TODOS OS DIAS COM VOCÊ DESDE DE 1837
terça, 04 de fevereiro de 2025
Ao todo, 30 oficiais da PMAM vão participar do curso que vai se estender até o dia 21 de fevereiro
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) realizou, na tarde desta segunda-feira (03/02), a Aula Inaugural do Curso de Gerenciamento de Crises 2025 da Companhia de Operações Especiais (COE). A abertura do treinamento foi realizada na sede da COE, localizada no bairro Tarumã.
O curso, que vai se estender até o dia 21 de fevereiro, conta com 30 oficiais da PMAM inscritos e tem como objetivo capacitar os policiais militares para atuarem de forma técnica, eficiente e segura em ocorrências de alta complexidade, com foco na tomada de decisões estratégicas durante situações críticas.
O comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva, ressaltou a importância do curso para o aprimoramento profissional e capacitação dos oficiais. “Esse é um curso muito importante para a nossa instituição. O curso de gerenciamento de crise é uma oportunidade para a evolução da nossa tropa e para as unidades especializadas”, disse o comandante-geral.
Os participantes do curso são subordinados a unidades dos Comandos de Policiamento Especializado (CPE) e Metropolitano (CPM), entre elas a COE, as Rondas Ostensivas Cândido Mariano (Rocam), o Batalhão de Choque, o Regimento de Policiamento Montado Coronel Bentes (RPMon), Força Tática e Companhias Interativas Comunitárias (Cicom’s).
O comandante do CPE, coronel PM Alysson Lima, destacou a qualificação dos oficiais que estão inscritos no curso e dos instrutores. “Todos aqui presentes possuem o Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) e a qualificação que a nossa Polícia Militar do Amazonas precisa. Muitos oficiais fizeram esse curso em São Paulo e em outros estados e agora nós estamos implementando essa capacitação para os nossos policiais militares aqui, e esses oficiais estão prontos e em condições para serem instrutores de gerenciamento de crise”, pontuou o comandante do CPE.
Estiverem presentes na aula inaugural o comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger; o subcomandante-geral e instrutor da aula inaugural, coronel PM Thiago Balbi; o comandante do CPE, coronel PM Alysson Lima; o subcomandante do CPM, tenente-coronel PM França; o subcomandante do Comando de Policiamento Ambiental (CPAmb), tenente-coronel PM Márcio Leite; o comandante do Batalhão de Choque, tenente-coronel PM Marcelo Cruz; o comandante da Rocam, tenente-coronel PM Renan Carvalho; o comandante da COE, major Ricardo Lemos; e demais comandantes de unidades operacionais do CPE e CPM.
Conteúdos
Durante três semanas, os oficiais irão participar de aulas teóricas expositivas com uso de recursos audiovisuais, estudos de casos reais, discussões em grupo, simulações práticas de gerenciamento de crises, palestras com especialistas em Segurança Pública e direito, e avalições teóricas e práticas para mensuração do aprendizado durante o curso.
A capacitação vai abordar temas como o histórico do gerenciamento de crises com a evolução desse gerenciamento no Brasil e no mundo, a evolução do papel das Forças de Segurança em crises, processos de comando e controle em operações críticas, aspectos jurídicos do gerenciamento de crises, direitos humanos e uso progressivo da força, responsabilidades legais dos comandantes e operadores, técnicas e estratégias de negociações em crises, uso de tecnologia e equipamentos especializados, entre outros tópicos.
FOTOS: Vicente Silva/PMAM
Contatos para a imprensa: Diretoria de Comunicação Social da Polícia Militar do Amazonas – (92) 98842-1841
terça, 04 de fevereiro de 2025
O App funciona abertamente e facilita as denúncias contra os crimes hediondos ou organizado. As denúncias recebidas pelo serviço serão repassadas automaticamente para a base de dados da inteligência da PM.
BAIXE O APLICATIVO DA POLÍCIA MILÍTARRecuperar meu acesso utilizando meu celular