TODOS OS DIAS COM VOCÊ DESDE DE 1837
‘Ronda Cosme e Damião’ da Polícia Militar do Amazonas possui 66 anos de atuação na segurança da capital
As ações de responsabilidade da 24ª Cicom acontecem na região central de Manaus e proporcionam maior proximidade, segurança e interação com a população
Para garantir a segurança e a tranquilidade da população amazonense, e de turistas que circularam na área central da capital, a Polícia Militar do Estado do Amazonas (PMAM) possui diversas ações. Dentre as estratégias acontece o policiamento a pé, que consiste em uma dupla conhecida como ‘Ronda Cosme e Damião’. Esta modalidade é um tipo de policiamento que busca maior aproximação entre a corporação e a comunidade.
As atribuições desta estratégia são realizadas diariamente por policiais da 24ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), que visam promover a manutenção da ordem pública, identificar e neutralizar ações de infratores, ajudar idosos e cadeirantes na locomoção em determinadas vias e, principalmente, ouvir denúncias.
A Ronda Cosme e Damião é a forma mais antiga de patrulhamento realizada até os dias atuais. Ela proporciona maior interação com a comunidade e é mais utilizada em locais com grande movimentação de pessoas, atuando em áreas comerciais e ruas do Centro, na zona Sul de Manaus.
A atividade de policiamento na forma ostensiva à pé foca em medidas de prevenção e produz um alto sentimento de segurança a quem acompanha o trabalho dos policiais, e é por meio desta modalidade que a Polícia Militar obtém os melhores efeitos contra a criminalidade, evitando que aconteçam roubos e furtos, sem trazer transtornos à população.
A Ronda Cosme e Damião traz em sua essência a pedra fundamental de toda modalidade de policiamento, embasada na prevenção mediante a presença do policial militar junto à sociedade, realizando um trabalho de excelência no sentido de manter a ordem e preservar a integridade e a vida das pessoas.
Origem
A Ronda Cosme e Damião começou sua história de atuação no dia 25 de agosto de 1956, realizada por duplas organizadas e treinadas, repercutindo de forma amplamente positiva na sociedade, na época. Naquele contexto, a exigência da postura de mãos para trás e a estatura dos policiais era uma exigência para realizar esse patrulhamento.
Originário da década de 1950, essa modalidade de policiamento está presente em diversos estados do Brasil. Ao longo desse período, alguns estados rebatizaram a nomenclatura desse tipo de patrulha. No Rio Grande do Sul, por exemplo, a modalidade foi nomeada como “Pedro e Paulo”, em referência aos apóstolos de Jesus Cristo, que andavam em peregrinação.
Na Bahia, o patrulhamento comunitário a pé, composto por uma dupla de policiais, sendo um do sexo masculino e outro do sexo feminino, recebeu o nome de “Romeu e Julieta”, em alusão à peça teatral homônima de William Shakespeare.
No Amazonas adotou-se a nomenclatura Cosme e Damião em alusão aos irmãos gêmeos médicos e santos mártires da igreja católica.
O App funciona abertamente e facilita as denúncias contra os crimes hediondos ou organizado. As denúncias recebidas pelo serviço serão repassadas automaticamente para a base de dados da inteligência da PM.
BAIXE O APLICATIVO DA POLÍCIA MILÍTARRecuperar meu acesso utilizando meu celular