SERVIÇOS ONLINE

TODOS OS DIAS COM VOCÊ DESDE DE 1837

Notícias e Informativos

Quer descobrir mais notícias da PMAM ?

Operação Yara Tupã: Polícia Militar do Amazonas prende dupla envolvida em pesca predatória, em Manacapuru

quinta, 09 de janeiro de 2025

Método usado para pesca é considerado prejudicial à reprodução dos peixes, o que é crime ambiental

 

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), prendeu dois homens, com idades de 43 e 53 anos, por envolvimento em pesca predatória, na quarta-feira (08/01), no município de Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus). A ocorrência foi na AM 070, quilômetro 73, no lago Miriti, daquele município.

De acordo com o capitão PM Rozival, a equipe policial recebeu denúncia via linha direta, por volta das 12h53, que haveriam pessoas realizando pesca predatória, que caracteriza na captura excessiva de peixes, ultrapassando a capacidade de reprodução da espécie.

“As equipes de imediato se deslocaram até o local e foi constatado que realmente havia pesca predatória. O jaraqui encontra-se no período de piracema, que é o período que eles sobem ou descem o rio para reproduzir, e eles usavam apetrechos de redes que impediam esse deslocamento do peixe. Tendo em vista que os rios encontram-se secos e os peixes ficam mais vulneráveis”, esclareceu.

Durante a ocorrência, dois homens foram presos, além de apreendidas três malhadeiras, um carro modelo saveiro de placa PHC na cor branca, uma motocicleta CG Titan 160, placa PHN 3028, de cor vermelha. A dupla e o material foram encaminhados à 1ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Manacapuru.

Operação Yara Tupã

A Operação Yara Tupã é uma ação estratégica conduzida pelo Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb), com o objetivo de combater crimes ambientais na capital e em municípios do interior do estado. Utilizando policiamento terrestre e fluvial, a operação busca proteger a fauna, a flora e o equilíbrio dos ecossistemas, garantindo o cumprimento das leis ambientais no Amazonas.

Desde novembro, já foram realizadas apreensões significativas, como madeira ilegal, pescado, animais silvestres e equipamentos usados em atividades criminosas, além de gerar prejuízo expressivo às práticas ilícitas, reforçando o compromisso com a preservação das riquezas naturais para as futuras gerações.

Denúncia

A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.

 

FOTOS: Divulgação/PMAM

Contatos para a imprensa: Diretoria de Comunicação Social da Polícia Militar do Amazonas (92) 98842-1841.

quinta, 09 de janeiro de 2025



PM SEMPRE AO SEU LADO!

APP INFORME

O App funciona abertamente e facilita as denúncias contra os crimes hediondos ou organizado. As denúncias recebidas pelo serviço serão repassadas automaticamente para a base de dados da inteligência da PM.

BAIXE O APLICATIVO DA POLÍCIA MILÍTAR

INFORMATIVO DE RECUPERAÇÃO DE ACESSO

DTI - DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Para você ter acesso a área reservada de serviços do Policial Militar do Amazonas com o login único, você precisa utilizar seu login de acesso do sistema comando web, caso você não possua terá que se dirigir a DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DTI/PMAM que fica localizada no Comando Geral da PM ou entrar em contato com o suporte técnico pelo telefone: (92) 98842-1813 ou E-mail: dti@pm.am.gov.br e solicitar seu login de acesso.

RECUPERAÇÃO AUTOMATIZADA VIA SMS

Solicite do P1( responsável pelo setor pessoal ) de sua unidade que o mesmo atualize sua ficha cadastral com seus dados telefônicos em dias, depois de atualizado você pode clicar aqui para recuperar seu acesso via SMS utilizando seu celular cadastrado dentro do sistema.

Recuperar meu acesso utilizando meu celular



IMPORTÂNCIA DO ACESSO E RESPONSABILIDADES

Na Área Reservada, o policial militar terá acesso a documentos, requerimentos, serviços e sistemas de atendimentos prioritário de forma online e eficiente aos sistemas da polícia Militar do Amazonas, caso você esteja de acordo a nossa Politica de privacidade. O código secreto (senha) a ser escolhido pelo usuário e gravado no sistema é de uso pessoal, intransferível e de conhecimento exclusivo. É da inteira responsabilidade do usuário policial militar do Amazonas todo e qualquer prejuízo causado pelo fornecimento de sua senha pessoal a terceiros, independente do motivo, não deixe de trocar sua senha pelo menos uma vez ao mês ou quando sentir necessidade.