INSTITUCIONAL

TODOS OS DIAS COM VOCÊ DESDE DE 1837

Capacitação e Treinamento

 

A Diretoria de Treinamento e Capacitação - DCT/PMAM é o órgão de direção setorial responsável pela coordenação, fiscalização e controle das atividades de treinamento e capacitação. São Órgãos de Apoio de Ensino:

Academia da Polícia Militar Amazonas estreou sua presença, quando a Assembleia Legislativa do Estado aprovou a Lei 1376, de 19 de dezembro de 1988, de autoria do deputado José Cavalcanti Campos. Coronel reformado, que na época exercia seu único mandato. Incomodado com o ensino superior na corporação, ou seja, a formação de oficiais, projetou a Academia para ser construída em amplo terreno, consoante entendimento com o Poder Executivo, batizando a Academia de “Coronel Neper da Silveira Alencar”.
Lei n° 1.376 de 19 de dezembro de 1988.

AUTORIZA o Chefe do Poder Executivo a criar a Academia de Polícia Militar do Estado do Amazonas e dá outras providências:

Art. 1° - Fica o Chefe do Poder Executivo autorizado a criar a Academia de Polícia Militar do Estado do Amazonas, com a finalidade de formar oficiais.
Parágrafo único – A Academia de que trata este artigo como chamamento ao exemplo de padrão de dignidade e humanismo no proceder receberá o nome do Coronel PM NEPER DA SILVEIRA ALENCAR brioso militar que por longos anos honrou as fileiras da Polícia Militar do Amazonas.
Art. 2 – Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.
GABINET EDO GOVERNADOR DO ESTADO DO AMAZONAS, em Manaus, 19 de dezembro de 1988.

Em 1990 o Comandante-geral da PMAM idealizou o I Encontro de Comandantes-gerais das PMs do Norte,com sede em Manaus. A ideia fundamental era discutir os problemas de segurança inerentes aos estados nortistas. Entre os tópicos apreciados, tratou-se da criação de uma Academia de Polícia Regional, que contaria com apoio dos governos, seria gerida por oficiais das corporações congregadas e instalada em Belém (PA). Foram ainda realizadas três Encontros, pela ordem, em Belém, Rio Branco e Porto Velho, no entanto, o sonho não floresceu.
Somente em 2002, houve a primeira turma de cadetes. A seleção deu início em 2001 por meio de processo seletivo realizado pela Comissão Permanente de Concursos – COMVEST, da Universidade do Amazonas.

Em 11 de abril de 2005, foi elaborada a ATA de Apuração de Notas da Conclusão do Curso de Formação de Oficias com Bacharelado em Segurança Pública e do Cidadão, concluindo com êxito o curso de formação de oficiais, apenas 13(treze) cadetes.

Em 2007, o Comandante Geral da PMAM Cel QOPM Wilson Martins de Araújo, no uso de suas atribuições legais, abriu as inscrições para o Concurso Público para Admissão no Quadro de Oficiais Combatentes da Polícia Militar do Estado Amazonas – PMAM. O presente concurso destinou – se a selecionar 90 (noventa) candidatos sendo 10 (dez) do sexo feminino com duração de 3 anos. Os candidatos aprovados foram matriculados no CFO e no Curso de Bacharelado em Segurança Pública e do Cidadão.

Em 2011 foram ofertados três códigos de Curso de Formação de Oficias, o Código 01 Estágio Probatório (Curso de Formação de Oficias), o Código 02 Curso de Intensivo de Formação de Oficias (Graduação de Bacharel em Direito) e o Código 03 Curso de Formação de Oficiais Regular (Ensino Médio ou Equivalente). 

Atualmente a APM está exercendo suas atividades administrativas e guardando novas turmas remanescentes de CFO do concurso de 2011.

A missão da APM é “Preservar a Ordem Pública e o Meio Ambiente no Estado do Amazonas mediante uma formação e qualificação de Oficiais PM para desempenharem um Policiamento Ostensivo de Excelência, nos diversos níveis de comando exercido por Oficiais PM, com a visão de ser referência nacional como instituição militar de ensino superior”.
 



PM SEMPRE AO SEU LADO!

APP INFORME

O App funciona abertamente e facilita as denúncias contra os crimes hediondos ou organizado. As denúncias recebidas pelo serviço serão repassadas automaticamente para a base de dados da inteligência da PM.

BAIXE O APLICATIVO DA POLÍCIA MILÍTAR