SERVIÇOS ONLINE

TODOS OS DIAS COM VOCÊ DESDE DE 1837

Notícias e Informativos

Quer descobrir mais notícias da PMAM ?

Em Barcelos, PC-AM apreende cerca de mil munições e duas armas de fogo que seriam usados em ataque criminoso  

sexta, 07 de fevereiro de 2025

Sonora

Imagens: Divulgação/PC-AM.

Link: https://we.tl/t-f6QmM9bQac

 

Dois indivíduos foram presos e um adolescente foi apreendido, sendo que dois deles foram apontados como membros de uma organização criminosa

 

 

A Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), por meio da 75ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Barcelos (a 399 quilômetros de Manaus), com apoio da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e Guarda Civil Municipal (GCM), prendeu dois indivíduos, de 21 e 55 anos, e apreendeu um adolescente, 17, com aproximadamente mil munições, de diversos calibres, e duas armas de fogo, de .40 e .380. Os materiais seriam usados em um ataque criminoso, em São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus).

 

A ação ocorreu na terça-feira (04/02), no porto do município, e durante coletiva de imprensa nesta sexta-feira (06/02), na sede da Delegacia Geral, o delegado Paulo Mavignier, diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI), destacou a integração entre as Polícias Civil e Militar e da Guarda Civil Municipal, e enfatizou o êxito da ação policial evitou que um crime ocorresse em São Gabriel da Cachoeira.

 

“O trabalho de inteligência da 75ª DIP, executado com apoio da Polícia Militar e da GCM, evitou que um ataque criminoso fosse praticado. Vale ressaltar que um dos indivíduos envolvidos é responsável por alguns homicídios em Iranduba. Com isso, nós trazemos uma resposta para a sociedade, reforçando a integração entre as Forças de Segurança do Amazonas, que caminham com o propósito de proteger a população amazonense”, disse o delegado.

 

Conforme o delegado John Castilho, da 75ª DIP, a equipe de investigação identificou que os indivíduos e o adolescente estavam a caminho de São Gabriel da Cachoeira (a 852 quilômetros de Manaus), com os materiais, a fim de executar integrantes de um grupo criminoso rival a que eles são membros.

 

“Nós conseguimos interceptar esse carregamento de munições e armas de fogo no momento em que eles pararam em Barcelos. Então a equipe policial da 75ª DIP solicitou apoio da Polícia Militar e da GCM para abordá-los”, disse o delegado.

 

Segundo o delegado, as mil munições e as duas armas foram encontradas dentro de malas, no interior da lancha em que os indivíduos e o adolescente estavam.

 

“Em depoimento, o adolescente e o indivíduo de 21 anos confessaram serem integrantes de uma determinada organização criminosa e confessaram que estavam indo a São Gabriel da Cachoeira, para executar integrantes do grupo criminoso rival. Os alvos da execução já foram identificados, mas isso ainda está sob investigação”, falou o delegado.

 

O subcomandante-geral da PMAM, coronel PM Thiago Balbi, destacou o trabalho integrado e contínuo no combate ao narcotráfico e as facções criminosas.

 

“Temos atuado com levantamento de informações e interceptação das embarcações que estão transportando armamento e munições da capital para o interior e vice-versa. Com base nisso, vamos mudar a dinâmica das abordagens da Base Arpão nas embarcações”, declarou o coronel Thiago Balbi.

 

Procedimentos

 

Os dois indivíduos responderão por porte ilegal de arma de fogo de uso restrito, associação criminosa e corrupção de menores e estão à disposição da Justiça.

 

O adolescente responderá por ato infracional análogo aos crimes de porte ilegal de arma de fogo de uso restrito e associação criminosa e está à disposição do Juizado da Infância e Juventude Infracional.

 

 

FOTOS: Lyandra Peres e Beatriz Sampaio/PC-AM

 

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM): Lyandra Peres (98442-2828) e Daniele Oliveira (98187-6517).

sexta, 07 de fevereiro de 2025



PM SEMPRE AO SEU LADO!

APP INFORME

O App funciona abertamente e facilita as denúncias contra os crimes hediondos ou organizado. As denúncias recebidas pelo serviço serão repassadas automaticamente para a base de dados da inteligência da PM.

BAIXE O APLICATIVO DA POLÍCIA MILÍTAR

INFORMATIVO DE RECUPERAÇÃO DE ACESSO

DTI - DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Para você ter acesso a área reservada de serviços do Policial Militar do Amazonas com o login único, você precisa utilizar seu login de acesso do sistema comando web, caso você não possua terá que se dirigir a DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DTI/PMAM que fica localizada no Comando Geral da PM ou entrar em contato com o suporte técnico pelo telefone: (92) 98842-1813 ou E-mail: dti@pm.am.gov.br e solicitar seu login de acesso.

RECUPERAÇÃO AUTOMATIZADA VIA SMS

Solicite do P1( responsável pelo setor pessoal ) de sua unidade que o mesmo atualize sua ficha cadastral com seus dados telefônicos em dias, depois de atualizado você pode clicar aqui para recuperar seu acesso via SMS utilizando seu celular cadastrado dentro do sistema.

Recuperar meu acesso utilizando meu celular



IMPORTÂNCIA DO ACESSO E RESPONSABILIDADES

Na Área Reservada, o policial militar terá acesso a documentos, requerimentos, serviços e sistemas de atendimentos prioritário de forma online e eficiente aos sistemas da polícia Militar do Amazonas, caso você esteja de acordo a nossa Politica de privacidade. O código secreto (senha) a ser escolhido pelo usuário e gravado no sistema é de uso pessoal, intransferível e de conhecimento exclusivo. É da inteira responsabilidade do usuário policial militar do Amazonas todo e qualquer prejuízo causado pelo fornecimento de sua senha pessoal a terceiros, independente do motivo, não deixe de trocar sua senha pelo menos uma vez ao mês ou quando sentir necessidade.