TODOS OS DIAS COM VOCÊ DESDE DE 1837
sexta, 03 de janeiro de 2025
Responsável pela madeira não apresentou documentação exigida e a carga foi apreendida
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio do Batalhão de Policiamento Ambiental (BPamb), prendeu um homem, de 57 anos, e apreendeu 5 metros cúbicos de madeira ilegal, durante Operação Yara Tupã, na manhã de quarta-feira (02/01), no bairro Centro, zona sul de Manaus.
Durante fiscalização em uma embarcação na orla de Manaus, por volta das 7h30, os policiais militares identificaram uma carga de madeira serrada, do tipo dormentes e ripas, transportada na embarcação. Ao solicitarem a documentação necessária, o responsável pela carga informou não possuir o Documento de Origem Florestal (DOF), obrigatório para comercialização, armazenamento e transporte de produtos de origem florestal.
Diante da irregularidade, o homem foi preso por infringir a Lei 9.605/98, que trata de crimes ambientais, e a normativa 021/2014 do IBAMA. Ele foi conduzido, juntamente com a madeira apreendida, ao 1º Distrito Integrado de Polícia (DIP).
Crime ambiental
A Polícia Militar do Amazonas orienta que, quem transporta ou guarda madeira, lenha, carvão e outros produtos de origem vegetal, sem licença válida para todo o tempo da viagem ou do armazenamento, outorgada pela autoridade competente. Configura crime ambiental, sujeitando seus autores às penalidades previstas em lei.
Denúncia
A Polícia Militar do Amazonas orienta a população que informe imediatamente ao tomar conhecimento de qualquer ação criminosa, por meio do disque denúncia 181 ou pelo 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.
FOTOS: Divulgação/PMAM
Contatos para a imprensa: Diretoria de Comunicação Social da Polícia Militar do Amazonas (92) 98842-1841.
sexta, 03 de janeiro de 2025
O App funciona abertamente e facilita as denúncias contra os crimes hediondos ou organizado. As denúncias recebidas pelo serviço serão repassadas automaticamente para a base de dados da inteligência da PM.
BAIXE O APLICATIVO DA POLÍCIA MILÍTARRecuperar meu acesso utilizando meu celular