SERVIÇOS ONLINE

TODOS OS DIAS COM VOCÊ DESDE DE 1837

Notícias e Informativos

Quer descobrir mais notícias da PMAM ?

PMAM lança revista comemorativa pelos 45 anos da primeira turma de mulheres da corporação

segunda, 15 de dezembro de 2025

 

 

Produção editorial reúne registros históricos, perfil das pioneiras da PMAM e a evolução da presença feminina na corporação

 

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) lançou, na manhã desta segunda-feira (15/12), a revista comemorativa pelos 45 anos da primeira turma de policiais femininas na corporação militar. Em 1980, 32 mulheres ingressaram na PMAM e se tornaram as pioneiras do Amazonas. O evento foi realizado no Palacete Provincial, no Centro, zona sul de Manaus, prédio onde funcionou o quartel do Comando Geral da PMAM por mais de 100 anos.

 

O lançamento contou com a presença de 13 mulheres da primeira turma e da filha de uma das pioneiras que já faleceu. A solenidade teve início com uma homenagem a Amine Lindoso, esposa do governador José Lindoso, primeira-dama do Estado e principal incentivadora do ingresso das mulheres na PMAM, além de ter ministrado a aula inaugural para a turma de 1980. Seus filhos, a procuradora Clara Maria Lindoso e Lima, e o advogado e escritor, Pedro Lucas Lindoso, participaram do lançamento.

 

A revista conta a história da convocação, ingresso, formação e primeiros anos da história da Polícia Feminina, uma unidade policial exclusiva onde as mulheres serviam na corporação. O Amazonas foi o terceiro estado do Brasil a abrir vagas para mulheres nas fileiras da Polícia Militar, ficando atrás de São Paulo, que criou o primeiro corpo policial feminino em 1955; o segundo foi o Paraná, em 1977.

 

O editorial também traça um paralelo da evolução da presença feminina na corporação, mostrando que a PMAM iniciou essa história com 32 mulheres e que hoje a instituição militar tem mais de 1,3 mil policiais militares femininas que estão atuando em unidades operacionais, administrativas, na área da saúde, ensino e projetos sociais. Para ter acesso a edição on-line da revista, o público pode acessar o site da PMAM, no endereço https://pm.am.gov.br ou no link https://heyzine.com/flip-book/253ac02e97.html

 

O comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, afirmou a importância do reconhecimento para as pioneiras que abriram portas e caminhos para que as mulheres de hoje seguissem a trajetória iniciada em 1980. “Com o lançamento da nossa revista, a gente traz um pouco dessa história de muita luta e de reconhecimento pela coragem, por tudo que elas abdicaram para que hoje a nossa instituição continue seguindo com um serviço de excelência. Não seria possível garantir direitos e cumprir nossas missões se não tivéssemos mulheres fortes ombreando com todos os nossos policiais diuturnamente”, afirmou o comandante-geral.

 

Participaram do evento o subcomandante-geral da PMAM, coronel PM Thiago Balbi; o Chefe do Estado-Maior Geral da PMAM, coronel PM Bruno Azevedo; a diretora da Ouvidoria da Mulher do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Ana Paula Machado de Aguiar; a delegada titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM) centro-sul, Patrícia Leão; as pioneiras da turma de 1980, oficiais e praças veteranas da PMAM, além de oficiais e praças que participaram da revista representando o presente da corporação, e demais convidados.

 

O subcomandante-geral da PMAM, coronel Thiago Balbi, afirmou que a revista não é apenas um registro gráfico, mas uma homenagem para aquelas que tiveram a coragem para serem as primeiras e também a valorização do efetivo feminino que hoje está na corporação.

 

“Esta revista é mais do que uma publicação comemorativa. É um gesto institucional de respeito, memória e justiça histórica. É o compromisso da nossa corporação com o reconhecimento de todas as mulheres que serviram e servem a nossa sociedade, seja na linha de frente, em funções administrativas, em qualquer missão que exige dedicação, coragem e honra”, disse o coronel Thiago Balbi.

 

FOTOS: Vicente Silva / PMAM

 

Contatos para a imprensa: Diretoria de Comunicação Social da Polícia Militar do Amazonas – (92) 98842 - 1841, Major PM Andrey Oliveira (92) 98246-9199 e jornalista Kamilla Lira (92) 99131 - 8271.

 

segunda, 15 de dezembro de 2025



PM SEMPRE AO SEU LADO!

APP INFORME

O App funciona abertamente e facilita as denúncias contra os crimes hediondos ou organizado. As denúncias recebidas pelo serviço serão repassadas automaticamente para a base de dados da inteligência da PM.

BAIXE O APLICATIVO DA POLÍCIA MILÍTAR

INFORMATIVO DE RECUPERAÇÃO DE ACESSO

DTI - DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Para você ter acesso a área reservada de serviços do Policial Militar do Amazonas com o login único, você precisa utilizar seu login de acesso do sistema comando web, caso você não possua terá que se dirigir a DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DTI/PMAM que fica localizada no Comando Geral da PM ou entrar em contato com o suporte técnico pelo telefone: (92) 98842-1813 ou E-mail: dti@pm.am.gov.br e solicitar seu login de acesso.

RECUPERAÇÃO AUTOMATIZADA VIA SMS

Solicite do P1( responsável pelo setor pessoal ) de sua unidade que o mesmo atualize sua ficha cadastral com seus dados telefônicos em dias, depois de atualizado você pode clicar aqui para recuperar seu acesso via SMS utilizando seu celular cadastrado dentro do sistema.

Recuperar meu acesso utilizando meu celular



IMPORTÂNCIA DO ACESSO E RESPONSABILIDADES

Na Área Reservada, o policial militar terá acesso a documentos, requerimentos, serviços e sistemas de atendimentos prioritário de forma online e eficiente aos sistemas da polícia Militar do Amazonas, caso você esteja de acordo a nossa Politica de privacidade. O código secreto (senha) a ser escolhido pelo usuário e gravado no sistema é de uso pessoal, intransferível e de conhecimento exclusivo. É da inteira responsabilidade do usuário policial militar do Amazonas todo e qualquer prejuízo causado pelo fornecimento de sua senha pessoal a terceiros, independente do motivo, não deixe de trocar sua senha pelo menos uma vez ao mês ou quando sentir necessidade.