TODOS OS DIAS COM VOCÊ DESDE DE 1837
quarta, 13 de agosto de 2025
Um grupo de 39 profissionais de instituições do Amazonas e de Roraima participaram da capacitação
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) concluiu, na tarde de terça-feira (12/08), o 16º Curso Básico de Inteligência (CBI), que capacitou um grupo de 39 profissionais que integram os quadros de instituições do Amazonas e de Roraima. A cerimônia de encerramento ocorreu no auditório da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), no bairro Distrito Industrial, zona sul da capital amazonense.
Coordenada pela Assessoria Central de Inteligência da PMAM (ACIPMAM), a capacitação teve carga horária de 120 horas e abordou temáticas como Doutrina de Inteligência, Ciclo de Inteligência, Fundamentos da Contrainteligência e técnicas que sustentam a produção e salvaguarda do conhecimento.
“A atividade de Inteligência representa um instrumento estratégico fundamental para a Segurança Pública, permitindo antecipar ameaças, proteger ativos sensíveis e oferecer conhecimento confiável para decisões críticas”, explicou o chefe da ACIPMAM, major PM Sávio Fernandes.
Ao todo, participaram representantes da própria PMAM, Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai) da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Ministério Público do Amazonas (MP-AM), Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Guarda Civil Metropolitana, Casa Militar do Estado, Centro de Inteligência Regional Norte, Polícia Militar de Roraima (PMRR) e Suframa.
O subcomandante-geral da PMAM, coronel PM Thiago Balbi, destacou a importância da formação para o fortalecimento da atividade de inteligência no Estado.
“Para nós é uma satisfação receber profissionais que procuram a atividade de Inteligência da Polícia Militar para se capacitar. Para nós é uma grande satisfação recebê-los, finalizar o curso aqui com grande êxito, onde 39 novos profissionais serão entregues às suas instituições participando do nosso Curso Básico de Inteligência”, relatou.
FOTO: Gisele Simões/PMAM
Contatos para a imprensa: Diretoria de Comunicação Social da Polícia Militar do Amazonas – (92) 98842-1841.
quarta, 13 de agosto de 2025
O App funciona abertamente e facilita as denúncias contra os crimes hediondos ou organizado. As denúncias recebidas pelo serviço serão repassadas automaticamente para a base de dados da inteligência da PM.
BAIXE O APLICATIVO DA POLÍCIA MILÍTARRecuperar meu acesso utilizando meu celular