TODOS OS DIAS COM VOCÊ DESDE DE 1837
quarta, 26 de novembro de 2025
Mais de 150 capitães da corporação concluíram o curso com Especialização em Gestão Pública aplicada à Segurança
A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) realizou, na noite de segunda-feira (24/11), a solenidade de certificação do Curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (CAO) com Especialização em Gestão Pública aplicada a Segurança, pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA). O evento foi realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques, localizado na avenida Constantino Nery, bairro Flores, zona centro-sul de Manaus.
Na ocasião, foram diplomados 157 capitães da Polícia Militar do Amazonas (PMAM), que agora se tornam aptos para a promoção ao posto de major. O CAO habilita os capitães, que são oficiais intermediários, para o exercício das funções de oficial superior.
O governador Wilson Lima foi escolhido como nome da turma do CAO 2025. O paraninfo é o reitor da UEA, André Zogahib; o patrono é o comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva; e a homenagem da turma foi para o secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel PM Vinicius Almeida.
O comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva, destacou a importância da capacitação, fruto de uma parceria entre a corporação militar, a UEA e a Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM).
“Essa é uma reparação essencial que alinha competência técnica, visão estratégica, maturidade institucional e capacidade de liderança. A nossa corporação necessita de oficiais altamente capacitados nas áreas gerenciais, operacionais e táticas, aptos a liderar equipes, planejar ações, administrar recursos, conduzir crises e representar, com dignidade, a instituição perante a sociedade amazonense”, disse o coronel Klinger.
Participaram da solenidade o comandante-geral da PMAM, coronel PM Klinger Paiva; o secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel PM Vinicius Almeida; o Diretor da Escola Superior de Ciências Sociais, da UEA, professor doutor Paulo César Diniz Araújo, que estava no ato representando o reitor da UEA; o diretor-geral do Instituto Integrado de Ensino de Segurança Pública (Iesp), coronel PM Eyderson Fonseca; o subcomandante-geral da PMAM, coronel PM Thiago Balbi; o chefe do Estado-Maior da PMAM, coronel PM Bruno Azevedo; além de autoridades civis e militares.
O CAO foi criado pela UEA em 26 de janeiro de 2017 e reeditado para o formato atual em 17 de novembro de 2021, com 12 meses de duração e carga horária de 525 horas/aula. Esta é a quarta oferta destinada aos servidores do Amazonas no âmbito da segurança pública, sendo ofertado exclusivamente aos policiais militares.
Antes da criação do CAO no Amazonas, os oficiais eram designados para serem formados em outros estados.
Foto: Vicente Silva/ PMAM
Contatos para a imprensa: Diretoria de Comunicação Social da Polícia Militar do Amazonas – (92) 98842 – 1841.
quarta, 26 de novembro de 2025
O App funciona abertamente e facilita as denúncias contra os crimes hediondos ou organizado. As denúncias recebidas pelo serviço serão repassadas automaticamente para a base de dados da inteligência da PM.
BAIXE O APLICATIVO DA POLÍCIA MILÍTARRecuperar meu acesso utilizando meu celular