SERVIÇOS ONLINE

TODOS OS DIAS COM VOCÊ DESDE DE 1837

Notícias e Informativos

Quer descobrir mais notícias da PMAM ?

Operação Yara Tupã: Ações da Polícia Militar do Amazonas alcançam mais de R$ 15 milhões de prejuízo ao crime

sexta, 10 de janeiro de 2025

 

De novembro a dezembro de 2024, a operação prendeu 80 pessoas, apreendeu 700 quilos de pescado e outros materiais

 

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), segue alcançando resultados expressivos no combate a crimes ambientais durante as ações da Operação Yara Tupã. De 1º de novembro a 31 de dezembro de 2024, 80 pessoas foram presas e as ações alcançaram em torno de R$ 15 milhões de prejuízo ao crime organizado.

 

Além das prisões, a operação apreendeu 700 quilos de pescado, 63 quelônios, 376 metros cúbicos de madeira serrada, 169 metros de carvão (mdc), 525 litros de combustível, 21 caminhões, escavadeiras e outros veículos. Também foram realizados 18 resgates de animais.

 

A Operação Yara Tupã é uma ação estratégica conduzida pelo Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb), com o objetivo de combater crimes ambientais na capital e em municípios do interior do estado. Utilizando policiamento terrestre e fluvial, a operação busca proteger a fauna, a flora e o equilíbrio dos ecossistemas, garantindo o cumprimento das leis ambientais no Amazonas.

 

De acordo com o capitão Rosival, do BPAmb, já foram realizadas apreensões significativas, como madeira ilegal, pescado, animais silvestres e equipamentos usados em atividades criminosas, além de gerar prejuízo expressivo às práticas ilícitas, reforçando o compromisso com a preservação das riquezas naturais para as futuras gerações.

 

“A operação Yara Tupã, é uma operação que tem como foco os crimes de desmatamento, queimadas e o período do defeso, que são os crimes contra a pesca. Essas operações são deflagradas no período de abril a setembro focando no crime de desmatamento e queimada, no período de outubro a março o foco são os crimes contra a pesca”, explicou o capitão Rosival.

 

Prisão de 18 pessoas

 

Um dos destaques foi a prisão de 18 pessoas, com idades entre 22 e 63 anos, por envolvimento no desmatamento ilegal em uma área de preservação ambiental, localizada na zona rural de Manaus. A ação foi efetuada no dia 4 de janeiro, quando a equipe policial recebeu denúncia anônima de que na comunidade Mura Raio de Sol, no ramal do Bancrevea, estava acontecendo a prática ilegal.

 

No local denunciado, um homem, que seria o suposto líder da ação, relatou aos policiais militares que não tinha autorização ou licença para a atividade. Os PMs consultaram o Centro de Comunicações Operacionais Policiais Militares (Cecopom) e constataram que um dos suspeitos, de 34 anos, tinha um mandado de prisão em aberto.

 

Todos os envolvidos na ação, juntamente com materiais utilizados para o crime, como enxadas, facas e machados, foram encaminhados para o 19º Distrito Integrado de Polícia (DIP).

 

Denúncia

 

A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.

 

FOTOS: Divulgação/PMAM

 

Contatos para a imprensa: Diretoria de Comunicação Social da Polícia Militar do Amazonas (92) 98842-1841, tenente-coronel PM Selma (92) 99219-8555 e jornalista Carla Silveira (92) 98141-7660.

sexta, 10 de janeiro de 2025



PM SEMPRE AO SEU LADO!

APP INFORME

O App funciona abertamente e facilita as denúncias contra os crimes hediondos ou organizado. As denúncias recebidas pelo serviço serão repassadas automaticamente para a base de dados da inteligência da PM.

BAIXE O APLICATIVO DA POLÍCIA MILÍTAR

INFORMATIVO DE RECUPERAÇÃO DE ACESSO

DTI - DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Para você ter acesso a área reservada de serviços do Policial Militar do Amazonas com o login único, você precisa utilizar seu login de acesso do sistema comando web, caso você não possua terá que se dirigir a DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DTI/PMAM que fica localizada no Comando Geral da PM ou entrar em contato com o suporte técnico pelo telefone: (92) 98842-1813 ou E-mail: dti@pm.am.gov.br e solicitar seu login de acesso.

RECUPERAÇÃO AUTOMATIZADA VIA SMS

Solicite do P1( responsável pelo setor pessoal ) de sua unidade que o mesmo atualize sua ficha cadastral com seus dados telefônicos em dias, depois de atualizado você pode clicar aqui para recuperar seu acesso via SMS utilizando seu celular cadastrado dentro do sistema.

Recuperar meu acesso utilizando meu celular



IMPORTÂNCIA DO ACESSO E RESPONSABILIDADES

Na Área Reservada, o policial militar terá acesso a documentos, requerimentos, serviços e sistemas de atendimentos prioritário de forma online e eficiente aos sistemas da polícia Militar do Amazonas, caso você esteja de acordo a nossa Politica de privacidade. O código secreto (senha) a ser escolhido pelo usuário e gravado no sistema é de uso pessoal, intransferível e de conhecimento exclusivo. É da inteira responsabilidade do usuário policial militar do Amazonas todo e qualquer prejuízo causado pelo fornecimento de sua senha pessoal a terceiros, independente do motivo, não deixe de trocar sua senha pelo menos uma vez ao mês ou quando sentir necessidade.