SERVIÇOS ONLINE

TODOS OS DIAS COM VOCÊ DESDE DE 1837

Notícias e Informativos

Quer descobrir mais notícias da PMAM ?

Polícia Militar apoia ações preventivas do Setembro Amarelo

quarta, 11 de setembro de 2019

Neste ano, o “Setembro Amarelo”, mês dedicado à prevenção do suicídio, o tema é "Falar é a Melhor Solução”, e a Polícia Militar do Amazonas (PMAM) realiza um importante trabalho na prevenção ao suicídio por meio de ações de gerenciamento de crise e técnicas de negociação que são aplicadas pelos policiais em caso de pessoas tentarem contra a própria vida.

 

Os policiais são capacitados pelo Centro de Psicologia da PMAM, que realiza oficinas com palestras de orientação sobre patologias e sintomas para, assim, fazer com que o efetivo da Corporação tenha conhecimento para lidar com as pessoas que sofrem de depressão e tentam o suicídio. A capacitação possibilita aos policiais um olhar diferenciado sobre as pessoas com problemas emocionais e mentais, o que tem proporcionado resultados positivos em situações registradas recentemente na capital.

 

Segundo o psicólogo do Centro de Psicologia, capitão Alexandre Picanço, a PMAM vive em um processo de construção de valorização de saúde psicológica. Ele explica que as mudanças para o conhecimento são gradativas, na forma de valorizar o trabalho e entender a importância da orientação no combate à depressão e tentativas de suicídio que o policial lida a cada ocorrência.

 

Outro fator positivo que a PMAM incentiva são as ações de seus policiais no conhecimento da causa e o seu engajamento em campanhas e ações de Organizações da Sociedade Civil (OSC), como é o caso da vice-presidente do Núcleo de Apoio à Vida Manaus (Navima), a psicóloga e tenente Edith Martins.

 

Ela conta que o “Setembro Amarelo” é uma campanha nacional de prevenção ao suicídio, iniciada em 2015 pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

 

"Desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. A ideia é promover eventos que abram espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando a população sobre a importância de sua discussão. Falar sobre o assunto é muito importante, pois é uma questão de saúde pública. Só no Brasil, o suicídio é a quarta causa mais comum de morte entre jovens”, informou.

 

Ainda segundo a oficial, o Centro de Valorização da Vida é reconhecido como um serviço de utilidade Pública Federal. "É uma associação sem fins lucrativos e filantrópicos que busca dar apoio emocional e prevenção para quem precisa. Desde 2015, é possível entrar em contato com eles através do telefone de maneira gratuita, basta ligar o número 188. O atendimento é anônimo e realizado por voluntários que guardam sigilo".

 

O Núcleo de Apoio à Vida Manaus é uma OSC sem fins lucrativos, mantenedora do posto CVV Manaus, que funciona no Hospital da Criança e tem atualmente 23 voluntários capacitados pelo CVV nacional de Brasília, e, em breve, vai atender pelo 188, no qual os voluntários vão dedicar 4 horas do seu tempo por semana para atender as ligações.

 

A Corporação conta também com a Diretoria de Promoção Social, que, junto com o Centro de Psicologia da PMAM, realiza campanhas de orientações para o policial. Os policiais lidam com ações preventivas e, logo, conhecem melhor as fragilidades do ser humano, uma vez que no seu trabalho diário, surgem diversas situações que esse tipo de conhecimento é necessário.

 

Na manhã desta quarta-feira (11/09), a PMAM realizou, no auditório do Comando de Policiamento Especializado (CPE), a abertura da I Campanha Setembro Amarelo. Trata-se de um ciclo de palestras de prevenção ao suicídio, que será desenvolvido durante três dias de atividades com atividades voltadas aos policiais militares e à comunidade adjacente.

quarta, 11 de setembro de 2019



PM SEMPRE AO SEU LADO!

APP INFORME

O App funciona abertamente e facilita as denúncias contra os crimes hediondos ou organizado. As denúncias recebidas pelo serviço serão repassadas automaticamente para a base de dados da inteligência da PM.

BAIXE O APLICATIVO DA POLÍCIA MILÍTAR

INFORMATIVO DE RECUPERAÇÃO DE ACESSO

DTI - DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Para você ter acesso a área reservada de serviços do Policial Militar do Amazonas com o login único, você precisa utilizar seu login de acesso do sistema comando web, caso você não possua terá que se dirigir a DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DTI/PMAM que fica localizada no Comando Geral da PM ou entrar em contato com o suporte técnico pelo telefone: (92) 98842-1813 ou E-mail: dti@pm.am.gov.br e solicitar seu login de acesso.

RECUPERAÇÃO AUTOMATIZADA VIA SMS

Solicite do P1( responsável pelo setor pessoal ) de sua unidade que o mesmo atualize sua ficha cadastral com seus dados telefônicos em dias, depois de atualizado você pode clicar aqui para recuperar seu acesso via SMS utilizando seu celular cadastrado dentro do sistema.

Recuperar meu acesso utilizando meu celular



IMPORTÂNCIA DO ACESSO E RESPONSABILIDADES

Na Área Reservada, o policial militar terá acesso a documentos, requerimentos, serviços e sistemas de atendimentos prioritário de forma online e eficiente aos sistemas da polícia Militar do Amazonas, caso você esteja de acordo a nossa Politica de privacidade. O código secreto (senha) a ser escolhido pelo usuário e gravado no sistema é de uso pessoal, intransferível e de conhecimento exclusivo. É da inteira responsabilidade do usuário policial militar do Amazonas todo e qualquer prejuízo causado pelo fornecimento de sua senha pessoal a terceiros, independente do motivo, não deixe de trocar sua senha pelo menos uma vez ao mês ou quando sentir necessidade.