SERVIÇOS ONLINE

TODOS OS DIAS COM VOCÊ DESDE DE 1837

Notícias e Informativos

Quer descobrir mais notícias da PMAM ?

Janeiro Branco: PMAM encerra 1° Fórum de Saúde Mental Aplicada ao Policial Militar

quarta, 31 de janeiro de 2024

Evento faz parte da programação da instituição em alusão à campanha de conscientização sobre a saúde mental 

 

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) realizou, na manhã de quarta-feira (31/01), o encerramento do 1° Fórum de Saúde Mental Aplicada ao Policial Militar, em Manaus. O evento iniciou na segunda-feira (29/01) e ocorreu no auditório do Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), localizado no bairro Aleixo, zona centro-sul de Manaus.

De acordo com o comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, foram abordados e discutidos durante o evento a importância da cultura da saúde mental na instituição, por meio das palestras e mesa de conversa.

“Precisamos nos cuidar e cuidar do companheiro. Temos a obrigação, como líderes, de saber o que a tropa precisa e, desde que assumimos o comando, nós (Alto Comando da PMAM) conversamos sobre a necessidade de voltar a nossa atenção para a tropa e buscando instruir nossos oficiais acerca disso”, disse o comandante.

O evento foi promovido pela Diretoria de Saúde (DS), por meio do Centro de Psicologia e com apoio da Diretoria de Promoção Social (DPS), setores da PMAM e contou com a participação de oficiais e praças da instituição.

Programação

O primeiro dia de fórum foi direcionado para oficiais da instituição, ocasião em que foram ministradas palestras com os temas "Saúde mental e Trabalho" e mesa de conversa "A Saúde mental na Cultura Policial Militar".

“Esse fórum se iniciou com os oficiais, porque nós acreditamos que os oficiais são a primeira linha desse contato do comando com a tropa. Nós temos obrigação de saber o que a nossa tropa precisa”, destacou o comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva.

Na terça-feira (30/01), o evento reuniu 300 praças e foram ministradas palestras com temas "O papel do policial e sua saúde mental", "A prevenção do comportamento suicida", "Cultura organizacional e os fatores de desgaste psíquico internos e externos ao trabalho policial" e "A saúde mental e o adoecimento psíquico".

De acordo com a major Renata Guedes, psicóloga do Centro de Psicologia, nesta quarta-feira (3101), outras 300 praças participaram do evento, que abordou os mesmos temas do dia anterior.

“O intuito do fórum acredito que tenha sido alcançado: conscientizar o policial militar, desde o oficial ao praça, para entender sobre saúde mental. Entender o que pode trazer sofrimento psíquico e também sofrimento e também nossas ferramentas, o que temos disponível”, destacou Renata Guedes.

Norma procedimental

Na Polícia Militar do Amazonas existe uma Portaria que implementou a Norma Procedimental de atenção à saúde mental de policiais militares envolvidos em ocorrências de vulto e de prevenção à violência autoprovocada. O documento também atribui outras medidas, como o direcionamento de ações dos gestores quanto à saúde mental de seus subordinados em casos específicos, sendo obrigatório encaminhar o policial militar para atendimento especializado.

Janeiro Branco

Na última sexta-feira (26/01), em Manacapuru (a 68 quilômetros da capital), a Polícia Militar do Amazonas realizou a primeira edição no interior do 1º Fórum de Saúde Mental Aplicada ao Policial Militar, que alcançou policiais militares lotados nos municípios de Caapiranga, Novo Airão, Anori, Anamã, Beruri, Autazes e Manaquiri.

Além do Fórum, a PMAM vem realizando uma programação especial em alusão à campanha de conscientização sobre a saúde mental. Desde o dia 5 de janeiro, todas as quintas-feiras, a PMAM, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), levou a caravana da saúde mental às unidades da instituição com palestras e serviços de atendimentos, como auriculoterapia e ventosaterapia.

Benefícios

De acordo com a fisioterapeuta Rafaella Bittar, a auriculoterapia integra a medicina tradicional chinesa e tem todos os pontos do corpo humano concentrados na orelha. O procedimento consiste em estimular pontos específicos do pavilhão auricular e age no âmbito físico, mental e emocional.

“Os chineses veem a orelha como formato de um feto. De acordo com esse desenho temos as partes de membros superiores e inferiores, coluna vertebral, cérebro e todos os órgãos concentrados na orelha, todos os distúrbios possíveis. Temos pontos específicos da nicotina, que é direcionado ao tabagismo, pontos específicos para a ansiedade, depressão, pressão alta, pontos considerados e evidenciados pela técnica milenar e dão resultados bastante satisfatórios”, explicou.

 

Fotos: Giselle Simões/PMAM

Contatos para a imprensa: Diretoria de Comunicação Social (DCS) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) 98842-1841 e Kamilla Lira (99131-8271).

quarta, 31 de janeiro de 2024



PM SEMPRE AO SEU LADO!

APP INFORME

O App funciona abertamente e facilita as denúncias contra os crimes hediondos ou organizado. As denúncias recebidas pelo serviço serão repassadas automaticamente para a base de dados da inteligência da PM.

BAIXE O APLICATIVO DA POLÍCIA MILÍTAR

INFORMATIVO DE RECUPERAÇÃO DE ACESSO

DTI - DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Para você ter acesso a área reservada de serviços do Policial Militar do Amazonas com o login único, você precisa utilizar seu login de acesso do sistema comando web, caso você não possua terá que se dirigir a DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DTI/PMAM que fica localizada no Comando Geral da PM ou entrar em contato com o suporte técnico pelo telefone: (92) 98842-1813 ou E-mail: dti@pm.am.gov.br e solicitar seu login de acesso.

RECUPERAÇÃO AUTOMATIZADA VIA SMS

Solicite do P1( responsável pelo setor pessoal ) de sua unidade que o mesmo atualize sua ficha cadastral com seus dados telefônicos em dias, depois de atualizado você pode clicar aqui para recuperar seu acesso via SMS utilizando seu celular cadastrado dentro do sistema.

Recuperar meu acesso utilizando meu celular



IMPORTÂNCIA DO ACESSO E RESPONSABILIDADES

Na Área Reservada, o policial militar terá acesso a documentos, requerimentos, serviços e sistemas de atendimentos prioritário de forma online e eficiente aos sistemas da polícia Militar do Amazonas, caso você esteja de acordo a nossa Politica de privacidade. O código secreto (senha) a ser escolhido pelo usuário e gravado no sistema é de uso pessoal, intransferível e de conhecimento exclusivo. É da inteira responsabilidade do usuário policial militar do Amazonas todo e qualquer prejuízo causado pelo fornecimento de sua senha pessoal a terceiros, independente do motivo, não deixe de trocar sua senha pelo menos uma vez ao mês ou quando sentir necessidade.