TODOS OS DIAS COM VOCÊ DESDE DE 1837
A Diretoria de Treinamento e Capacitação - DCT/PMAM é o órgão de direção setorial responsável pela coordenação, fiscalização e controle das atividades de treinamento e capacitação. São Órgãos de Apoio de Ensino:
Academia da Polícia Militar Amazonas estreou sua presença, quando a Assembleia Legislativa do Estado aprovou a Lei 1376, de 19 de dezembro de 1988, de autoria do deputado José Cavalcanti Campos. Coronel reformado, que na época exercia seu único mandato. Incomodado com o ensino superior na corporação, ou seja, a formação de oficiais, projetou a Academia para ser construída em amplo terreno, consoante entendimento com o Poder Executivo, batizando a Academia de “Coronel Neper da Silveira Alencar”.
Lei n° 1.376 de 19 de dezembro de 1988.
AUTORIZA o Chefe do Poder Executivo a criar a Academia de Polícia Militar do Estado do Amazonas e dá outras providências:
Art. 1° - Fica o Chefe do Poder Executivo autorizado a criar a Academia de Polícia Militar do Estado do Amazonas, com a finalidade de formar oficiais.
Parágrafo único – A Academia de que trata este artigo como chamamento ao exemplo de padrão de dignidade e humanismo no proceder receberá o nome do Coronel PM NEPER DA SILVEIRA ALENCAR brioso militar que por longos anos honrou as fileiras da Polícia Militar do Amazonas.
Art. 2 – Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.
GABINET EDO GOVERNADOR DO ESTADO DO AMAZONAS, em Manaus, 19 de dezembro de 1988.
Em 1990 o Comandante-geral da PMAM idealizou o I Encontro de Comandantes-gerais das PMs do Norte,com sede em Manaus. A ideia fundamental era discutir os problemas de segurança inerentes aos estados nortistas. Entre os tópicos apreciados, tratou-se da criação de uma Academia de Polícia Regional, que contaria com apoio dos governos, seria gerida por oficiais das corporações congregadas e instalada em Belém (PA). Foram ainda realizadas três Encontros, pela ordem, em Belém, Rio Branco e Porto Velho, no entanto, o sonho não floresceu.
Somente em 2002, houve a primeira turma de cadetes. A seleção deu início em 2001 por meio de processo seletivo realizado pela Comissão Permanente de Concursos – COMVEST, da Universidade do Amazonas.
Em 11 de abril de 2005, foi elaborada a ATA de Apuração de Notas da Conclusão do Curso de Formação de Oficias com Bacharelado em Segurança Pública e do Cidadão, concluindo com êxito o curso de formação de oficiais, apenas 13(treze) cadetes.
Em 2007, o Comandante Geral da PMAM Cel QOPM Wilson Martins de Araújo, no uso de suas atribuições legais, abriu as inscrições para o Concurso Público para Admissão no Quadro de Oficiais Combatentes da Polícia Militar do Estado Amazonas – PMAM. O presente concurso destinou – se a selecionar 90 (noventa) candidatos sendo 10 (dez) do sexo feminino com duração de 3 anos. Os candidatos aprovados foram matriculados no CFO e no Curso de Bacharelado em Segurança Pública e do Cidadão.
Em 2011 foram ofertados três códigos de Curso de Formação de Oficias, o Código 01 Estágio Probatório (Curso de Formação de Oficias), o Código 02 Curso de Intensivo de Formação de Oficias (Graduação de Bacharel em Direito) e o Código 03 Curso de Formação de Oficiais Regular (Ensino Médio ou Equivalente).
Atualmente a APM está exercendo suas atividades administrativas e guardando novas turmas remanescentes de CFO do concurso de 2011.
A missão da APM é “Preservar a Ordem Pública e o Meio Ambiente no Estado do Amazonas mediante uma formação e qualificação de Oficiais PM para desempenharem um Policiamento Ostensivo de Excelência, nos diversos níveis de comando exercido por Oficiais PM, com a visão de ser referência nacional como instituição militar de ensino superior”.
O CFAP, Unidade de Ensino da Polícia Militar do Amazonas, visa habilitar, formar, aperfeiçoar profissionais de Segurança Pública do nosso Estado. Visa ainda à constituição de um permanente instrumento de modernização e de qualificação dos profissionais da área de Segurança Pública, tendo em vista as necessidades sociais.
É no CFAP que se formam as praças da Polícia Militar, onde o Aluno (a) busca a eficiência constantemente, dentro de um clima de camaradagem, lealdade e civilidade, cultivando e incentivando a cooperação recíproca para um espírito de corpo coeso. Nesse sentido, a marcialidade, a vibração, a conduta ilibada, a correção de atitudes e o sentimento do cumprimento da missão, são atributos inerentes ao Aluno (a).
Uma plataforma EAD é um sistema de gestão de aprendizagem desenvolvido a partir de uma metodologia pedagógica para promover o ensino online de forma eficiente e bem estruturada.
Em outras palavras, uma plataforma EAD é uma solução completa desenvolvida para oferecer toda uma estrutura necessária para a criação de cursos online.
Em uma plataforma EAD, é possível criar cursos online personalizados de acordo com o interesse do seu aluno em potencial, além de fazer uma gestão pedagógica, acadêmica e financeira completa e eficiente da sua instituição de ensino online.
O CTTP foi ativado em julho de 2013 e já capacitou 4.600 policiais em treinamento de tiro, entre policiais civis e militares. O estágio básico tem duração de uma semana com 44 horas de atividades, divididas em aula teórica, simulador e aula prática.
A instrução de tiro também busca padronização de procedimentos para dar mais segurança aos envolvidos na ação. O treinamento básico é feito com pistola, onde cada policial, em diferentes posições, realiza uma sequência de tiros em direção a um alvo fixo.
Além do Estágio Básico de Tiro Policial, o Centro de Treinamento oferece os cursos Tiro Intermediário, Avançado para Tropas Especiais e método Giraldi. Os cursos são ofertados pela Polícia Militar para policiais de todos os órgãos de Segurança.
O App funciona abertamente e facilita as denúncias contra os crimes hediondos ou organizado. As denúncias recebidas pelo serviço serão repassadas automaticamente para a base de dados da inteligência da PM.
BAIXE O APLICATIVO DA POLÍCIA MILÍTARRecuperar meu acesso utilizando meu celular