SERVIÇOS ONLINE

TODOS OS DIAS COM VOCÊ DESDE DE 1837

Notícias e Informativos

Quer descobrir mais notícias da PMAM ?

Polícia Militar do Amazonas encerra 2° Fórum de Saúde Mental Aplicada ao policial militar

quarta, 07 de maio de 2025

 

 

O evento, que tem o objetivo de ampliar o cuidado com a saúde mental dos policiais militares, trouxe especialistas do Rio de Janeiro e de Goiás

 

 

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio da Diretoria de Saúde (DS) e do Centro de Psicologia (CPSI), realizou na terça-feira (06/05) e nesta quarta (07/05), o 2° Fórum de Saúde Mental Aplicada ao Policial Militar. O evento, que aconteceu no auditório da Reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), localizada no bairro Flores, zona centro-oeste de Manaus, tem como propósito ampliar o cuidado com a saúde mental dos policiais militares, estimulando o compartilhamento de conhecimento e vivências entre profissionais e especialistas da área.

 

A iniciativa também busca sensibilizar e orientar o efetivo sobre a importância da preservação da saúde psíquica e da prevenção de fatores que contribuem para o adoecimento, além de levar boas práticas de gestão e propostas para a padronização da atividade organizacional. O primeiro dia foi voltado para os oficiais da corporação e o segundo, para os praças.

 

O comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva, destacou que o Fórum representa uma iniciativa estratégica do Alto Comando voltada ao fortalecimento da saúde mental e ao desenvolvimento humano dos policiais militares.

 

“Nós estamos encerrando o 2° Fórum de Saúde Mental e quero reafirmar, com a nossa tropa, o compromisso do comando em buscar melhorias para a saúde mental e desenvolvimento. O comando está incluindo, através deste comandante, do subcomandante, coronel Thiago Balbi; chefe do Estado-Maior, coronel Azevedo; e toda nossa equipe de psicologia para fazer o acolhimento e buscar soluções para melhorar a vida do policial militar”, destacou o comandante-geral.

 

Evento recebeu especialistas do Rio de Janeiro e de Goiás

 

Uma das palestrantes foi a professora Dayse Miranda, presidente do Instituto de Pesquisa, Prevenção e Estudos em Suicídio (IPPES), do Rio de Janeiro. Ela destacou a importância da liderança com foco no bem-estar do efetivo com o tema ‘Liderança Humanizada na Segurança Pública’.

 

“Você sabe o que é saúde mental? Você sabe o que é liderança humanitária? Qual a relação entre essas duas coisas? Foi o tema da nossa conversa de hoje. Discutimos como o líder pode melhorar a qualidade de vida do seu colaborador e, acima de tudo, como ele pode descobrir suas próprias potencialidades para ajudar sua equipe a alcançar melhores resultados”, afirmou Dayse Miranda.

 

O segundo palestrante do dia foi o juiz de Direito do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, Rodrigo Foureaux, que apresentou a temática "Assédio e Discriminação na Polícia Militar". Durante sua exposição, o magistrado reforçou que o enfrentamento dessas práticas é fundamental para preservar a saúde mental dos profissionais e promover um ambiente de trabalho alinhado aos valores da instituição.

 

“Foi muito importante porque trouxe mecanismos, informações relacionadas a pesquisa, como previnir, coibir o assédio moral, sexual e a discriminação. Isso é muito importante, pois muda o clima organizacional, melhora a saúde mental dos militares e consequentemente os militares irão produzir mais e haverá melhores resultados e entregas para a Segurança Pública do Estado do Amazonas”, ressaltou Rodrigo Foureaux.

 

Voz da tropa

 

O cabo PM Felipe Guerreiro participou do evento como ouvinte e destaca que ações como o Fórum reforçam a importância do cuidado com a saúde mental dentro da corporação e contribuem para fortalecer o bem-estar individual e coletivo dos policiais militares.

 

“Foi uma experiência muito importante pra mim, como policial militar e como ser humano. Às vezes, no nosso dia a dia, a gente acaba guardando muita coisa e não percebe o quanto isso pode afetar a nossa mente e o nosso desempenho. E esses eventos mostram que a instituição está preocupada com o nosso bem-estar e nos ajuda a entender que pedir ajuda não é fraqueza, é cuidado”, destacou o cabo.

 

Ações voltadas à saúde mental

 

A chefe do Centro de Psicologia da PMAM, major PM Flávia Dias, pontua que o Fórum de Saúde Mental é uma das frentes de atuação da Polícia Militar no cuidado com o bem-estar emocional da tropa. A atividade integra um conjunto de ações permanentes com foco na valorização da vida e no fortalecimento do suporte psicológico aos policiais militares.

 

“Essa atividade faz parte de um conjunto de ações que o Centro de Psicologia e a Diretoria de Saúde vêm desenvolvendo em prol da saúde mental do policial militar. Além dessa atividade, nós estamos, também, com roda de conversa, durante todo o ano de 2025, nas unidades subordinadas ao CPM, além de ações preventivas que iremos realizar ao longo do 2° semestre em prol da preservação da vida”, explicou a major Flávia.

 

 

Fotos: Giselle Simões /PMAM

 

Contatos para a imprensa: Diretoria de Comunicação Social da Polícia Militar do Amazonas – (92) 98842-1841

quarta, 07 de maio de 2025



PM SEMPRE AO SEU LADO!

APP INFORME

O App funciona abertamente e facilita as denúncias contra os crimes hediondos ou organizado. As denúncias recebidas pelo serviço serão repassadas automaticamente para a base de dados da inteligência da PM.

BAIXE O APLICATIVO DA POLÍCIA MILÍTAR

INFORMATIVO DE RECUPERAÇÃO DE ACESSO

DTI - DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Para você ter acesso a área reservada de serviços do Policial Militar do Amazonas com o login único, você precisa utilizar seu login de acesso do sistema comando web, caso você não possua terá que se dirigir a DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DTI/PMAM que fica localizada no Comando Geral da PM ou entrar em contato com o suporte técnico pelo telefone: (92) 98842-1813 ou E-mail: dti@pm.am.gov.br e solicitar seu login de acesso.

RECUPERAÇÃO AUTOMATIZADA VIA SMS

Solicite do P1( responsável pelo setor pessoal ) de sua unidade que o mesmo atualize sua ficha cadastral com seus dados telefônicos em dias, depois de atualizado você pode clicar aqui para recuperar seu acesso via SMS utilizando seu celular cadastrado dentro do sistema.

Recuperar meu acesso utilizando meu celular



IMPORTÂNCIA DO ACESSO E RESPONSABILIDADES

Na Área Reservada, o policial militar terá acesso a documentos, requerimentos, serviços e sistemas de atendimentos prioritário de forma online e eficiente aos sistemas da polícia Militar do Amazonas, caso você esteja de acordo a nossa Politica de privacidade. O código secreto (senha) a ser escolhido pelo usuário e gravado no sistema é de uso pessoal, intransferível e de conhecimento exclusivo. É da inteira responsabilidade do usuário policial militar do Amazonas todo e qualquer prejuízo causado pelo fornecimento de sua senha pessoal a terceiros, independente do motivo, não deixe de trocar sua senha pelo menos uma vez ao mês ou quando sentir necessidade.