TODOS OS DIAS COM VOCÊ DESDE DE 1837
quinta, 20 de fevereiro de 2025
Jovem foi aprovada pela segunda vez aos 15 anos e sonha em ser diplomata
Com apenas 16 anos, Olindina Tiburtino é um exemplo de excelência acadêmica e disciplina. Aluna do Colégio da Polícia Militar do Amazonas (CMPM) desde a creche, ela acumula méritos que demonstram o impacto do ensino militar no desenvolvimento de jovens talentos. Fluente em cinco idiomas, português, inglês, francês, espanhol e italiano, Olindina é medalhista em diversas olimpíadas estudantis e uma referência em sua comunidade escolar.
Entre suas conquistas estão medalhas de ouro e prata em competições como a Olimpíada Canguru de Matemática e a Olimpíada Brasileira de Raciocínio Lógico (OBRL). Segundo Olindina, sua paixão por exatas começou durante a pandemia, quando um professo do CMPM a convidou para participar de sua primeira competição. Desde então, o desempenho brilhante da aluna só tem crescido.
Além das olimpíadas, Olindina participou de projetos significativos, como a montagem de uma sala de informática na escola, reforçando seu engajamento com a comunidade escolar. Vale destacar que aos 13 anos ela foi aprovada para Geografia, na Universidade do Estado do Amazonas (UEA), e aos 15, foi aprovada novamente na instituição.
Olindina destaca o suporte do ensino militar, e em como a doutrina e os valores aprendidos no CMPM foram fundamentais para sua formação. “A doutrina militar me ensinou a ter foco e a respeitar a hierarquia. Aprendi a viver uma vida regrada, sempre fazendo o que é certo. Tenho nota dez em comportamento em todas as escolas militares que frequentei e nunca recebi um memorando. Isso mostra como o ambiente escolar disciplinado é importante para o meu crescimento”, relatou Olindina.
Além disso, Olindina destaca a influência de seu pai, policial militar, como uma inspiração para respeitar as forças de segurança e valorizar a disciplina.
Sonhos e planos futuros
Com o objetivo de representar o Brasil no exterior e contribuir para o desenvolvimento político e econômico do país, Olindina sonha em ser diplomata no Itamaraty.
Sua escolha por cursar Geografia está alinhada com o desejo de compreender as questões geopolíticas, essenciais para a carreira diplomática. “Vejo as dificuldades políticas do Brasil e sei que um bom diplomata pode fazer a diferença, não só na área econômica, mas também na área humanitária”.
Com uma visão madura e clara do futuro, Olindina é uma inspiração para jovens de todo o Brasil. Sua história mostra como o ensino militar pode ser um aliado poderoso na formação de cidadãos disciplinados, responsáveis e prontos para fazer a diferença no mundo.
FOTOS: Divulgação/PMAM
Contatos para a imprensa: Diretoria de Comunicação Social da Polícia Militar do Amazonas (92) 98842-1841.
quinta, 20 de fevereiro de 2025
O App funciona abertamente e facilita as denúncias contra os crimes hediondos ou organizado. As denúncias recebidas pelo serviço serão repassadas automaticamente para a base de dados da inteligência da PM.
BAIXE O APLICATIVO DA POLÍCIA MILÍTARRecuperar meu acesso utilizando meu celular