SERVIÇOS ONLINE

TODOS OS DIAS COM VOCÊ DESDE DE 1837

Notícias e Informativos

Quer descobrir mais notícias da PMAM ?

Polícia Militar do Amazonas flagra desmatamento ilegal no município de Manicoré

quarta, 26 de junho de 2024

 

 

Aproximadamente 37 milhões de metros quadrados de selva foram devastados

 

 

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), flagrou, na terça-feira (25/06), cerca de 37 milhões de metros quadrados de selva devastados, no município de Manicoré (a 332 quilômetros de Manaus).

 

O flagrante ocorreu durante fiscalização em uma operação integrada do BPAmb com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), no Rio Manicoré, em uma área considerada a maior frente de desmatamento no sul do Amazonas.

 

No local, as equipes identificaram que os criminosos já haviam desmatado mais de 3.721 hectares, o que equivale a 37 milhões e 210 mil metros quadrados de devastação da floresta amazônica.

 

Os suspeitos estavam preparando o local para iniciar uma grande queimada, como parte do modus operandis do grupo. Ao perceberem a chegada dos helicópteros com os agentes ambientais, os homens fugiram para área de mata virgem, abandonando insumos, suprimentos, equipamentos e veículos.

 

Os materiais apreendidos serão utilizados nas ações de investigação para responsabilizar os responsáveis, que já foram identificados por agentes da Polícia Federal (PF) em outra ação, registrada em abril deste ano. Além disso, o mesmo grupo criminoso já teria sido multado pelo Ibama no valor de R$ 18 milhões de reais.

 

Crime Ambiental

A Polícia Militar do Amazonas informa as penas para quem desmata ilegalmente na Amazônia, segundo o artigo 38, da Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998).

Destruir ou danificar floresta considerada de preservação permanente, mesmo que em formação, ou utilizá-la com infringência das normas de proteção está sujeito a detenção de um a três anos, multa, ou ambas as penas cumulativamente.

 

Denúncia

 

A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.

 

 

FOTOS: Divulgação/ PMAM

 

Contatos para a imprensa: Diretoria de Comunicação Social (DCS) da Polícia Militar do Amazonas (PMAM) 98842-1841 e Kamilla Lira (99131-8271)

 

quarta, 26 de junho de 2024



PM SEMPRE AO SEU LADO!

APP INFORME

O App funciona abertamente e facilita as denúncias contra os crimes hediondos ou organizado. As denúncias recebidas pelo serviço serão repassadas automaticamente para a base de dados da inteligência da PM.

BAIXE O APLICATIVO DA POLÍCIA MILÍTAR

INFORMATIVO DE RECUPERAÇÃO DE ACESSO

DTI - DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Para você ter acesso a área reservada de serviços do Policial Militar do Amazonas com o login único, você precisa utilizar seu login de acesso do sistema comando web, caso você não possua terá que se dirigir a DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DTI/PMAM que fica localizada no Comando Geral da PM ou entrar em contato com o suporte técnico pelo telefone: (92) 98842-1813 ou E-mail: dti@pm.am.gov.br e solicitar seu login de acesso.

RECUPERAÇÃO AUTOMATIZADA VIA SMS

Solicite do P1( responsável pelo setor pessoal ) de sua unidade que o mesmo atualize sua ficha cadastral com seus dados telefônicos em dias, depois de atualizado você pode clicar aqui para recuperar seu acesso via SMS utilizando seu celular cadastrado dentro do sistema.

Recuperar meu acesso utilizando meu celular



IMPORTÂNCIA DO ACESSO E RESPONSABILIDADES

Na Área Reservada, o policial militar terá acesso a documentos, requerimentos, serviços e sistemas de atendimentos prioritário de forma online e eficiente aos sistemas da polícia Militar do Amazonas, caso você esteja de acordo a nossa Politica de privacidade. O código secreto (senha) a ser escolhido pelo usuário e gravado no sistema é de uso pessoal, intransferível e de conhecimento exclusivo. É da inteira responsabilidade do usuário policial militar do Amazonas todo e qualquer prejuízo causado pelo fornecimento de sua senha pessoal a terceiros, independente do motivo, não deixe de trocar sua senha pelo menos uma vez ao mês ou quando sentir necessidade.