O Comando de Policiamento Ambiental da Polícia Militar do Amazonas, por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BP Amb), realizou, na tarde de segunda-feira (9/12), a apreensão de aproximadamente três toneladas de pescado ilegal na feira da Panair, zona sul de Manaus.
A ação, aconteceu durante a “Operação Natal da Paz”, que realizou fiscalização de rotina e identificou que uma embarcação estava com pescado ilegal (sardinha), que se encontra no período do defeso, nos porões. Quando questionado, o proprietário da carga disse não possuir nenhum documento do pescado.
Ainda na fiscalização, foi identificado dois freezers em cima da balsa na feira da Panair, contendo pirarucu e surubim, peixes que também se encontram no defeso.
Todo o material foi apreendido e encaminhado para o 1° Distrito Integrado de Polícia (DIP). O homem detido foi identificado como responsável pelo crime ambiental e conduzido para a Delegacia Especializada em Meio Ambiente para os procedimentos legais.
O Comando de Policiamento Ambiental orienta a população que criar, guardar, transportar, capturar ou caçar animais silvestres sem autorização do órgão competente, configura crime ambiental, sujeitando seus autores às penalidades previstas na Lei.