SERVIÇOS ONLINE

TODOS OS DIAS COM VOCÊ DESDE DE 1837

Notícias e Informativos

Quer descobrir mais notícias da PMAM ?

Alunos do Programa Formando Cidadão da Polícia Militar do Amazonas ingressam no mercado de trabalho

sábado, 31 de agosto de 2024

 

 

 

 

A oportunidade surgiu de uma parceria entre o PFC e a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas

 

 

O Programa Formando Cidadão (PFC), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), instituiu um novo projeto para adolescentes, que estão em situação de vulnerabilidade social, tenham a oportunidade de ingressar no mercado de trabalho. Até o momento, cinco alunos do PFC foram aprovados para a vaga de ‘menor aprendiz’, em grandes empresas que atuam no estado.

 

A oportunidade surgiu após uma parceria do PFC com a Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam). A federação tem dado apoio ao projeto, realizando o trabalho de intermediação com empresas que se interessem em abrir espaço para estes jovens.

 

A coordenadora do PFC, major PM Clesia Franciane de Oliveira, enfatiza que o programa exerce atividade de cunho social e alcança jovens com idades entre 12 e 17 anos. O intuito é formar cidadãos com noções de cidadania e proporcionar a participação em cursos profissionalizantes, para garantir um futuro promissor.

 

“Nós já enviamos dez menores para o processo de seleção. Destes, cinco já estão contratados e vão ter a oportunidade de trabalhar numa grande multinacional. E queremos convidar os pais a conhecerem o programa Formando Cidadão e a matricularem os seus filhos. Nós trabalhamos no contraturno escolar”, destacou a major.

 

 

O apoiador do projeto e coordenador de Segurança Pública da Fieam, Orlando Auzier, ressaltou a importância e a transformação que os resultados do projeto podem trazer para a realidade e futuro dos participantes.

 

 

“A gente entende que trabalhar o lado social é importante para resultados positivos nos índices de segurança pública aqui no Amazonas. A gente precisa abrir o ecossistema das indústrias para essas crianças para, assim, ela ter critérios vocacionais e decisão no mercado de trabalho de uma carreira dentro das indústrias, fazendo a transformação da realidade dessa criança”, relatou o coordenador.

 

Um novo passo

 

Aluno do PFC desde os 12 anos e recém-aprovado no processo de seleção em uma empresa multinacional, Matheus Henrique, de 16 anos, relata sobre as atividades educativas militares que o ajudaram e instruiu a se posicionar não somente na escola, mas também na sociedade.

 

“Queria agradecer ao Formando Cidadão, que me deu essa grande oportunidade. E a minha família também fica muito agradecida. Ao apoio que o PFC, durante esses quatro anos, deu à minha família. Queria agradecer todo apoio ao meu desenvolvimento como pessoa e como um jovem aprendiz” relatou Matheus Henrique.

 

O PFC

 

O Programa Formando Cidadão (PFC) foi implantado dentro da estrutura de promoção social da Polícia Militar do Amazonas, em 3 dezembro de 1997 e, desde então, vem contribuindo direta e indiretamente no ensino-aprendizado de adolescentes em situação de vulnerabilidade social, bem como na inclusão de seus familiares.

 

Desde a sua fundação, tem levado cerca de 14 mil jovens entre 12 e 17 anos, a trilharem caminhos com perspectiva de futuro, interessados em absorver os ensinamentos do programa, que prioriza as práticas de esportes, reforço escolar e cidadania, a valorização da família e da vida sadia de acordo com a disciplina militar, principal fonte de inspiração das propostas repassadas pelos instrutores.


Para ingressar no Programa Formando Cidadão, o adolescente deverá ter entre 12 e 17 anos, e está devidamente matriculado em qualquer rede de ensino.

 

A sede organizacional do PFC, situa-se no Comando de Policiamento da Área Norte (CPA Norte), localizado no bairro Cidade Nova, zona norte, e conta com oito unidades entre capital e interior.

 

FOTOS: Michel Pereira/PMAM

 

Contatos para a imprensa: Diretoria de Comunicação Social da Polícia Militar do Amazonas (92) 98842-1841, tenente-coronel PM Selma (92) 99219-8555 e jornalista Carla Silveira (92) 98141-7660

sábado, 31 de agosto de 2024



PM SEMPRE AO SEU LADO!

APP INFORME

O App funciona abertamente e facilita as denúncias contra os crimes hediondos ou organizado. As denúncias recebidas pelo serviço serão repassadas automaticamente para a base de dados da inteligência da PM.

BAIXE O APLICATIVO DA POLÍCIA MILÍTAR

INFORMATIVO DE RECUPERAÇÃO DE ACESSO

DTI - DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Para você ter acesso a área reservada de serviços do Policial Militar do Amazonas com o login único, você precisa utilizar seu login de acesso do sistema comando web, caso você não possua terá que se dirigir a DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DTI/PMAM que fica localizada no Comando Geral da PM ou entrar em contato com o suporte técnico pelo telefone: (92) 98842-1813 ou E-mail: dti@pm.am.gov.br e solicitar seu login de acesso.

RECUPERAÇÃO AUTOMATIZADA VIA SMS

Solicite do P1( responsável pelo setor pessoal ) de sua unidade que o mesmo atualize sua ficha cadastral com seus dados telefônicos em dias, depois de atualizado você pode clicar aqui para recuperar seu acesso via SMS utilizando seu celular cadastrado dentro do sistema.

Recuperar meu acesso utilizando meu celular



IMPORTÂNCIA DO ACESSO E RESPONSABILIDADES

Na Área Reservada, o policial militar terá acesso a documentos, requerimentos, serviços e sistemas de atendimentos prioritário de forma online e eficiente aos sistemas da polícia Militar do Amazonas, caso você esteja de acordo a nossa Politica de privacidade. O código secreto (senha) a ser escolhido pelo usuário e gravado no sistema é de uso pessoal, intransferível e de conhecimento exclusivo. É da inteira responsabilidade do usuário policial militar do Amazonas todo e qualquer prejuízo causado pelo fornecimento de sua senha pessoal a terceiros, independente do motivo, não deixe de trocar sua senha pelo menos uma vez ao mês ou quando sentir necessidade.