Polícia Militar do Amazonas

SERVIÇOS ONLINE

TODOS OS DIAS COM VOCÊ DESDE DE 1837

Centro de Psicologia - DS - PMAM

A pandemia causada pelo novo Coronavírus (COVID-19) tem sido uma experiência com consequências importantes em nossas vidas: adaptações de rotina incluindo escola e trabalho, distanciamento social, insegurança financeira e maiores preocupações com a saúde física e mental. Em meio à mudança de vida que nos foi imposta, também precisamos lidar com algo bastante delicado: as perdas. 

Quando falamos em perdas, podemos pensar nas diferentes perdas diárias que todos nós podemos sofrer, por exemplo: os compromissos que tiveram de ser adiados, as expectativas frustradas, a insegurança financeira, a falta de autonomia para se movimentar livremente, a diminuição das conexões sociais e também o medo e a realidade da morte. 

Diante das diferentes perdas, o luto surge como uma reação normal, esperada e que cada um vivencia da sua própria maneira. 

O que é o luto? 

O luto ocorre frente à possibilidade ou frente à perda real de alguém ou algo que é importante para nós (incluindo objetos materiais, planos de vida, emprego, etc). 

Reações esperadas 

Todas as perdas podem afetar de algum modo as pessoas. Muito embora seja um processo individual e único, quando enfrentamos o luto, certas reações são esperadas. Alguns exemplos são: 

• Sentimentos: tristeza, raiva, culpa, ansiedade, solidão, cansaço, choque, saudade. 

• Sensações físicas: aperto no peito e na garganta, vazio no estômago, maior sensibilidade a sons, falta de energia, boca seca. 

• Comportamentos: alterações no sono e no apetite, isolamento social, evitação de lembranças, agitação, choro, sonhos. 

• Pensamentos: ter a sensação de que a perda não aconteceu, pensamentos confusos e preocupações e memórias que invadem a mente. 

É normal você sentir alguma reação citada acima.  

Para algumas pessoas pode ser semelhante a estar em uma montanha russa, com muitos altos e baixos. Não fique preocupado se alguns dias você se sentir melhor ou pior. O enfrentamento da perda consiste justamente nessa oscilação de sentimentos. Alguns dias talvez você se sinta mais conectado com a perda (por exemplo, sentir mais saudade, se sentir mais triste, etc) e em outros momentos irá se conectar com a vida adaptada à nova realidade (por exemplo, trabalho, estudo, tarefas domésticas, encontrar amigos, etc). 

Lembre-se: é comum se sentir mais fragilizado perto de datas importantes, como nas festas de final de ano ou em outras datas comemorativas (dia das mães, dia dos pais…). Essas celebrações podem fazer com que lembranças fiquem mais fortes assim como os sentimentos de tristeza ou saudade. As emoções mais intensas podem surgir mesmo que a perda já tenha acontecido há muito tempo. 

Conecte-se com outras pessoas: mesmo que o contato físico deva ser evitado nesse momento de pandemia, é possível permanecer próximo de amigos e familiares através de telefonemas, vídeo chamadas, mensagens no celular ou em redes sociais. 

Caso esteja muito difícil de lidar por conta própria e/ou você sinta que há necessidade de algum tipo de ajuda externa, conte com o Centro de Psicologia/PMAM. Você pode agendar uma consulta através do telefone do SISREG pelo 98842-2604 ou pode recorrer ao acolhimento psicológico com um de nossos profissionais, basta mandar um WhatsApp para o telefone 98842-1975. Conte conosco! 



PM SEMPRE AO SEU LADO!

APP INFORME

O App funciona abertamente e facilita as denúncias contra os crimes hediondos ou organizado. As denúncias recebidas pelo serviço serão repassadas automaticamente para a base de dados da inteligência da PM.

BAIXE O APLICATIVO DA POLÍCIA MILÍTAR

INFORMATIVO DE RECUPERAÇÃO DE ACESSO

DTI - DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Para você ter acesso a área reservada de serviços do Policial Militar do Amazonas com o login único, você precisa utilizar seu login de acesso do sistema comando web, caso você não possua terá que se dirigir a DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DTI/PMAM que fica localizada no Comando Geral da PM ou entrar em contato com o suporte técnico pelo telefone: (92) 98842-1813 ou E-mail: dti@pm.am.gov.br e solicitar seu login de acesso.

RECUPERAÇÃO AUTOMATIZADA VIA SMS

Solicite do P1( responsável pelo setor pessoal ) de sua unidade que o mesmo atualize sua ficha cadastral com seus dados telefônicos em dias, depois de atualizado você pode clicar aqui para recuperar seu acesso via SMS utilizando seu celular cadastrado dentro do sistema.

Recuperar meu acesso utilizando meu celular



IMPORTÂNCIA DO ACESSO E RESPONSABILIDADES

Na Área Reservada, o policial militar terá acesso a documentos, requerimentos, serviços e sistemas de atendimentos prioritário de forma online e eficiente aos sistemas da polícia Militar do Amazonas, caso você esteja de acordo a nossa Politica de privacidade. O código secreto (senha) a ser escolhido pelo usuário e gravado no sistema é de uso pessoal, intransferível e de conhecimento exclusivo. É da inteira responsabilidade do usuário policial militar do Amazonas todo e qualquer prejuízo causado pelo fornecimento de sua senha pessoal a terceiros, independente do motivo, não deixe de trocar sua senha pelo menos uma vez ao mês ou quando sentir necessidade.