PMAM oito por porte ilegal de arma de fogo, na capital

segunda, 21 de fevereiro de 2022

As ocorrências foram registradas entre a tarde de domingo e a madrugada desta segunda (21/02)

A Polícia Militar, por meio das 4ª, 14ª, 27ª, 28ª, 30ª Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms) e das Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam) detiveram, entre a tarde de domingo (20/02) e a madrugada desta segunda-feira (21/02), oito homens, de idades entre 19 e 25 anos, por porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas, nas zonas leste e norte de Manaus.

No domingo, por volta das 13h05, a guarnição 7213 da 27ª Cicom, realizava patrulhamento, quando foi acionada via Centro de Comunicações Operacionais Policiais Militares (Cecopom) para verificar uma situação a qual um infrator armado estaria ameaçando os moradores, no Amazonino Mendes, zona norte.

Ao perceber a aproximação da viatura, o mesmo tentou se esconder em uma quitinete. Mas, foi detido e com ele, foram encontradas uma arma caseira tipo pistola e uma munição calibre .36 deflagrada. Diante dos fatos, o homem foi conduzido ao 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP).

Ainda no domingo, a mesma guarnição da 27ª Cicom atendeu à outra denúncia de ameaça, desta vez, aos moradores na rua Abel, bairro Nossa Senhora de Fátima, também na zona norte. No local, os policiais identificaram o infrator, de 25 anos, em posse de uma arma branca. Com ele também foram encontradas uma porção de 200g com características de cocaína e uma trouxinha de material análogo à cocaína. O caso foi registrado no 6º DIP.

Já na zona leste, uma ação conjunta entre as 4ª, 14ª e 30ª Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms) resultou na prisão de um infrator suspeito de tráfico de drogas e posse irregular de arma de fogo de uso restrito. O caso ocorreu no bairro Zumbi, por volta das 16h30, quando as equipes 7127 ,7126 e 7106 foram averiguar denúncia de comércio de entorpecentes, na rua Santa Marta.

No endereço, os policiais identificaram o indivíduo, de 19 anos, que confessou possuir no quintal da residência uma arma de fogo e drogas. Ao todo foram apreendidas uma arma de fabricação caseira calibre .28; quatro munições intactas do mesmo calibre; 12 trouxinhas de produto semelhante à oxi; duas trouxinhas de possivelmente cocaína e uma porção pequena de entorpecente análogo à cocaína. A ocorrência foi encaminhada ao 14º Distrito Integrado de Polícia (DIP).

Em uma outra ação, as equipes 7128 e 7112 da 28ª Cicom, em patrulhamento pela rua Tapajós, Colônia Antônio Aleixo, avistaram vários indivíduos em atitude suspeita. Ao perceber a presença policial, os mesmos fugiram pelo Lago do Aleixo. Mas, acabaram abandonando uma carabina de pressão, dois simulacros, três munições de calibre .9mm, um cartucho calibre .12, quatro cartuchos calibre .380, cinco cartuchos .762 de festim e uma luneta. Além de uma porção de produto parecido com skank; duas porções de produto análogo à oxi; uma porção de possivelmente cocaína e uma balança de precisão. Todo material foi apresentado no 14º DIP.

Por sua vez, os policiais da Rocam apreenderam duas armas de fogo durante uma intervenção, no bairro Santa Etelvina, zona norte. A denúncia foi repassada via Centro de Comunicações Operacionais Policiais Militares (Cecopom) e com base nas informações relatadas por moradores, a guarnição adentrou em uma área de mata próxima ao Conjunto Manaura 1.

Ao perceberem a aproximação dos policiais, dois infratores, de idades não informadas, efetuaram vários disparos. Houve troca de tiros e os mesmos foram atingidos, sendo encaminhados para atendimento no SPA do Galileia.

Com os infratores, foram encontradas uma pistola PT 24/7, calibre .40, com numeração suprimida, com seis munições do mesmo calibre intactas e uma espingarda de fabricação caseira, calibre .28, com um cartucho intacto e dois deflagrados. Também foram apreendidos uma porção média de produto com características de maconha; uma porção média de material análogo à oxi; um rádio comunicador e uma balança de precisão. A ocorrência foi finalizada no 6º DIP.

Madrugada – Por volta de 1h desta segunda-feira (21/02), a guarnição da 28ª Cicom apreenderam uma arma de fogo, na zona leste. As viaturas 7119 e 7112, em patrulhamento de rotina, na rua Doutor Menandro Tapajós, Colônia Antônio Aleixo, avistaram uma motocicleta com três ocupantes em atitude suspeita. O trio fugiu ao perceber a presença policial. Porém, acabaram se desequilibrando do veículo e com eles, foram encontradas uma pistola, marca Taurus, modelo 940, calibre .40, niquelada e com numeração suprimida; um carregador e cinco munições intactas. A equipe apresentou o caso no 14º Distrito Integrado de Polícia (DIP).

Denúncias – A Polícia Militar orienta à população que, ao tomar conhecimento de ações criminosas, informe imediatamente por meio do disque-denúncia 181, ou do 190.

FOTO: Divulgação/PMAM

Informações para a imprensa: Diretoria de Comunicação Social (DCS) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM): 98842-1841.

segunda, 21 de fevereiro de 2022