SERVIÇOS ONLINE

TODOS OS DIAS COM VOCÊ DESDE DE 1837

Notícias e Informativos

Quer descobrir mais notícias da PMAM ?

Mães e pacientes relatam benefícios da equoterapia na reabilitação de pessoas com deficiência

terça, 18 de maio de 2021

 

 

Implantado há três décadas pela Polícia Militar do Amazonas, o Núcleo de Equoterapia é referência no trabalho de reabilitação de crianças e adolescentes com deficiência, lesionadas por acidentes ou que possuem transtornos. O contato com o cavalo e convívio com outras crianças tem efeito terapêutico e auxilia no desenvolvimento físico dos alunos.

 

Colecionando histórias de superação e esperança, centenas de crianças, jovens e adultos já foram beneficiadas pela terapia com equinos. Cada progresso é acompanhado de perto pela família, que vibra junto com o aluno com cada novo movimento e melhora na postura e coordenação. Além do físico, a convivência com outras crianças e com o próprio cavalo, modifica a relação dessas crianças com os outros a sua volta.

 

Para a mãe do pequeno Arthur, de 8 anos, Kátia Silvio, as mudanças no físico e na socialização com as outras crianças são símbolos dos avanços na vida do menino.

 

“O Arthur é prematuro extremo, ele nasceu com 24 semanas de uma gravidez gemelar, e só ele sobreviveu. Desde que a gente descobriu que ele ia ser uma criança especial, e ia precisar de terapia, eu e o pai procuramos algo que melhorasse a vida dele. Nós já percebemos a melhora dele na postura, inclusive a acessibilidade, como tem outras crianças, ele se tornou mais sociável”, disse a mãe.

 

O trabalho de equoterapia também é motivo de esperança para muitas crianças com diagnóstico médico desanimador. Com o acompanhamento profissional, muitas crianças conseguem superar as expectativas e se desenvolver fisicamente. Esse é o caso de Francisco Neto, de 13 anos. De acordo com a mãe do menino, Doriane Soares, a atividade tem tido grande importância para o filho que nasceu com hidrocefalia e paralisia cerebral.

 

“O Francisco nasceu prematuro de sete meses e nasceu com sopro no coração, hidrocefalia e paralisia cerebral. Os médicos diziam que ele só ia vegetar em cima de uma cama, e aqui nas aulas ele já melhorou no equilíbrio, no andar e na interação, porque ele tinha vergonha das pessoas olharem e julgarem, e a equoterapia é como se fosse o motivo dele melhorar a cada dia”, garantiu.

 

Para o aluno Luis Moreira, autista de 27 anos, o sentimento é de felicidade em participar das aulas com o cavalo. “Eu gosto de fazer a equoterapia aqui na cavalaria, eu já aprendi muitas coisas, a gente utiliza o cavalo como um meio de terapia. Sou muito feliz porque aqui eu também encontro os meus amigos”, enfatizou.

 

Método terapêutico – Mobilização pélvica, melhora do equilíbrio e postura, desenvolvimento da coordenação de movimentos entre tronco e visão e a interação com o cavalo. Esse é o trabalho realizado pelos profissionais do Núcleo de Equoterapia. O local recebe crianças e jovens com paralisia cerebral, autismo, hiperatividade, deficiência auditiva, síndromes de Down, de Asperger e de West, entre outras condições, para aplicação de método terapêutico e educacional com o uso de cavalos.

 

O atendimento é realizado uma vez por semana, com duração aproximada de 30 minutos, envolvendo equinos devidamente adestrados e instrutores que possuem uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação.

 

FOTOS: Pelegrine Neto/SSP-AM

Imagens: Pelegrine Neto/SSP-AM

 

Mais informações: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP-AM): Tabajara Moreno (3652-2022 e 99210-8956) e Édria Caroline (99192-2374). E-mail: assessoriasspam@gmail.com.

terça, 18 de maio de 2021



PM SEMPRE AO SEU LADO!

APP INFORME

O App funciona abertamente e facilita as denúncias contra os crimes hediondos ou organizado. As denúncias recebidas pelo serviço serão repassadas automaticamente para a base de dados da inteligência da PM.

BAIXE O APLICATIVO DA POLÍCIA MILÍTAR

INFORMATIVO DE RECUPERAÇÃO DE ACESSO

DTI - DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Para você ter acesso a área reservada de serviços do Policial Militar do Amazonas com o login único, você precisa utilizar seu login de acesso do sistema comando web, caso você não possua terá que se dirigir a DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DTI/PMAM que fica localizada no Comando Geral da PM ou entrar em contato com o suporte técnico pelo telefone: (92) 98842-1813 ou E-mail: dti@pm.am.gov.br e solicitar seu login de acesso.

RECUPERAÇÃO AUTOMATIZADA VIA SMS

Solicite do P1( responsável pelo setor pessoal ) de sua unidade que o mesmo atualize sua ficha cadastral com seus dados telefônicos em dias, depois de atualizado você pode clicar aqui para recuperar seu acesso via SMS utilizando seu celular cadastrado dentro do sistema.

Recuperar meu acesso utilizando meu celular



IMPORTÂNCIA DO ACESSO E RESPONSABILIDADES

Na Área Reservada, o policial militar terá acesso a documentos, requerimentos, serviços e sistemas de atendimentos prioritário de forma online e eficiente aos sistemas da polícia Militar do Amazonas, caso você esteja de acordo a nossa Politica de privacidade. O código secreto (senha) a ser escolhido pelo usuário e gravado no sistema é de uso pessoal, intransferível e de conhecimento exclusivo. É da inteira responsabilidade do usuário policial militar do Amazonas todo e qualquer prejuízo causado pelo fornecimento de sua senha pessoal a terceiros, independente do motivo, não deixe de trocar sua senha pelo menos uma vez ao mês ou quando sentir necessidade.