para a criança, o melhor a fazer é não a sobrecarregar com perguntas demais sobre como foi seu primeiro dia de aula. Respeitar seu espaço e deixar que ela crie a necessidade e o interesse em procurá-lo para contar de suas novas experiências é o ideal para que não se sinta ainda mais pressionada. Para isso, comece contando sobre coisas que você mesmo tenha feito em seu dia, para que ela queira fazer parecido com você!
Em uma data tão importante para seu filho, o papel que você desempenha terá um grande peso na forma como ele se sairá. Por isso, faça o que estiver ao seu alcance para que a criança se mantenha confiante, segura e animada com o que a espera!
Apesar das diferenças individuais, esta fase é transitória e rapidamente a criança se habitua à nova rotina.
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