TODOS OS DIAS COM VOCÊ DESDE DE 1837
sábado, 06 de dezembro de 2025
Comandante do Grupo Marte representou o Brasil em capacitação de alto nível na Brigada de Explosivos da Polícia de Córdoba
O capitão Laio Pontes, comandante do Grupamento de Manejo de Artefatos Explosivos (Marte), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), participou do curso internacional de Técnicas e Táticas contra Incidentes com Artefatos Explosivos (T.y.T.O), entre os dias 18 de novembro e 1º de dezembro de 2025, na Brigada de Explosivos da Polícia de Córdoba, na Argentina.
A capacitação reuniu 21 cursantes argentinos, além de três participantes brasileiros, que atuam respectivamente no GATE (Grupo de Ações Táticas Especiais), no Batalhão de Operações Policiais Especiais de Brasília (BOPE-DF), do Marte da PMAM, e dois participantes do Equador.
Ao todo o curso obteve 123 horas de instrução, sendo 90% de aulas práticas, onde o capitão Laio Pontes recebeu treinamento avançado em: Técnicas de aproximação e remoção de artefatos explosivos; Desativação de artefatos explosivos improvisados (IED); Abertura de Objetos Suspeitos; Reconhecimento, Desativação e Destruição de Artefatos Explosivos Regulamentares (EOD); Noções de brecha explosiva para abertura de portas; Palestras de psicologia aplicada ao técnico explosivista; Palestra sobre terrorismo; Visita técnica à unidade de explosivos do Aeroporto de Córdoba; Técnicas de remoção e desativação de artefatos explosivos em altura ou ambientes submersos, entre outras.
A participação do Capitão Laio Pontes reafirma o compromisso da PMAM em investir na qualificação de seu efetivo e em fortalecer a atuação especializada do Marte da PMAM, garantindo respostas mais seguras, eficientes e modernas em ocorrências envolvendo artefatos explosivos no Amazonas.
Foto: Divulgação/ PMAM
Contatos para a imprensa: Diretoria de Comunicação Social da Polícia Militar do Amazonas – (92) 98842 - 1841
sábado, 06 de dezembro de 2025
O App funciona abertamente e facilita as denúncias contra os crimes hediondos ou organizado. As denúncias recebidas pelo serviço serão repassadas automaticamente para a base de dados da inteligência da PM.
BAIXE O APLICATIVO DA POLÍCIA MILÍTARRecuperar meu acesso utilizando meu celular