PMAM realiza tradicional solenidade militar em alusão ao retorno da tropa da Guerra de Canudos

quinta, 21 de dezembro de 2023

Na ocasião, autoridades militares e civis foram condecoradas com a medalha Cândido Mariano pelos serviços prestados à sociedade amazonense.

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) realizou, na noite desta quarta-feira (20/12), a tradicional solenidade alusiva ao retorno da tropa da PMAM da Guerra de Canudos. O evento ocorreu na sede do Comando-Geral da instituição, localizada no bairro Petrópolis, zona sul de Manaus.

Na ocasião, o pelotão representativo de recipiendários da PMAM, composto por oficiais e praças que se destacaram em missões e operações, foi condecorado com a Medalha Ação Policial. Autoridades militares e civis foram agraciadas com a Medalha Cândido Mariano, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à sociedade amazonense.

“Todos os anos a PMAM comemora essa data com muito orgulho. Celebramos o retorno triunfante dos nossos antepassados, que lutaram no sertão nordestino com muita bravura, para combater o movimento rebelde liderado por Antônio Conselheiro. A nossa tropa foi comandada pelo tenente-coronel Cândido Mariano, símbolo de extrema importância para a PMAM. Ostentamos, hoje, a medalha com seu nome para agraciar personalidades militares e civis, que contribuem para o sucesso e conquistas da corporação”, disse o comandante-geral da instituição, coronel Klinger Paiva.

Estiveram presentes no evento o secretário de Segurança Pública, coronel Vinícius Almeida, representando o governador Wilson Lima; o chefe da Casa Militar, coronel Fabiano Bó; o comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva; o subcomandante-geral da PMAM, coronel Thiago Balbi; além de outras autoridades militares e civis.

Guerra dos Canudos

Movimento armado ocorrido entre 7 de novembro de 1896 e 5 de outubro de 1897, nas proximidades do povoado de Canudos, no interior da Bahia, a guerra mobilizou cerca de 12 mil militares de 17 estados brasileiros. O então governador do Amazonas, Fileto Pires Ferreira, atendendo à convocação do Governo Federal, determinou o envio de 24 oficiais e 249 praças, do 1° Batalhão de Infantaria, sob o comando do tenente-coronel Cândido Mariano.

Memorial

A memória dos fatos ocorridos na Guerra de Canudos está exposta no Museu Tiradentes, no Palacete Provincial, localizado no bairro Centro, zona sul de Manaus. No local, também está a Bandeira Brasileira bordada a ouro e prata por senhoras da sociedade paraense e presenteada aos policiais militares do Amazonas, quando eles passaram por Belém, em forma de homenagem e agradecimento aos heróis mortos na Bahia.

Fotos: William Ribeiro/PMAM

Contatos para a imprensa: Diretoria de Comunicação Social (DCS) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) 98842-1841 e Kamilla Lira (99131-8271)

quinta, 21 de dezembro de 2023