SERVIÇOS ONLINE

TODOS OS DIAS COM VOCÊ DESDE DE 1837

Notícias e Informativos

Quer descobrir mais notícias da PMAM ?

Núcleo de Equoterapia da PMAM beneficiou mais de 70 crianças com deficiência neste ano, em Manaus

quinta, 30 de dezembro de 2021

 

O Núcleo de Equoterapia do Regimento de Policiamento Montado – Coronel Bentes (RPMon), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), reabilitou, neste ano, 77 crianças com deficiência, usando o método terapêutico e educacional com cavalos

O major Bruno Pereira, coordenador do Núcleo, explicou que, devido à pandemia de Covid-19, os atendimentos precisaram passar por alguns ajustes.

“No ano de 2021, nós, do Núcleo de Equoterapia, tivemos que, em alguns momentos, paralisar as nossas atividades. Mesmo assim nós conseguimos atender 77 praticantes, em uma média diária de 13 a 14 por dia. Nos últimos meses nós conseguimos retornar quase que na integralidade às atividades do Regime”, disse.

Atualmente, os profissionais que trabalham na área são equitadores, fisioterapeutas, psicólogos, pedagogos, veterinários e profissionais de Educação Física. O trabalho é dividido entre civis, militares, estagiários e voluntários.

“O nosso horário é de segunda à sexta das 7h30 ao meio-dia (pela manhã), e das 14h às 17h (pela tarde). São atendimentos de 30 minutos, individuais, por meio de uma equipe multidisciplinar que dá todo o suporte para a atividade de equoterapia e a reabilitação dos praticantes”, explicou o major.

Desde a criação do Núcleo de Equoterapia, aproximadamente 1.600 pessoas já passaram pelo programa.

Mudança de vida

A psicóloga do Núcleo, Eulália Campos, explica que o acompanhamento da equoterapia pode durar de seis meses a dois anos, divididos em quatro fases, que vão desde o estágio para alcançar segurança e mobilidade no cavalo até etapas competitivas, em que o praticante já domina a equitação.

Segundo a especialista, os ganhos cognitivos gerados são inúmeros e conseguem mudar a vida dos participantes.

“Eles chegam com baixa autoestima, não têm controle das próprias emoções. Na equoterapia eles se sentem valorizados e os pais percebem essa evolução. Também melhora a questão motora de quem tem paralisia cerebral. Eles ficam felizes e grandiosos porque estão em cima de um cavalo, têm um controle de rédeas, têm uma equipe de apoio em que eles confiam, e a evolução é perceptível”, disse a psicóloga.

(Fotos: Lucas Silva/Secom e Tarcísio Heden/SSP-AM)

Informações para a Imprensa: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM): 3652-2092.

quinta, 30 de dezembro de 2021



PM SEMPRE AO SEU LADO!

APP INFORME

O App funciona abertamente e facilita as denúncias contra os crimes hediondos ou organizado. As denúncias recebidas pelo serviço serão repassadas automaticamente para a base de dados da inteligência da PM.

BAIXE O APLICATIVO DA POLÍCIA MILÍTAR

INFORMATIVO DE RECUPERAÇÃO DE ACESSO

DTI - DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Para você ter acesso a área reservada de serviços do Policial Militar do Amazonas com o login único, você precisa utilizar seu login de acesso do sistema comando web, caso você não possua terá que se dirigir a DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DTI/PMAM que fica localizada no Comando Geral da PM ou entrar em contato com o suporte técnico pelo telefone: (92) 98842-1813 ou E-mail: dti@pm.am.gov.br e solicitar seu login de acesso.

RECUPERAÇÃO AUTOMATIZADA VIA SMS

Solicite do P1( responsável pelo setor pessoal ) de sua unidade que o mesmo atualize sua ficha cadastral com seus dados telefônicos em dias, depois de atualizado você pode clicar aqui para recuperar seu acesso via SMS utilizando seu celular cadastrado dentro do sistema.

Recuperar meu acesso utilizando meu celular



IMPORTÂNCIA DO ACESSO E RESPONSABILIDADES

Na Área Reservada, o policial militar terá acesso a documentos, requerimentos, serviços e sistemas de atendimentos prioritário de forma online e eficiente aos sistemas da polícia Militar do Amazonas, caso você esteja de acordo a nossa Politica de privacidade. O código secreto (senha) a ser escolhido pelo usuário e gravado no sistema é de uso pessoal, intransferível e de conhecimento exclusivo. É da inteira responsabilidade do usuário policial militar do Amazonas todo e qualquer prejuízo causado pelo fornecimento de sua senha pessoal a terceiros, independente do motivo, não deixe de trocar sua senha pelo menos uma vez ao mês ou quando sentir necessidade.