TODOS OS DIAS COM VOCÊ DESDE DE 1837
sábado, 01 de junho de 2024
As ocorrências de crimes ambientais foram registradas nos bairros Jorge Teixeira e Parque 10
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), apreendeu uma carreta com madeira serrada, uma retroescavadeira e motoressa, em duas ocorrências distintas, na manhã de quinta-feira (30/05). Os casos foram registrados nos bairros Jorge Teixeira, zona leste, e Parque 10, zona centro-sul.
Na primeira ocorrência, os policiais militares estavam em patrulhamento ostensivo, por volta das 09h12, na avenida Brigadeiro Hilário Gurjão, Jorge Teixeira, quando realizaram abordagem a uma carreta. O veículo, que transportava madeira serrada, estava sendo conduzido por um homem que apresentou o Documento de Origem Florestal (DOF).
A equipe policial, ao realizar a cubagem da madeira, constatou que a carreta transportava 35m³, quantidade superior a apresentada no DOF, o que configura crime ambiental. O condutor e proprietário do veículo foi conduzido, junto com o material apreendido, para o 14º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Por volta de 10h30, a equipe de Grupamento Rural do BPAmb recebeu informações sobre uma ocorrência na rua Yakisoba, no bairro Parque 10. No local, os PMs flagraram três homens, sendo um deles operando uma motosserra, o segundo operava uma retroescavadeira e o terceiro se apresentou como contratante do serviço da dupla.
Ao serem questionados se possuíam Licença de Operação para a realização das atividades, o trio respondeu que não, o que configura crime ambiental, previsto nos artigos 38 e 60 da Lei nº 9.605/98.
Os policiais militares apreenderam a motosserra e a retroescavadeira e encaminharam o material, juntamente com o trio, para o 1º DIP.
Crimes ambientais
É crime ambiental vender, transportar, guardar ou expor à venda produtos de origem vegetal (carvão ou madeira) sem a devida licença ou em desconformidade com a documentação, sujeitando seus autores às penalidades previstas na Lei de Crimes Ambientais.
Além disso, construir, reformar, ampliar, instalar ou fazer funcionar, em qualquer parte do território nacional, estabelecimentos, obras ou serviços potencialmente poluidores, sem licença ou autorização dos órgãos ambientais competentes, configura crime ambiental, sujeitando seus autores às penalidades previstas em Lei.
Denúncia
A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.
Fotos: Divulgação/PMAM
Contatos para a imprensa: Diretoria de Comunicação Social da Polícia Militar do Amazonas (92) 98842-1841, Major PM Selma (92) 99219-8555 e Kamilla Lira (92) 99131-8271.
sábado, 01 de junho de 2024
O App funciona abertamente e facilita as denúncias contra os crimes hediondos ou organizado. As denúncias recebidas pelo serviço serão repassadas automaticamente para a base de dados da inteligência da PM.
BAIXE O APLICATIVO DA POLÍCIA MILÍTARRecuperar meu acesso utilizando meu celular