TODOS OS DIAS COM VOCÊ DESDE DE 1837
domingo, 05 de novembro de 2023
Com efetivo de mais de 730 policiais militares, a corporação está atuando com patrulhamento e escolta motorizadas e patrulhamento especializado
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) atua, neste domingo (05/11), na ação integrada “Operação Enem 2023”, para garantir a segurança de organizadores e participantes do exame que tem o seu primeiro dia de aplicação de provas hoje. Com um efetivo de 735 policiais militares, a PMAM realizou a escolta das provas e garante a segurança no entorno dos locais de realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
No Amazonas, as provas estão sendo aplicadas em Manaus e em mais 56 municípios. Os policiais que estão participando do plano tático integrado foram divididos em três ações: patrulhamento motorizado, escolta motorizada e patrulhamento especializado.
De acordo com o comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, a instituição é um dos órgãos que já atua na “Operação Enem” em diversas edições, para garantir a tranquilidade das provas e a segurança dos envolvidos.
“A PMAM está presente todos os anos no plano tático para o Enem. Com a atuação dos órgãos envolvidos, garantimos a aplicação das provas sem alteração ou registro de ocorrência de grande vulto. Agradeço o empenho de cada policial militar que está hoje envolvido no primeiro dia de provas e também aqueles que estarão de serviço no próximo domingo na operação para o Enem”, declarou.
A escolta motorizada das provas foi realizada pelo efetivo policial da Força Tática e do Batalhão de Policiamento de Trânsito (BPTran), unidades subordinadas ao Comando de Policiamento Metropolitano (CPM). As equipes ficaram responsáveis desde a chegada das provas ao Amazonas até a entrega nas escolas, passando pelos centros de armazenagem e distribuição na capital e nos municípios onde o Enem está sendo aplicado.
O patrulhamento motorizado está sendo realizado pelos Comandos de Policiamento de Área (CPA’s): Norte, Sul, Leste, Oeste e Centro Sul/Centro Oeste. O patrulhamento especializado, que é o apoio operacional da ação, fica a cargo das unidades do Comando de Policiamento Especializado (CPE).
O monitoramento presencial foi ativado às 8h, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), com integração entre os órgãos federais, estaduais e municipais envolvidos no processo. Os portões foram abertos as 10h e as provas iniciaram as 11h30, no horário de Manaus.
O segundo dia de provas será realizado no próximo domingo, dia 12 de novembro, com a segunda fase da “Operação Enem 2023” e a presença da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) na escolta das provas e segurança nos locais de aplicação.
Efetivo
A operação Enem 2023 é coordenada pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), em ação integrada com a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), Polícia Federal (PF/AM), Secretaria de Estado da Saúde (SES-AM), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe), Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar, Secretaria Municipal de Educação (Semed), Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), Correios, Amazonas Energia e Águas de Manaus, entre outros
FOTOS: Divulgação/PMAM
Contatos para a imprensa: Diretoria de Comunicação Social (DCS) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM): 98842-1841 e Kamilla Lira (99131-8271)
domingo, 05 de novembro de 2023
O App funciona abertamente e facilita as denúncias contra os crimes hediondos ou organizado. As denúncias recebidas pelo serviço serão repassadas automaticamente para a base de dados da inteligência da PM.
BAIXE O APLICATIVO DA POLÍCIA MILÍTARRecuperar meu acesso utilizando meu celular