TODOS OS DIAS COM VOCÊ DESDE DE 1837
quinta, 21 de dezembro de 2023
Evento contou com autoridades militares e civis, que foram agraciadas com a Medalha Mérito de Operações Especiais
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) realizou, na noite desta terça-feira (19/12), a solenidade de aniversário dos 33 anos da fundação da Companhia de Operações Especiais (COE), na sede da unidade especializada, localizada na avenida Tarumã, zona oeste de Manaus. O evento contou com a presença de autoridades militares e civis.
O comandante da COE, capitão Adaumir, ressaltou a história da companhia, que incialmente era um braço do 1º Batalhão de Choque. “Hoje é um dia de muita alegria para a nossa unidade. São 33 anos de excelência e de serviços prestados para contribuir com a Segurança Pública do Amazonas”, destacou o comandante da COE.
Criada no dia 19 de dezembro de 1990, a Companhia de Operações Especiais (COE) é um dos braços operacionais do Comando de Policiamento Especializado (CPE), para atuar em eventos críticos, situações de altíssimo risco e ameaças extraordinárias.
A atuação da companhia nos últimos anos, especialmente em 2023, foi destacada durante a solenidade. Neste ano, a COE apreendeu mais de 11 toneladas de entorpecentes, gerando um prejuízo de mais de R$ 27,5 milhões ao crime organizado.
Para o comandante-geral, coronel Klinger Paiva, o desempenho da COE vem se aperfeiçoando com o passar dos anos e os reflexos são evidenciados na produtividade da unidade especializada. “Tivemos no início deste mês de dezembro a apresentação da segunda maior apreensão de cocaína da história do Amazonas, que foi registrada pela COE. Os números falam por si só e demonstram a força e compromisso dos policiais militares dessa unidade na repressão ao crime, no combate ao tráfico e narcotráfico de drogas”, afirmou o coronel Klinger.
Segundo o secretário da SSP-AM, coronel Vinicius Almeida, os resultados apresentados pela COE são gigantescos e mostram o empenho da unidade para a Segurança Pública do Amazonas. “Temos a percepção de profissionais que se doam, e o fruto dessa doação e profissionalismo tem resultados práticos e memoráveis. Mais de 1 tonelada por mês é apreendida por meio do trabalho desse grupo que está aqui na nossa frente”, destacou o secretário.
A comemoração das mais de três décadas de serviço da COE contou com entrega da Medalha Mérito de Operações Especiais, concedida a policiais militares e personalidades civis que prestaram serviços e contribuíram com a unidade especializada do CPE, que foram concedidas aos integrantes da COE, ex-PMs que serviram na unidade, ex-comandantes da companhia, autoridades da PMAM, Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), CBMAM, Forças Armadas e representantes de entidades civis.
Além desses agraciados, a solenidade homenageou três viúvas de policiais militares que atuaram na COE: sargento Manoel Wagner Silva Souza, sargento Márcio Carlos de Souza e cabo Daniel Rodrigues Guimarães Filho.
Estiveram presentes no evento o comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva; o secretário de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), coronel Vinicius Almeida; o comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM), coronel Orleilso Muniz; o subcomandante-geral da PMAM, Thiago Balbi; o secretário executivo da SSP-AM, coronel Anézio Paiva; o comandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE), tenente-coronel Alysson Lima; o comandante da COE, capitão Adaumir Diego; e diversas autoridades militares da PMAM, das Forças Armadas, além de parlamentares e representantes civis.
FOTO: Divulgação/PMAM
Contatos para a imprensa: Diretoria de Comunicação Social (DCS) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) 98842-1841 e Kamilla Lira (99131-8271)
quinta, 21 de dezembro de 2023
O App funciona abertamente e facilita as denúncias contra os crimes hediondos ou organizado. As denúncias recebidas pelo serviço serão repassadas automaticamente para a base de dados da inteligência da PM.
BAIXE O APLICATIVO DA POLÍCIA MILÍTARRecuperar meu acesso utilizando meu celular