TODOS OS DIAS COM VOCÊ DESDE DE 1837
sábado, 19 de julho de 2025
Turma é composta por policiais do Amazonas e do Acre; curso teve duração de duas semanas com aulas práticas e teóricas
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) formou, nesta sexta-feira (18/07), 34 novos instrutores do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), sendo 32 do estado do Amazonas e dois da Polícia Militar do Acre (PMAC). A capacitação foi realizada ao longo de duas semanas, em Manaus, e teve como foco preparar os policiais militares para atuar como agentes de prevenção dentro das escolas da rede pública e privada.
O curso abordou temas como metodologia de ensino, didática, gerenciamento de sala de aula, dinâmicas educativas, técnicas de comunicação e o modelo de tomada de decisão Proerd, ferramenta central do programa que ensina crianças e adolescentes a tomarem decisões seguras e responsáveis.
De acordo com o coordenador do Proerd, tenente-coronel PM Henriques, o processo de seleção dos participantes foi rigoroso, com testes práticos e entrevistas, com o objetivo de escolher profissionais com o perfil adequado para trabalhar diretamente com o público infantojuvenil.
“Queríamos selecionar policiais que fossem mais do que bons profissionais: pessoas que as famílias possam confiar para cuidar do que têm de mais precioso, que são seus filhos”, afirmou o tenente-coronel.
Impacto do Proerd
O soldado PM Danilo Ian, da turma de formação 2023-2024, foi aluno do Proerd aos dez anos de idade. Ele conta que a experiência o marcou profundamente e influenciou sua decisão de seguir carreira na Polícia Militar.
“Meu instrutor era o soldado Sena Cruz, e eu guardei aquele certificado com muito carinho. Eu lembro das aulas, da farda, das mensagens que a gente recebia. Eu era só uma criança de dez anos, mas aquilo com certeza ficou em mim. Algo foi plantado ali”, disse.
Mais de duas décadas depois, Danilo retornou ao Proerd, agora como policial militar, e reencontrou seu antigo instrutor, agora sargento. Para ele, o programa continua sendo um caminho de transformação.
“Foi um momento muito especial, como se aquela criança de dez anos ainda estivesse comigo, feliz, lembrando da montanha-russa e de tudo que o instrutor nos proporcionava. Agora é como se eu pudesse retribuir tudo aquilo que aprendi com ele. O Proerd continua sendo um caminho de transformação pra mim. E eu sempre digo: a proposta do Proerd é transformar os participantes, mas a primeira pessoa a ser transformada é o próprio instrutor. Pra mim, foi o início de muita coisa, e eu tenho grandes expectativas em relação ao futuro com as crianças”, destacou o soldado.
FOTOS: Wilson Tavares/PMAM
Contatos para a imprensa: Diretoria de Comunicação Social da Polícia Militar do Amazonas – (92) 98842-1841.
sábado, 19 de julho de 2025
O App funciona abertamente e facilita as denúncias contra os crimes hediondos ou organizado. As denúncias recebidas pelo serviço serão repassadas automaticamente para a base de dados da inteligência da PM.
BAIXE O APLICATIVO DA POLÍCIA MILÍTARRecuperar meu acesso utilizando meu celular