TODOS OS DIAS COM VOCÊ DESDE DE 1837
terça, 10 de dezembro de 2024
Prisão foi efetuada durante a Operação Yara Tupã
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPamb), prendeu, na madrugada de segunda-feira (09/12), um homem de 41 anos, durante a Operação Yara Tupã. A ação, realizada na rodovia AM-010, resultou na apreensão de uma carga de madeira serrada transportada sem a devida Documentação de Origem Florestal (DOF).
A equipe do Batalhão Ambiental foi acionada por agentes de trânsito que haviam retido um caminhão modelo VW/24.250 CNC 6X2, de placasJXM-4E65, carregado com madeira serrada. O volume da carga ultrapassava o permitido pelos órgãos ambientais.
Ao chegar ao local, os policiais militares verificaram o DOF e a nota fiscal apresentados pelo condutor e realizaram a cubagem da carga. Durante a análise, foram constatadas divergências e inconsistências nos valores apresentados, caracterizando transporte ilegal.
Diante das irregularidades, foi dada voz de prisão ao condutor e realizada a apreensão do caminhão e da carga, totalizando aproximadamente 21,448 metros cúbicos de madeira serrada. O prejuízo estimado causado pelo crime ambiental é de R$ 198 mil.
O condutor e o material apreendido foram encaminhados ao 6º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
No Sábado
No sábado (08/12), a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb), apreendeu 600 metros de malhadeira, material de pesca proibido, após fiscalização no Parque Nacional de Anavilhanas, no município de Novo Airão (a 115 quilômetros de Manaus).
A ação policial aconteceu após os policiais militares visualizarem um barco de pequeno porte transportando diversas geleiras e 15 redes de pesca de 40 metros cada. A embarcação estava ancorada nas proximidades do lago do Araparí, onde a pesca predatória é proibida por lei.
Na ocasião, também foram encontrados dois quelônios pequenos. O proprietário do barco, um homem de 28 anos, foi multado.
Operação Yara Tupã
Com o objetivo de combater ameaças e crimes ambientais em Manaus e outros municípios, a Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb), realiza a Operação Yara Tupã. A operação inclui fiscalizações terrestres e fluviais para fortalecer a segurança e a preservação ambiental.
As medidas visam prevenir e combater ações ilícitas contra a fauna e a flora, preservando o meio ambiente e garantindo o equilíbrio dos ecossistemas, em conformidade com a legislação ambiental do estado do Amazonas.
Denúncia
A Polícia Militar do Amazonas orienta a população a denunciar imediatamente qualquer ação criminosa por meio do disque-denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.
FOTOS: Divulgação/PMAM
Contatos para a imprensa: Diretoria de Comunicação Social da Polícia Militar do Amazonas (92) 98842-1841
terça, 10 de dezembro de 2024
O App funciona abertamente e facilita as denúncias contra os crimes hediondos ou organizado. As denúncias recebidas pelo serviço serão repassadas automaticamente para a base de dados da inteligência da PM.
BAIXE O APLICATIVO DA POLÍCIA MILÍTARRecuperar meu acesso utilizando meu celular