TODOS OS DIAS COM VOCÊ DESDE DE 1837
segunda, 28 de julho de 2025
O 16º Curso Básico de Inteligência da PMAM conta com 39 alunos de diversas instituições
Na manhã desta segunda-feira (28/07), a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) realizou a abertura do 16º Curso Básico de Inteligência (CBI), no auditório da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), localizado no bairro Distrito Industrial. A edição contou com 39 alunos de diversas instituições do Amazonas e de Roraima.
A capacitação é coordenada pela Assessoria Central de Inteligência da PMAM (ACIPMAM) e terá carga horária de 120 horas e será concluída no dia 12 de agosto. O CBI tem o objetivo de capacitar profissionais no domínio da doutrina, da técnica e dos fundamentos operacionais da atividade de inteligência na área da Segurança Pública.
Ao todo, os alunos são oriundos de 10 instituições, entre praças e oficiais da própria PMAM e representantes convidados da Secretaria Executiva Adjunta de Inteligência (Seai) da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Ministério Público do Amazonas (MP-AM), Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), Guarda Civil Metropolitana, Casa Militar do Estado, Centro de Inteligência Regional Norte, Polícia Militar de Roraima (PMRR) e Suframa.
De acordo com o comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), coronel PM Klinger Paiva, os resultados apresentados pela corporação nos últimos anos são reflexo do empenho das unidades operacionais alinhadas com as informações de inteligência.
“Temos registrado recordes em apreensões de armas e drogas, e nossas ações são subsidiadas por informações das agências de inteligência do Sistema de Segurança Pública e dos parceiros dos órgãos federais. Essa integração interinstitucional é o que fortalece os nossos trabalhos de inteligência e a Segurança Pública”, disse o coronel Klinger.
O chefe da ACIPMAM, major PM Sávio Fernandes, destacou a importância da capacitação e de formar servidores habilitados para assessorar os órgãos e instituições.
“A atividade de inteligência não é apenas uma função de coleta e análise. Ela representa a proatividade estratégica das instituições, a capacidade de antecipar ameaças, proteger ativos sensíveis e oferecer conhecimento confiável para decisões críticas”.
O 16º Curso Básico de Inteligência vai abordar as temáticas de Doutrina de Inteligência, Ciclo de Inteligência, fundamentos da Contrainteligência e técnicas que sustentam a produção e salvaguarda do conhecimento.
FOTO: Israel Amorim/PMAM
Contatos para a imprensa: Diretoria de Comunicação Social da Polícia Militar do Amazonas – (92) 98842-1841.
segunda, 28 de julho de 2025
O App funciona abertamente e facilita as denúncias contra os crimes hediondos ou organizado. As denúncias recebidas pelo serviço serão repassadas automaticamente para a base de dados da inteligência da PM.
BAIXE O APLICATIVO DA POLÍCIA MILÍTARRecuperar meu acesso utilizando meu celular