SERVIÇOS ONLINE

TODOS OS DIAS COM VOCÊ DESDE DE 1837

Notícias e Informativos

Quer descobrir mais notícias da PMAM ?

Forças de Segurança prendem em flagrante homem que causou incêndio criminoso, na zona centro-sul

terça, 24 de setembro de 2024

Suspeito confessou ter iniciado o incêndio para combater enxame de insetos

 

 

Nesta segunda-feira (23/09), por volta das 10h45, um homem foi preso em flagrante por policiais militares do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), após ser identificado como o responsável por um incêndio de grandes proporções, em um residencial, localizado no conjunto Jardim Sakura 2, bairro Parque 10 de Novembro, zona centro-sul de Manaus. As informações foram repassadas durante coletiva de imprensa no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), no Aleixo.

 

O secretário de Segurança Pública, coronel Vinícius Almeida, ressaltou a importância do trabalho integrado do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas e das polícias Militar e Civil, além do apoio da população em realizar a denúncia para combater os crimes ambientais.

 

“O sistema de segurança pública tem trabalhado muito, seja através dos combates de incêndios na Região Metropolitana ou no interior. Quero agradecer a participação da população que nos ajuda a prender essas pessoas e, sabemos que parte desses incêndios são criminosos. Vamos combater de maneira integrada para levar tranquilidade para a população e solicito que continuem a nos informar o mais rápido possível para controlar a situação”, disse.

 

O comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Alexandre Freitas, informou que as equipes da corporação foram acionadas pelo 193, com a informação de que havia um incêndio de grandes proporções e que as chamas atingiram diferentes pontos da vegetação.

 

"Com a atuação rápida e coordenada da nossa equipe, com uma viatura Auto Bomba Tanque e cinco bombeiros militares, os 12 focos de incêndio foram combatidos utilizando cerca de 1.200 litros de água, impedindo que o incêndio se propagasse para as residências próximas. Seguimos todos os protocolos de segurança e contamos com o apoio da Polícia Ambiental, que garantiu a detenção do responsável pela queima ilegal. Nossa prioridade é sempre proteger o meio ambiente e a segurança da população," pontuou o comandante-geral do CBMAM, coronel Alexandre Gama.

 

De acordo o oficial de dia do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), tenente Adiel Araújo, a equipe policial ambiental recebeu várias denúncias, pela linha-direta, que informava sobre o incêndio de grandes proporções, que teria sido iniciado por um morador de uma chácara, próxima ao residencial.

 

“Nos deslocamos até o local e fomos recebidos pela irmã do suspeito, quando ela o chamou. Perguntamos se havia sido ele que havia ateado o fogo e ele confirmou dizendo que o intuito dele era combater um enxame de cabas (insetos), que tinha ali no seu terreno. Então dada as proporções do incêndio, falei que ele havia cometido um crime ambiental e foi dada voz de prisão e apresentado à Delegacia do Meio Ambiente, onde ele foi flagranteado”, informou.

 

A delegada Juliana Viga, titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra o Meio Ambiente (Dema), informou que o homem foi detido por policiais do batalhão ambiental e encaminhado à unidade policial, sob suspeita de provocar um incêndio que resultou em poluição atmosférica e do solo. Testemunhas relataram que ele estava utilizando um equipamento para borrifar um produto, que intensificava o fogo.

 

“Diante das evidências, ele foi autuado em flagrante pelos crimes de incêndio em vegetação, que pode resultar em pena de dois a quatro anos de reclusão, e por poluição atmosférica e do solo, com pena variando de um a quatro anos. Além dele, outros dois homens presentes no local também foram identificados e notificados a prestarem esclarecimentos na delegacia”, explicou a autoridade policial.

 

 

FOTOS: Erlon Rodrigues/PC-AM

 

Contatos para a imprensa: Diretoria de Comunicação Social da Polícia Militar do Amazonas (92) 98842-1841, tenente-coronel PM Selma (92) 99219-8555 e jornalista Carla Silveira (92) 98141-7660.

terça, 24 de setembro de 2024



PM SEMPRE AO SEU LADO!

APP INFORME

O App funciona abertamente e facilita as denúncias contra os crimes hediondos ou organizado. As denúncias recebidas pelo serviço serão repassadas automaticamente para a base de dados da inteligência da PM.

BAIXE O APLICATIVO DA POLÍCIA MILÍTAR

INFORMATIVO DE RECUPERAÇÃO DE ACESSO

DTI - DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Para você ter acesso a área reservada de serviços do Policial Militar do Amazonas com o login único, você precisa utilizar seu login de acesso do sistema comando web, caso você não possua terá que se dirigir a DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DTI/PMAM que fica localizada no Comando Geral da PM ou entrar em contato com o suporte técnico pelo telefone: (92) 98842-1813 ou E-mail: dti@pm.am.gov.br e solicitar seu login de acesso.

RECUPERAÇÃO AUTOMATIZADA VIA SMS

Solicite do P1( responsável pelo setor pessoal ) de sua unidade que o mesmo atualize sua ficha cadastral com seus dados telefônicos em dias, depois de atualizado você pode clicar aqui para recuperar seu acesso via SMS utilizando seu celular cadastrado dentro do sistema.

Recuperar meu acesso utilizando meu celular



IMPORTÂNCIA DO ACESSO E RESPONSABILIDADES

Na Área Reservada, o policial militar terá acesso a documentos, requerimentos, serviços e sistemas de atendimentos prioritário de forma online e eficiente aos sistemas da polícia Militar do Amazonas, caso você esteja de acordo a nossa Politica de privacidade. O código secreto (senha) a ser escolhido pelo usuário e gravado no sistema é de uso pessoal, intransferível e de conhecimento exclusivo. É da inteira responsabilidade do usuário policial militar do Amazonas todo e qualquer prejuízo causado pelo fornecimento de sua senha pessoal a terceiros, independente do motivo, não deixe de trocar sua senha pelo menos uma vez ao mês ou quando sentir necessidade.