PMAM participa de evento realizado pelo Ministério da Justiça em Rio Branco

quarta, 28 de outubro de 2020

A Polícia Militar do Amazonas, representada pelo seu comandante-geral, coronel QOPM Ayrton Norte, participa em Rio Branco (AC) do evento inédito promovido pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), o “Senasp Itinerante”, etapa Norte. O encontro tem a finalidade de aproximar os representantes da Segurança Pública de todas as regiões do país, além de gerar intercâmbio de informações. A abertura do evento ocorreu na terça-feira (27/10), e segue com programação até quinta (29/10), no auditório da sede da Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Acre.

O “Senasp Itinerante” é liderado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), na figura do secretário titular, coronel Carlos Renato Machado Paim, visando o conhecimento da realidade local e desenvolvimento e implementação de políticas públicas específicas para fortalecimento dessas localidades.

O coronel Ayrton Norte assinala que o evento percorrerá as regiões brasileiras para ouvir as instituições locais de segurança pública, bem como na oportunidade, apresentar os programas estruturantes da Senasp.

“O encontro é uma importante estratégia de trabalharmos de maneira mais integrada ao que já fazemos, para que juntos possamos encontrar soluções globais contextualizadas à nossa realidade, mas que de modo macro beneficiem toda a população brasileira e, mais especificamente, da região Norte”, destacou o comandante-geral.

Na programação do evento, que segue até quinta-feira (29/10), consta a realização de diversas câmaras temáticas com o coronel Carlos Renato Machado Paim e os comandantes-gerais das Polícias Militares, chefes de Polícia Civil e dirigentes das Perícias Oficiais dos Estados.

Dentre as pautas a serem debatidas destacam-se os temas relacionados a produtos do portfólio do “Senasp Itinerante”, entre eles o fortalecimento das instituições da área de segurança pública; agente de campo; valorização dos profissionais de segurança pública; políticas de prevenção à violência; Sinesp Geointeligência; Sinesp PPE e Sinesp CAD; e também as emendas parlamentares voltadas à área de Segurança Pública. O evento de abertura contou ainda com a presença de parlamentares e autoridades do Poder Judiciário.

Ainda durante a abertura, o secretário titular da Senasp reafirmou que a secretaria se faz presente nas regiões para ouvir, conversar e levar a equipe para demonstrar os produtos e serviços que já existem e podem ser perfeitamente mais aproveitados nas ações. Segundo ele, as ideias dos representantes dos sete estados do Norte serão ouvidas e analisadas para que se possa realizar estudos de viabilidade para amplo desenvolvimento por parte da Senasp.

Produtos do “Senasp Itinerante”:

∙ Em Frente Brasil: articula projetos integrados entre união, estados e municípios, para amenizar ou solucionar fatores socioeconômicos que favoreçam a ocorrência de crimes violentos;

∙ Programa Nacional de Qualidade de Vida para Profissionais de Segurança Pública – Pró-Vida: elabora, fomenta, promove e elabora políticas de valorização dos profissionais de segurança pública e defesa social com foco na prevenção da saúde física e mental;

∙ Programa Nacional de Normalização e Certificação de Produtos e Serviços de Segurança Pública – Pró-Segurança: melhora a qualidade quanto ao uso e o desempenho dos equipamentos, produtos e serviços utilizados na segurança pública;

∙ Pró-Mulher: institui ações multidisciplinares, em especial na área de segurança pública, para enfrentamento às violências doméstica e familiar contra as mulheres;

∙ Programa de Cooperação Acadêmica em Segurança Pública e Ciências Forenses – Procad-Seg: apoia projetos educacionais e de pesquisa voltados à formação de recursos humanos qualificados, pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico;

∙ Fortalecimento das Instituições de Segurança Pública: o objetivo é amenizar o déficit nas instituições estaduais e municipais de segurança pública nos campos de gestão e governança;

∙ Fortalecimento da Rede Integrada de Bancos de Perfis Genéticos: visa modernizar a investigação criminal e produção de provas com uso de exames de ações de capacitação profissional.

As ferramentas em destaque da Senasp são Sinesp PPE, Sinesp CAD, Sinesp Geointeligência, Sinesp Agente de Campo e Sinesp Delegacia Virtual.

quarta, 28 de outubro de 2020