SERVIÇOS ONLINE

TODOS OS DIAS COM VOCÊ DESDE DE 1837

Notícias e Informativos

Quer descobrir mais notícias da PMAM ?

Oficial da Polícia Militar do Amazonas participa de formação internacional em Harvard

sexta, 07 de novembro de 2025

A capitão foi a única representante do Norte e a única militar do Brasil entre as 48 participantes escolhidas

 

A capitão Christina Martins, da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), levou o nome da corporação e do Estado para o cenário internacional ao participar, em outubro deste ano, do módulo internacional do curso de Liderança Feminina em Finanças Públicas oferecido pelo Instituto Insper, em parceria com o Banco do Brasil e Tesouro Nacional, com etapa sediada na renomada Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

 

A trajetória que levou a oficial até Harvard começou ainda na primeira fase do programa. A formação tem como objetivo fortalecer a atuação de mulheres no setor público e ampliar a presença feminina em posições de liderança.

 

Entre 467 inscritas de todo o país, a capitão se destacou ao desenvolver um projeto de mentoria voltado para o aperfeiçoamento profissional de mulheres do serviço público, com projeto-piloto voltado às oficiais femininas da Polícia Militar do Amazonas. A proposta foi reconhecida como inovadora e de grande impacto institucional, garantindo à oficial uma das 48 vagas para o módulo internacional em Harvard.

 

Durante o curso, as participantes tiveram acesso a uma intensa programação de capacitações voltadas à liderança, gestão estratégica e equidade de gênero, conduzidas por especialistas de renome internacional. As atividades abordaram temas como gestão de pessoas, finanças públicas, inovação no serviço público e políticas de diversidade, oferecendo uma visão ampla e moderna sobre os desafios da administração pública.

 

“O Norte tem pessoas inteligentes, têm mulheres capazes, tem profissionais qualificados, apesar de estarmos longe do eixo Sul-Sudeste, aqui no Norte também temos profissionais que buscam melhorias para o seu ambiente de trabalho, pessoas guerreiras que pensam no melhor para sua instituição, então, para mim, foi muito satisfatório mostrar que uma mulher do Norte e militar também é capaz”, destacou a oficial.

 

O projeto

 

O projeto, que prevê a implementação de um programa piloto de liderança e desenvolvimento profissional dentro da PMAM, foi reconhecido pela organização como inovador e de grande impacto institucional, abrindo caminho para novas oportunidades de capacitação e valorização da mulher na segurança pública.

 

A iniciativa tem como objetivo fortalecer a atuação das oficiais na gestão pública, capacitando-as para também acolher e orientar subordinados em situações que envolvam questões emocionais ou de saúde mental. Entre uma das propostas do projeto-piloto, é preparar a líder como um elo de apoio entre a tropa e o Centro de Psicologia (CPSI) da corporação, promovendo uma cultura de escuta ativa, empatia e prevenção.

 

“O projeto-piloto é uma alavanca para as potencialidades. Ele desenvolve algumas competências comportamentais, porque além do treinamento tático e operacional, eu entendo que a liderança deve também ser preparada na área de comunicação, inteligência emocional, na área de gestão de pessoas, entre outras" explicou.

 

Voz da PMAM em Harvard

 

A capitão destacou o orgulho e a responsabilidade de representar não apenas a Polícia Militar do Amazonas, mas também a região Norte na universidade mais prestigiada do mundo. Ela foi a única participante militar de todo o Brasil e a única mulher da região Norte selecionada para o módulo internacional.

 

“Eu me sinto privilegiada, e eu sinto que eu sou a primeira que vai abrir portas para outras mulheres militares, outras mulheres do Norte, outras mulheres do Amazonas para que elas trilhem o mesmo caminho, de busca por aperfeiçoamento profissional. Eu busco me especializar para ser uma profissional cada vez melhor e assim espero que as oficiais façam também para oferecer o melhor para sua instituição”, destacou.

 

 

FOTOS: Arquivo Pessoal

 

Contatos para a imprensa: Diretoria de Comunicação Social da Polícia Militar do Amazonas – (92) 98842-1841.

sexta, 07 de novembro de 2025



PM SEMPRE AO SEU LADO!

APP INFORME

O App funciona abertamente e facilita as denúncias contra os crimes hediondos ou organizado. As denúncias recebidas pelo serviço serão repassadas automaticamente para a base de dados da inteligência da PM.

BAIXE O APLICATIVO DA POLÍCIA MILÍTAR

INFORMATIVO DE RECUPERAÇÃO DE ACESSO

DTI - DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Para você ter acesso a área reservada de serviços do Policial Militar do Amazonas com o login único, você precisa utilizar seu login de acesso do sistema comando web, caso você não possua terá que se dirigir a DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DTI/PMAM que fica localizada no Comando Geral da PM ou entrar em contato com o suporte técnico pelo telefone: (92) 98842-1813 ou E-mail: dti@pm.am.gov.br e solicitar seu login de acesso.

RECUPERAÇÃO AUTOMATIZADA VIA SMS

Solicite do P1( responsável pelo setor pessoal ) de sua unidade que o mesmo atualize sua ficha cadastral com seus dados telefônicos em dias, depois de atualizado você pode clicar aqui para recuperar seu acesso via SMS utilizando seu celular cadastrado dentro do sistema.

Recuperar meu acesso utilizando meu celular



IMPORTÂNCIA DO ACESSO E RESPONSABILIDADES

Na Área Reservada, o policial militar terá acesso a documentos, requerimentos, serviços e sistemas de atendimentos prioritário de forma online e eficiente aos sistemas da polícia Militar do Amazonas, caso você esteja de acordo a nossa Politica de privacidade. O código secreto (senha) a ser escolhido pelo usuário e gravado no sistema é de uso pessoal, intransferível e de conhecimento exclusivo. É da inteira responsabilidade do usuário policial militar do Amazonas todo e qualquer prejuízo causado pelo fornecimento de sua senha pessoal a terceiros, independente do motivo, não deixe de trocar sua senha pelo menos uma vez ao mês ou quando sentir necessidade.