Em 7 meses, número de roubos em via pública cai 8,2% em Manaus, aponta SSP-AM

quinta, 26 de setembro de 2024

Periodicamente a Polícia Militar do Amazonas analisa os indicadores criminais e determina as ações de combate

De janeiro a julho deste ano, a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) registrou uma redução média de 8,2% em crimes de roubo em via pública, em Manaus. Os dados são do Centro Integrado de Estatística de Segurança Pública (Ciesp).

Na zona norte de Manaus, a redução das ocorrências chegou a 13%. De janeiro a julho deste ano, foram registrados 3.942 roubos na zona norte da capital. No ano passado, o número deste tipo de registros chegou a 4.518 registros.

De acordo com o comandante do Batalhão Norte, tenente-coronel Heber Ribeiro, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) analisa os indicadores criminais e determina as ações de combate de acordo com o levantamento das áreas com maior incidência de ocorrências.

“Aqui na área norte da capital amazonense, nós trabalhamos, com ênfase na estatística, e após a leitura da mancha criminal, fazemos o nosso serviço de inteligência e colocamos o nosso policiamento de maneira técnica. As nossas Companhias Interativas Comunitárias têm desempenhado um bom serviço nas áreas comerciais e nos terminais de ônibus”, disse o comandante.

As unidades do Batalhão Norte realizam o policiamento ostensivo nos bairros: Cidade de Deus, Cidade Nova, Colônia Santo Antônio, Colônia Terra Nova, Lago Azul, Monte das Oliveiras, Nova Cidade, Novo Aleixo, Novo Israel e Santa Etelvina.

Segundo o comandante da 6ª Companhia Interativa Comunitária (Cicom), capitão Roberto Nascimento, que é responsável pela área do Terminal 3, no bairro Cidade Nova, zona norte, as operações acontecem todos os dias, de forma integrada, para reduzir a criminalidade.

“Estamos colocando viaturas estrategicamente pensadas, em pontos estudados e analisados de acordo com a inteligência da SSP-AM. Agora temos o apoio dos novos alunos soldados que estão estagiando nos terminais e nos bairros como o Manoa, que é de área comercial e em outras áreas da cidade, que sim, vem contribuindo muito para essas reduções”, ressaltou o capitão.

A auxiliar de Serviços Gerais, Ruth Lobato, de 51 anos, que utiliza todos os dias o Terminal 3, enfatizou que agora é possível usar o celular após o reforço do policiamento no local. “Eu não poderia parar assim agora, e mexer no meu celular sem os policiais estarem circulando no T3”, disse.

O Serviço Extra Gratificado (SEG), anunciado pelo governador Wilson Lima em dezembro de 2021, e que tem como finalidade potencializar a atividade policial em todas as zonas da cidade de Manaus, também tem contribuído para a redução.

Denúncia

A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.

FOTOS: Antônio Lima/ Secom

quinta, 26 de setembro de 2024