TODOS OS DIAS COM VOCÊ DESDE DE 1837
quinta, 11 de janeiro de 2024
Apreensões aconteceram durante patrulhamentos nos bairros Centro e São Raimundo
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPamp), em ações distintas, na quarta-feira (10/01) e quinta-feira (11/01), apreendeu aproximadamente 45 m³ de madeira serrada ilegal, na zona oeste e sul de Manaus.
Por volta das 02h20, desta quinta-feira, durante patrulhamento no Porto da Feira da Panair, Centro, os policiais militares avistaram dois caminhões sendo carregados. No local verificou-se que era um transporte de madeira ilegal.
Na abordagem foi encontrada uma carga de aproximadamente 33m³ de madeira serrada em tábua, em dois caminhões de cor vermelha, de placas JXA5160 e JWF4073. Após a conferência da carga foi constatada que os proprietários dos caminhões, de 39 anos e 63 anos, não possuíam o Documento de Origem Florestal (DOF), caracterizando o crime ambiental, de acordo com o artigo ART. 46 da Lei 9.605/98.
Diante dos fatos, os dois homens com as cargas foram conduzidos ao 1° Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Em outra ação, na noite de quarta-feira durante patrulhamento pelo Porto do São Raimundo, os policiais militares avistaram uma embarcação fazendo transporte de uma carga de aproximadamente 12m³ de madeira serrada para uma pick-up, de placa NOY 1736.
Os proprietários da embarcação e veículo, sendo três homens, foram abordados e constatou-se que não possuíam DOF (Documento de Origem Florestal) nem as devidas licenças ambientais para o transporte da madeira, caracterizando assim o Crime Ambiental, de acordo com o artigo ART. 46 da Lei 9.605/98.
Diante dos fatos, o trio e a carga, de aproximadamente 1,5 m³, foram conduzidos ao 19º DIP.
Crime ambiental
É crime ambiental vender, transportar, guardar ou expor à venda produtos de origem vegetal (carvão ou madeira) sem a devida licença ou em desconformidade com a documentação, sujeitando seus autores às penalidades previstas na Lei de Crimes Ambientais.
Denúncia
A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que, ao tomar conhecimento de ações criminosas, informe imediatamente por meio do disque-denúncia 181, ou do 190.
FOTO: Divulgação/PMAM
Informações para a imprensa: Diretoria de Comunicação Social (DCS) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM): 98842-1841 e Kamilla Lira (92) 99131-8271.
quinta, 11 de janeiro de 2024
O App funciona abertamente e facilita as denúncias contra os crimes hediondos ou organizado. As denúncias recebidas pelo serviço serão repassadas automaticamente para a base de dados da inteligência da PM.
BAIXE O APLICATIVO DA POLÍCIA MILÍTARRecuperar meu acesso utilizando meu celular