TODOS OS DIAS COM VOCÊ DESDE DE 1837
A história da Força Tática inicia no ano de 2003, com a realização do Curso de Força Tática, quando uma equipe de instrutores do 1º Batalhão de Choque – Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar – ROTA (PMESP) ministrou em nosso Estado instruções com o intuito de promover a doutrina de Força Tática na Polícia Militar do Amazonas - PMAM.
Em 2005, no intuito de reforçar a segunda malha de policiamento ostensivo na cidade de Manaus, através da portaria nº 901/SG 2005 de 18 de outubro de 2005, foi ativado o 10º Batalhão de Polícia Militar do Amazonas, denominado Força Especial Comunitária (FEC), tendo como primeiro comandante, o então Tenente Coronel PM Jânio.
No ano de 2008, devido à reestruturação em sua nomenclatura, a unidade passa a se chamar 10º Batalhão de Polícia Militar - Força Tática, tendo como comandante o então Major PM Gonzaga. Em setembro de 2009, a Força Tática foi desmembrada em quatro companhias e distribuída aos Comandos de Policiamento de Área (Norte, Sul, Leste e Oeste), ato publicado no Boletim Geral nº 186, de 01 de outubro de 2009.
Em 2012, com o objetivo de aumentar a capacidade operativa do Comando de Policiamento Metropolitano – CPM, através de uma repressão qualificada, as companhias de Força Tática dos CPA’s foram reagrupadas, sendo denominando de 1° Batalhão de Polícia Militar (1°BPM - Força Tática).
A Força Tática permanece no aquartelamento localizado no bairro Praça 14 de Janeiro e atua como tropa de segunda malha subordinada ao CPM, no processo motorizado especializado em locais com elevados índices de criminalidade em suplementação de força às equipes do policiamento de primeira malha, nas ocorrências de grande vulto e ações para restauração da ordem pública de maior magnitude, sendo sua produtividade mensurada principalmente pelas prisões, recuperação de bens roubados e apreensões de armas e entorpecentes.
O App funciona abertamente e facilita as denúncias contra os crimes hediondos ou organizado. As denúncias recebidas pelo serviço serão repassadas automaticamente para a base de dados da inteligência da PM.
BAIXE O APLICATIVO DA POLÍCIA MILÍTARRecuperar meu acesso utilizando meu celular