SERVIÇOS ONLINE

TODOS OS DIAS COM VOCÊ DESDE DE 1837

Notícias e Informativos

Quer descobrir mais notícias da PMAM ?

Polícia Militar do Amazonas promove curso de detecção de substâncias da CIPcães

sexta, 08 de novembro de 2024

A aula inaugural reuniu 22 militares de diferentes estados e forças armadas

 

Manaus sediou, nesta sexta-feira (08/11), o I curso de Detecção de Substâncias promovido pela Companhia Independente com Cães (CIPCães) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM). O treinamento, realizado no auditório das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), no Distrito Industrial, zona leste da capital, visa aprimorar a capacitação de policiais militares e membros das Forças Armadas em técnicas avançadas de detecção de substâncias ilícitas, contribuindo para o fortalecimento das ações de segurança pública e o combate ao crime organizado.

O curso reúne 22 alunos, incluindo sete policiais da própria CIPCães, quatro oriundos do interior do Amazonas, um de uma unidade da capital, além de integrantes da Marinha do Brasil e da Força Aérea Brasileira (FAB), e policiais militares de estados como Espírito Santo, Paraíba, Mato Grosso, Amapá e Roraima.

De acordo com o subcomandante-geral da PMAM, coronel PM Thiago Balbi, o curso representa uma estratégia importante para fortalecer as ações da corporação no combate ao narcotráfico. A diversidade de participantes enriquece o intercâmbio de conhecimentos, promovendo uma colaboração interestadual entre as forças de segurança

"Esse trabalho é primordial para nossa companhia e para todo o estado, e tem se mostrado cada vez mais eficaz. Através deste curso, buscamos aperfeiçoar as técnicas do canil, além de integrar policiais de outras unidades da federação, o que é uma grande satisfação para nós", destacou o subcomandante-geral da PMAM.

O intercâmbio de conhecimentos, conforme explicou o comandante da CIPcaes, major Marcelo Arruda, visa fortalecer a formação dos policiais. "Este curso é uma segunda especialização para nossos alunos, que já possuem experiência na área. O objetivo é expandir o conhecimento técnico sobre o uso dos cães e aprimorar ainda mais as técnicas de detecção. Ao final do curso, os alunos apresentarão um trabalho de conclusão que será aproveitado em nossas futuras ações", afirmou Arruda.

O, que terá duração de cerca de um mês, abordará desde o treinamento básico dos cães de detecção até técnicas avançadas para identificar substâncias ilícitas em diferentes ambientes e situações operacionais. A qualificação proporcionada visa contribuir significativamente para o fortalecimento da estratégia de segurança pública.

A importância da CIPCães no Amazonas

A Companhia Independente com Cães, subordinada ao Comando de Policiamento Especializado (CPE), é uma unidade crucial para a segurança pública no estado do Amazonas. Atuando em diversas frentes, a CIPCães participa de operações em ambientes civis, de segurança em eventos, de prevenção a rebeliões e fugas em presídios, além de patrulhamento e atividades de cinoterapia. Sua atuação envolve, também, a colaboração com comandos metropolitanos e operações conjuntas com a Polícia Civil, Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal (PRF), especialmente em regiões de proteção ambiental.

Grade curricular abrangente

A estrutura curricular do curso é ampla e inclui disciplinas teóricas e práticas que abordam os aspectos fundamentais e específicos do trabalho com cães farejadores. Entre as disciplinas, destacam-se:

  • Teoria Geral do Faro de Substâncias: Introduz os alunos aos princípios de farejamento de substâncias ilícitas.
  • Aspectos Jurídicos do Emprego de Cão Farejador: Disciplina sobre o uso legal de cães em operações de segurança.
  • Comportamento Animal e Introdução à Química Forense: Proporcionam conhecimentos essenciais sobre comportamento dos cães e fundamentos da química na identificação de substâncias.
  • Técnicas de Condução e Busca: Divididas em módulos, as aulas ensinam técnicas específicas para detecção de narcóticos, armas de fogo e explosivos.
  • Varredura com Cão em Ambientes Confinados e Abertos: Preparação para operações em locais como embarcações, veículos e espaços amplos.
  • Criminologia Aplicada, Gerenciamento de Crises e Inteligência Aplicada: Disciplinas voltadas ao entendimento do perfil criminal e à resposta em situações de alta complexidade.

O curso também inclui laboratórios práticos e visitas técnicas, oferecendo uma formação completa e prática para os alunos.

FOTOS: Israel Amorim/PMAM

Contatos para a imprensa: Diretoria de Comunicação Social da Polícia Militar do Amazonas (92) 98842-1841

sexta, 08 de novembro de 2024



PM SEMPRE AO SEU LADO!

APP INFORME

O App funciona abertamente e facilita as denúncias contra os crimes hediondos ou organizado. As denúncias recebidas pelo serviço serão repassadas automaticamente para a base de dados da inteligência da PM.

BAIXE O APLICATIVO DA POLÍCIA MILÍTAR

INFORMATIVO DE RECUPERAÇÃO DE ACESSO

DTI - DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Para você ter acesso a área reservada de serviços do Policial Militar do Amazonas com o login único, você precisa utilizar seu login de acesso do sistema comando web, caso você não possua terá que se dirigir a DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DTI/PMAM que fica localizada no Comando Geral da PM ou entrar em contato com o suporte técnico pelo telefone: (92) 98842-1813 ou E-mail: dti@pm.am.gov.br e solicitar seu login de acesso.

RECUPERAÇÃO AUTOMATIZADA VIA SMS

Solicite do P1( responsável pelo setor pessoal ) de sua unidade que o mesmo atualize sua ficha cadastral com seus dados telefônicos em dias, depois de atualizado você pode clicar aqui para recuperar seu acesso via SMS utilizando seu celular cadastrado dentro do sistema.

Recuperar meu acesso utilizando meu celular



IMPORTÂNCIA DO ACESSO E RESPONSABILIDADES

Na Área Reservada, o policial militar terá acesso a documentos, requerimentos, serviços e sistemas de atendimentos prioritário de forma online e eficiente aos sistemas da polícia Militar do Amazonas, caso você esteja de acordo a nossa Politica de privacidade. O código secreto (senha) a ser escolhido pelo usuário e gravado no sistema é de uso pessoal, intransferível e de conhecimento exclusivo. É da inteira responsabilidade do usuário policial militar do Amazonas todo e qualquer prejuízo causado pelo fornecimento de sua senha pessoal a terceiros, independente do motivo, não deixe de trocar sua senha pelo menos uma vez ao mês ou quando sentir necessidade.