TODOS OS DIAS COM VOCÊ DESDE DE 1837
terça, 09 de junho de 2026
Oficial morto em combate em 2018 foi o primeiro colocado do II COPCães e teve sua numérica eternizada pela unidade especializada
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) realizou, na manhã desta terça-feira (09/06), a inauguração do Auditório 2º Tenente Jefferson Silva da Companhia Independente de Policiamento com Cães (CIPCães) e a aula inaugural do III Curso de Operações com Cães (COPCães) 2026/01.
A solenidade reuniu autoridades da corporação, familiares do homenageado, oficiais e praças da unidade especializada, marcando um momento de valorização da memória institucional e de fortalecimento da capacitação profissional dos policiais militares.
O novo auditório será utilizado pela companhia para treinamentos, instruções, palestras e atividades do projeto de Cinoterapia desenvolvido pela CIPCães. O espaço recebeu o nome do 2º tenente Jefferson Silva, policial militar que faleceu em serviço em 2018 e deixou um legado de dedicação, profissionalismo e compromisso com a corporação e com o policiamento especializado com cães.
Jefferson integrou a turma do Curso de Formação de Oficiais (CFO) em 2012, na qual conquistou a primeira colocação geral. Também se destacou na área de operações com cães ao concluir o II Curso de Operações com Cães (COPCães), em 2018, como o primeiro colocado da instrução. Durante sua trajetória na unidade, recebeu o codinome "Cachorreiro 07", numérica que foi eternizada pela CIPCães e que não será mais utilizada em futuras edições do curso, como forma de preservar sua memória e reconhecer sua contribuição para a unidade especializada.
Participaram da inauguração do auditório o comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva; o subcomandante-geral da corporação, coronel PM Thiago Balbi; o comandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE), coronel PM Alysson Lima; o comandante do Batalhão de Choque, tenente-coronel PM Marcelo Cruz; o comandante da Companhia de Operações Especiais (COE), major PM Ricardo Lemos; o comandante da CIPCães, major PM Thomaz Lima; além de oficiais e praças da companhia, capitães que integraram a turma do CFO do tenente Jefferson, sua viúva, Mayara Alencar, e sua irmã, Janaína dos Santos. A família de Jefferson recebeu uma homenagem feita pela CIPCães e entregue pelo Alto Comando da corporação.
Para o comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva, a homenagem é justa e representa a valorização de um policial militar que dedicou a sua vida para servir o Amazonas.
“Jefferson tombou em combate fazendo aquilo que jurou fazer quando ingressou na Polícia Militar: proteger a sociedade. É o mínimo que a instituição poderia fazer, eternizar sua memória para que seu legado permaneça vivo entre as futuras gerações de policiais militares”, disse o coronel Klinger.
Um dos momentos mais emocionantes da solenidade foi o descerramento da placa inaugural do auditório, realizado pelo comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva; pelo subcomandante-geral, coronel PM Thiago Balbi; pelo comandante da CIPCães, major PM Thomaz Lima; pela viúva do tenente Jefferson, Mayara Alencar; e por sua irmã, Janaína dos Santos. A cerimônia simbolizou o reconhecimento institucional à trajetória e ao legado deixados pelo oficial.
Na sequência, os capitães PM Afonso Júnior e Kleber Barbosa, companheiros de turma do tenente Jefferson no CFO 2012, fizeram uso da palavra para prestar homenagens ao amigo, destacando sua inteligência, liderança, espírito de companheirismo e dedicação à missão policial militar.
Para o comandante da CIPCães, major PM Thomaz Lima, o novo auditório será utilizado para o avanço das atividades e ações da unidade e preserva o legado de um grande oficial cursado na CIPCães.
“Este auditório representa um avanço para a CIPCães. Além de fortalecer nossas atividades de instrução e capacitação, eterniza a memória do tenente Jefferson, um operador que deixou um legado de dedicação e excelência para a nossa unidade”, afirmou o major Thomaz.
Durante a cerimônia, os presentes ressaltaram a importância de manter viva a memória dos policiais militares que dedicaram suas vidas à missão de servir e proteger a sociedade amazonense, além de destacarem a competência, o profissionalismo e o comprometimento que marcaram a trajetória do tenente Jefferson na corporação.
Formação especializada
Após a inauguração do auditório, foi realizada a aula inaugural do III Curso de Operações com Cães (COPCães) 2026/01, capacitação voltada ao aprimoramento técnico de policiais militares para atuação em operações com emprego de cães farejadores, de patrulhamento e de detecção de narcóticos.
A capacitação teve início com 26 inscritos durante a Semana Administrativa, etapa destinada à adaptação, avaliações e orientações dos candidatos. Ao longo do processo, nove alunos desistiram da formação, resultando em uma turma composta por 17 operadores que participaram da aula inaugural realizada nesta terça-feira. O curso terá duração aproximada de dois meses.
Como parte das atividades iniciais, os candidatos foram submetidos a testes de resistência física e mental. Em um dos momentos mais simbólicos da formação, deixaram de ser identificados pelos próprios nomes e receberam suas numéricas, passando oficialmente à condição de alunos do III COPCães.
A Semana Administrativa foi aberta pelo comandante da CIPCães, major PM Thomaz Lima, que deu as boas-vindas aos candidatos e destacou a importância da disciplina, dedicação e comprometimento exigidos dos futuros operadores. Na sequência, o subcomandante da unidade, major PM Torres, apresentou as orientações gerais sobre o curso, reforçando os valores, normas e responsabilidades inerentes à atividade especializada.
O curso representa mais um investimento da Polícia Militar do Amazonas na qualificação de seu efetivo especializado, contribuindo para o fortalecimento das ações de segurança pública desenvolvidas em todo o estado.
FOTOS: Vitória Veras / PMAM
Contato para a imprensa: Diretoria de Comunicação Social da Polícia Militar do Amazonas – (92) 98842 - 1841.
terça, 09 de junho de 2026
O App funciona abertamente e facilita as denúncias contra os crimes hediondos ou organizado. As denúncias recebidas pelo serviço serão repassadas automaticamente para a base de dados da inteligência da PM.
BAIXE O APLICATIVO DA POLÍCIA MILÍTAR