TODOS OS DIAS COM VOCÊ DESDE DE 1837
terça, 27 de maio de 2025
Além da aula inaugural, foi assinado um Acordo de Cooperação Técnica entre a PMAM e a UEA
A Universidade do Estado do Amazonas (UEA), a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) e a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), promoveram, na manhã desta terça-feira (27/05), a abertura do Curso de Formação de Oficiais (CFO) da PMAM. Ao todo, 120 alunos oficiais combatentes começaram a adaptação militar no dia 10 de março, após serem convocados pelo governador Wilson Lima em fevereiro deste ano, e iniciam agora a parte de instrução acadêmica.
A cerimônia ocorreu na Escola Superior de Direito da UEA, localizada na rua Major Gabriel, 767, Centro, zona sul de Manaus.
O comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva, destacou o comprometimento que os alunos oficiais precisam ter nessa nova etapa. “A missão é muito árdua e ela precisa de dedicação e compromisso. Vocês estão aqui por um único objetivo em comum, que é cuidar, servir e proteger a nossa sociedade. E é isso que esperamos de vocês”, afirmou o coronel Klinger.
Para o secretário da SSP-AM, coronel PM Vinicius Almeida, a abertura do CFO 2025 representa um planejamento para o reforço do efetivo da PMAM e das demais Forças de Segurança. “O planejamento vem dando certo e estamos conseguindo incluir turmas de alunos oficiais e de alunos soldados na instituição depois de 12 anos de longa espera”, disse o secretário da SSP-AM.
O curso de Bacharelado em Segurança Pública e do Cidadão do Curso de Formação de Oficiais tem duração de três anos. A aula inaugural, realizada nesta terça-feira, foi ministrada pelo secretário da SSP-AM, coronel Vinícius, e o corpo docente da UEA irá ministrar os conteúdos acadêmicos para os alunos oficiais.
O reitor da UEA, André Zogahib, reforçou a parceria que a UEA possui com as Forças de Segurança Pública para a formação de policiais militares.
"Reforço que, apesar de ser uma universidade nova, os cursos bases (Direito e Administração) que compõem o CFO têm excelentes notas no Enade e no Conselho Estadual de Educação. Vocês contam com ótimos professores, uma excelente estrutura universitária e se destacam como alunos dedicados. Aproveitem com maestria esse curso", disse o reitor.
Concurso público
O governador Wilson Lima anunciou, no dia 12 de fevereiro, a convocação de mais de mil novos aprovados nos concursos públicos das Forças de Segurança, realizados em 2022, como parte dos investimentos do programa Amazonas Mais Seguro. Com o novo chamamento, o Governo do Amazonas chega a 2,8 mil convocados desses concursos, ultrapassando o quantitativo de 2,4 mil vagas previstas inicialmente nos editais.
Acordo de Cooperação Técnica
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA) assinaram, na ocasião, um Acordo de Cooperação Técnica entre as duas instituições, com o objetivo de aprimoramento da capacitação profissional, da pesquisa aplicada e da inovação no âmbito da corporação militar.
O documento foi assinado pelo comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva; e pelo reitor da UEA, doutor André Zogahib. Por meio da parceria, será possível integrar conhecimento técnico-científico e expertise operacional, promovendo a qualificação continuada do efetivo da corporação militar, além do desenvolvimento de metodologias inovadoras voltadas à Segurança Pública e a otimização de processos institucionais.
FOTOS: Gustavo Rodrigues/UEA
Contatos para a imprensa: Diretoria de Comunicação Social da Polícia Militar do Amazonas – (92) 98842-1841
terça, 27 de maio de 2025
O App funciona abertamente e facilita as denúncias contra os crimes hediondos ou organizado. As denúncias recebidas pelo serviço serão repassadas automaticamente para a base de dados da inteligência da PM.
BAIXE O APLICATIVO DA POLÍCIA MILÍTARRecuperar meu acesso utilizando meu celular