TODOS OS DIAS COM VOCÊ DESDE DE 1837
quarta, 18 de dezembro de 2024
Medida inclui reforço nas abordagens realizadas pela Polícia Militar do Amazonas, com foco especial nas “manchas criminais”
Em mais uma ação do Governo do Amazonas contra a criminalidade em Manaus, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) deflagrou, nesta terça-feira (17/12), mais uma fase da Operação Águia/Ação Demolidor. A medida inclui um reforço significativo nas abordagens realizadas pelas equipes policiais, com foco especial nas “manchas criminais”. A ação, que se estenderá até o mês de janeiro de 2025, foi lançada na sede do Comando de Policiamento Especializado (CPE), bairro Dom Pedro, zona centro-oeste da capital.
O planejamento estratégico da PMAM inclui o emprego de efetivo extra, aumento de rondas ostensivas e operações específicas para coibir práticas criminosas, principalmente, durante as festividades de fim de ano. Segundo o subcomandante do CPE, tenente-coronel Peter Santos, o trabalho é orientado por dados de inteligência, o que permite maior eficiência nas zonas da cidade.
”A população pode esperar um reforço significativo no policiamento, com muita visibilidade. Estamos presentes em todas as áreas da capital e do interior. Além disso, atuaremos nas áreas críticas. Enquanto reforçamos a segurança nas áreas comerciais, as chamadas 'áreas vermelhas' também receberão atenção especial com o apoio de equipes especializadas", destacou o comandante.
Segundo o comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, mais de 31 viaturas, que fazem parte do efetivo das unidades dos Comandos de Policiamento Especializado, Metropolitano e Ambiental, reforçam o policiamento nas ruas.
Ainda segundo a PMAM, as equipes policiais da operação Águia/Ação Demolidor estão somando às equipes do serviço diário realizado pela corporação e do efetivo empregado na Operação Natal Mais Seguro 2024.
Natal Mais Seguro
A operação Natal Mais Seguro 2024 foi lançada no início do mês de novembro, de forma simultânea, em todo o estado. Coordenada pela PMAM, aproximadamente 1.800 policiais militares, divididos em escala de serviço de três turnos, o equivalente a 600 PMs por dia, nos horários das 7h às 23h, de domingo a domingo estão atuando nas ruas.
Todas as modalidades de policiamento (viaturas, motocicletas, Ciclopatrulha, Cavalaria e a pé) são utilizadas nas ações.
O efetivo é empregado nas áreas comerciais e bancárias com grande movimentação, principalmente na área central, Vieiralves, Manôa, Alvorada, Parque 10 de Novembro e avenida Hilário Gurjão, entre outras.
A presença dos policiais militares evita o cometimento de delitos e auxilia na prevenção de práticas criminosas recorrentes nesse período, como crimes contra o patrimônio, furtos, roubos, latrocínios, estelionato e arrombamentos, especialmente em comércios e residências.
Operação Cerberus
O Governo do Amazonas também lançou a Operação Cerberus. A iniciativa tem como objetivo reforçar as ações de segurança preventiva nas unidades prisionais, localizadas no ramal do km 8 da rodovia BR-174 e no Puraquequara.
Coordenada pela SSP-AM, Seap e pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Amazonas (MPAM), a operação também será mantida até o mês de janeiro de 2025.
Denúncia
A PMAM reforça a importância da colaboração da sociedade. Denúncias anônimas podem ser feitas através do Disque-Denúncia (181) ou pelo 190, ajudando as autoridades a identificar e combater atividades ilícitas.
FOTOS: Arthur Castro/Secom
quarta, 18 de dezembro de 2024
O App funciona abertamente e facilita as denúncias contra os crimes hediondos ou organizado. As denúncias recebidas pelo serviço serão repassadas automaticamente para a base de dados da inteligência da PM.
BAIXE O APLICATIVO DA POLÍCIA MILÍTARRecuperar meu acesso utilizando meu celular