Corrida Tiradentes: PMAM dá dicas de preparação para uma das competições mais tradicionais do estado

sábado, 23 de março de 2024

A corrida faz parte do cronograma de ações em comemoração dos 187 anos da Polícia Militar do Amazonas

A Arena da Amazônia será o palco para a 38ª Corrida Tiradentes da Polícia Militar do Amazonas, no dia 21 de abril. A competição, que se tornou tradição no estado, integra o calendário de atividades em comemoração ao aniversário de 187 anos da corporação. Os corredores já estão se preparando para uma das corridas mais aguardadas do ano.

Segundo o comandante do Centro de Educação Física e Desporto (CEFID) da PMAM, capitão PM R. Fortes, os percursos de 5 e 10 quilômetros (km) da corrida vão ser realizados na avenida Constantino Nery.

“Algo importante, que todo participante deve entender, é que correr no seu limite, tanto no percurso de 5 quanto no de 10 km, não é necessário. O corredor pode caminhar e depois realizar pequenas corridas; não precisa exigir tanto do seu corpo. O importante é participar”, disse o capitão.

A competição oferece um desafio, tanto para policiais militares que desejam participar, quanto para o público civil. Para ajudar aqueles que vão participar pela primeira vez ou já participaram anteriormente, o capitão Fortes indica algumas dicas essenciais de preparação esportiva para um treinamento adequado, foco na resistência, cuidados com o clima, alimentação e hidratação e descanso adequado.

A corrida não é apenas uma oportunidade para os corredores testarem seus limites pessoais, mas também uma chance de celebrar a história da Polícia Militar do Amazonas em um evento que integra e aproxima a instituição militar da sociedade amazonense.

A competição

A 38ª Corrida Tiradentes da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) será realizada no dia 21 de abril, no Podium da Arena da Amazônia, localizada na avenida Constatino Nery, zona centro-oeste de Manaus. As inscrições, que tiveram início em fevereiro, encerram-se no dia 15 de abril.

A tradicional corrida conta com participação de atletas civis e militares, profissionais e amadores. A largada e chegada da corrida será no Podium da Arena. O evento inicia as 5h30 da manhã, e será disputado nas distâncias de 5km e 10 km.

A taxa de inscrição custa R$120 e pode ser feita nos sites Ticket Sports (www.ticketsports.com.br)) ou no Endurance Sport Consulting (www.endurancemanaus.com.br ).

Dicas de preparação esportiva

Treinamento adequado: certifique-se de seguir um programa de treinamento que inclua corridas regulares, tanto em distâncias mais curtas quanto na distância total da corrida. Aumente gradualmente a intensidade e a distância dos treinos para melhorar sua resistência.

Foco na resistência: como a corrida ocorre em uma das principais avenidas da cidade, é essencial que os corredores trabalhem sua resistência, incluindo treinos leves e corridas em sua rotina para melhorar sua capacidade aeróbica.

Cuidados com o clima: devido ao clima quente e úmido de Manaus, é necessário buscar treinar em horários com clima mais ameno e manter-se bem hidratado durante todo o treinamento e durante a corrida.

Alimentação e hidratação: uma alimentação equilibrada e uma hidratação adequada são fundamentais para o desempenho durante a corrida. Recomenda-se ficar atento a alimentações leves antes da corrida e a uma alimentação apropriada após a competição. Consuma alimentos que forneçam energia de longa duração e não se esqueça de reabastecer seu corpo com líquidos durante e após os treinos.

Descanso adequado: o descanso é tão importante quanto o treinamento. Certifique-se de incluir períodos adequados de descanso em sua rotina de treinamento.

FOTO: Divulgação/PMAM

Contato para a imprensa: Diretoria de Comunicação Social (DCS) da Polícia Militar do Amazonas: 98842-1841

sábado, 23 de março de 2024