SERVIÇOS ONLINE

TODOS OS DIAS COM VOCÊ DESDE DE 1837

Notícias e Informativos

Quer descobrir mais notícias da PMAM ?

Guerra de Canudos: Há 128 anos, a tropa da Polícia Militar do Amazonas retornava de um dos conflitos mais emblemáticos da história

sábado, 08 de novembro de 2025

 

 

Todos os anos a corporação homenageia os 273 heróis comandados pelo tenente-coronel Cândido Mariano

 

 

Há 128 anos, retornava do interior dos sertões da Bahia, da cidade de Bom Jesus, a tropa da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) composta por 273 policiais, liderados pelo tenente-coronel Cândido Mariano. Eles chegaram em Manaus em 8 de novembro de 1897, após lutarem em um dos conflitos civis mais emblemáticos da história do Brasil: a Guerra de Canudos. O retorno vitorioso destes bravos guerreiros virou símbolo de heroísmo, disciplina e lealdade à pátria na corporação militar.

 

O episódio remonta ao fim do século XIX, quando o movimento de Canudos, liderado por Antônio Vicente Mendes Maciel, o Antônio Conselheiro, mobilizou milhares de sertanejos em protesto contra decisões do governo republicano, daquela época. O movimento, de caráter político e religioso, ganhou força e passou a ser visto como ameaça à estabilidade nacional, levando o governo federal a enviar sucessivas expedições militares para sufocar a resistência.

 

Após a derrota de três dessas expedições, o governador do Amazonas, à época, Fileto Pires Ferreira, atendeu à convocação federal e determinou o envio de uma tropa da Força Pública Estadual, sob o comando do tenente-coronel Cândido Mariano, que anos mais tarde se tornaria patrono das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), uma das unidades especializadas e estratégicas da PMAM, nos dias atuais.

 

Assim, nasceu o Batalhão Amazonas, composto por 24 oficiais e 249 praças, que partiu de Manaus em 4 de agosto de 1897, a bordo do vapor Botelho, com destino a Belém e, posteriormente, à Bahia, chegando a Salvador em 24 de agosto.

 

Entre 24 de setembro e 1º de outubro de 1897, o Batalhão amazonense participou de intensos combates contra os seguidores de Conselheiro, conquistando posições estratégicas como os redutos das igrejas nova e velha, além de dezenas de casas inimigas. Os confrontos foram violentos: o Amazonas perdeu um capitão e 12 praças, teve 23 feridos e 15 desaparecidos, mas manteve-se firme até a vitória final.

 

Vitória e retorno heroico

 

Em 8 de novembro de 1897, após a destruição definitiva do arraial de Canudos, o Batalhão Amazonas retornou triunfante a Manaus, sendo recebido na Praça da Polícia com aclamação popular, em uma das mais emocionantes manifestações públicas da história do Estado.

 

O comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva, explica que desde então, o Retorno da Tropa de Canudos passou a integrar o calendário oficial de solenidades da Polícia Militar do Amazonas, como uma data de reverência e reconhecimento aos 273 heróis que representaram o Estado com bravura e lealdade.

 

“A Polícia Militar tem realizado cerimônias marcadas por grande emoção e simbolismo. Algumas das solenidades já ocorreram na Praça da Polícia, local histórico onde o batalhão foi recebido em 1897. Hoje, nossas solenidades de Canudos são realizadas no Complexo do Comando Geral da PMAM. Durante o evento, são entregues medalhas e honrarias específicas alusivas à Campanha de Canudos, destinadas a militares e personalidades que se destacam por serviços prestados à corporação e à sociedade amazonense”, detalhou o comandante-geral.

 

As cerimônias também costumam contar com formaturas gerais, desfiles militares, apresentações da Banda de Música da PMAM e homenagens ao tenente-coronel Cândido Mariano, cujo exemplo de liderança e coragem segue inspirando gerações de policiais militares.

Passados 128 anos, a memória da Tropa de Canudos permanece viva como símbolo de determinação, heroísmo e espírito de sacrifício, reafirmando o compromisso da Polícia Militar do Amazonas com os valores que a sustentam desde sua origem.

 

 

Foto: Arquivo/ PMAM

 

Contatos para a imprensa: Diretoria de Comunicação Social da Polícia Militar do Amazonas – (92) 98842 - 1841

 

sábado, 08 de novembro de 2025



PM SEMPRE AO SEU LADO!

APP INFORME

O App funciona abertamente e facilita as denúncias contra os crimes hediondos ou organizado. As denúncias recebidas pelo serviço serão repassadas automaticamente para a base de dados da inteligência da PM.

BAIXE O APLICATIVO DA POLÍCIA MILÍTAR

INFORMATIVO DE RECUPERAÇÃO DE ACESSO

DTI - DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Para você ter acesso a área reservada de serviços do Policial Militar do Amazonas com o login único, você precisa utilizar seu login de acesso do sistema comando web, caso você não possua terá que se dirigir a DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DTI/PMAM que fica localizada no Comando Geral da PM ou entrar em contato com o suporte técnico pelo telefone: (92) 98842-1813 ou E-mail: dti@pm.am.gov.br e solicitar seu login de acesso.

RECUPERAÇÃO AUTOMATIZADA VIA SMS

Solicite do P1( responsável pelo setor pessoal ) de sua unidade que o mesmo atualize sua ficha cadastral com seus dados telefônicos em dias, depois de atualizado você pode clicar aqui para recuperar seu acesso via SMS utilizando seu celular cadastrado dentro do sistema.

Recuperar meu acesso utilizando meu celular



IMPORTÂNCIA DO ACESSO E RESPONSABILIDADES

Na Área Reservada, o policial militar terá acesso a documentos, requerimentos, serviços e sistemas de atendimentos prioritário de forma online e eficiente aos sistemas da polícia Militar do Amazonas, caso você esteja de acordo a nossa Politica de privacidade. O código secreto (senha) a ser escolhido pelo usuário e gravado no sistema é de uso pessoal, intransferível e de conhecimento exclusivo. É da inteira responsabilidade do usuário policial militar do Amazonas todo e qualquer prejuízo causado pelo fornecimento de sua senha pessoal a terceiros, independente do motivo, não deixe de trocar sua senha pelo menos uma vez ao mês ou quando sentir necessidade.