TODOS OS DIAS COM VOCÊ DESDE DE 1837
segunda, 11 de dezembro de 2023
Entre os pescados estavam pirarucu, tambaqui e aruanã. Além de oito quelônios.
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), durante ações distintas, do Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb), apreendeu no sábado (09/12), mais de 1,5 tonelada de pescado ilegal e oito quelônios, nas zonas leste e oeste de Manaus.
Entre os peixes estavam pirarucu, tambaqui e aruanã, que foram encontrados em três veículos, sendo um caminhão e duas pick-ups, que estavam trafegando na Brigadeiro Hilário Gurjão, no bairro Jorge Teixeira, zona leste. Os quelônios foram apreendidos na rua Amazonas, bairro Tarumã-Açú, zona oeste de Manaus.
Por volta de 8h30, durante patrulhamento pela referida avenida, a equipe ambiental avistou três veículos. Os responsáveis pela carga, com idades de 35, 48 e 33 anos; foram questionados sobre a procedência dos produtos e se possuíam a documentação necessária, tendo sido apresentada apenas uma Guia de Trânsito de Animal ( GTA) vencida e faltando a Licença de Operação, caracterizando o crime ambiental.
A carga avaliada no valor de R$ 233.375, foi apreendida e os três cidadãos foram apresentados no 14º Distrito Integrado de Polícia (DIP)
Outra ação do Batalhão Ambiental, foi realizada por volta das 13h, também no sábado (09/12), resultou na apreensão de oito quelônios. Fato ocorrido na rua Amazonas, Tarumã-Açú.
Após receberem uma denúncia anônima, os policiais militares fizeram buscas no endereço citado, onde foi constatada a existência dos quelônios. Após comprovado o crime ambiental, os animais, juntamente com o indivíduo foram apresentados no 19° Distrito Integrado de Polícia (DIP), posteriormente, os quelônios foram conduzidos ao CETAS/IBAMA, para receberem os cuidados devidos.
Crime ambiental
O Comando de Policiamento Ambiental e o Batalhão Ambiental orientam a população que pescar, transportar e comercializar peixes do ambiente natural que encontram-se em período de defeso, sem licença ou autorização do órgão ambiental competente, configura crime ambiental, sujeitando seus autores às penalidades previstas na Lei.
Denúncias
A Polícia Militar orienta a população que, ao tomar conhecimento de ações criminosas, informe imediatamente por meio do disque-denúncia 181, ou do 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.
FOTO: Divulgação/PMAM
Informações para a imprensa: Diretoria de Comunicação Social (DCS) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM): 98842-1841.
segunda, 11 de dezembro de 2023
O App funciona abertamente e facilita as denúncias contra os crimes hediondos ou organizado. As denúncias recebidas pelo serviço serão repassadas automaticamente para a base de dados da inteligência da PM.
BAIXE O APLICATIVO DA POLÍCIA MILÍTARRecuperar meu acesso utilizando meu celular