TODOS OS DIAS COM VOCÊ DESDE DE 1837
sábado, 28 de junho de 2025
Grupo Marte atua há 15 anos no festival com protocolos de segurança adotados em grandes eventos nacionais e internacionais
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) executa, desde de quinta-feira (26/06), varreduras antibomba no Bumbódromo de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), como parte do esquema de segurança para a 58ª edição do Festival de Parintins, que teve início na sexta-feira (27/06) e encerra no domingo (29/06).
A operação é coordenada pelo Grupamento de Manejo de Artefatos Explosivos (Marte), unidade especializada da PMAM responsável por detectar e neutralizar ameaças com explosivos. O grupo atua desde 2010 no festival para garantir a integridade do público e das estruturas do evento.
O capitão PM Padilha explica que, ao todo, são realizadas quatro varreduras antibomba durante o festival, incluindo a inspeção feita antes da tradicional Festa dos Visitantes, que marca o início das celebrações.
“Nossa atividade é fazer vistorias antibombas, vistorias essas que previnem o encontro de artefatos explosivos, bombas, e afins. Então, estamos desde quinta-feira trabalhando para garantir a segurança dos brincantes e das autoridades que vem prestigiar o evento. Inclusive, hoje, nós estamos com a presença de três policiais da Brigada de Explosivos Córdoba, da Argentina, que vieram acompanhar nosso procedimento no evento. Esse acompanhamento é importante, porque existe uma troca de informações de nivelamento internacional”, destacou o oficial.
Os policiais militares do Grupamento Marte passam por capacitações no Amazonas, em outros estados e também no exterior, incluindo cursos na Argentina.
Linhas-diretas da PMAM no Festival de Parintins
A Polícia Militar do Amazonas ativou os contatos de linhas-diretas para o atendimento da população em casos de emergência e denúncias, por meio dos números (92) 99270-7803 / (92) 98414-0554, do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM); (92) 98842-1769, da Companhia de Policiamento Turístico (CPTur); e o (92) 99527-8008 do Ronda Maria da Penha. Além disso, o disque-denúncia 190, da PMAM, e o 181, da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), também estão em funcionamento na Ilha Tupinambarana.
FOTO: Arizane Gomes/PMAM
Contatos para a imprensa: Diretoria de Comunicação Social da Polícia Militar do Amazonas – (92) 98842-1841.
sábado, 28 de junho de 2025
O App funciona abertamente e facilita as denúncias contra os crimes hediondos ou organizado. As denúncias recebidas pelo serviço serão repassadas automaticamente para a base de dados da inteligência da PM.
BAIXE O APLICATIVO DA POLÍCIA MILÍTARRecuperar meu acesso utilizando meu celular