SERVIÇOS ONLINE

TODOS OS DIAS COM VOCÊ DESDE DE 1837

Notícias e Informativos

Quer descobrir mais notícias da PMAM ?

Polícia Militar do Amazonas intercepta balsa petroleira vinda do Peru com 370kg de cloridrato de cocaína

sexta, 05 de dezembro de 2025

SONORA E VÍDEO

https://we.tl/t-MxCLqhpVNB

Prejuízo ao crime organizado ultrapassa R$ 27 milhões

 

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM), por meio da Companhia de Operações Especiais (COE),
interceptou uma balsa petroleira, oriunda do Peru, que transportava mais de 370 quilos de cloridrato de cocaína. A operação foi desencadeada no Rio Solimões, em região próxima ao município de Anamã (a 165 quilômetros de Manaus), na madrugada de quarta-feira (03/12).

A ação teve origem após informações de Inteligência da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) da Polícia Federal no Amazonas (PF/AM) e contou com o apoio da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM). A ocorrência foi apresentada à imprensa durante coletiva na sede da COE, localizada na avenida Torquato Tapajós, zona oeste.

Após receber as informações, os policiais militares da COE seguiram em diligência pelo Rio Solimões e, em um ponto próximo ao município de Anamã, realizaram abordagem a balsa petroleira. Durante as diligências, verificou-se que em um dos tanques que armazenava combustível estava com o lacre rompido e constatou-se que haviam sacos de entorpecentes amarrados e afundados no petróleo.

Segundo o comandante do Comando de Policiamento Especializado (CPE) da PMAM, coronel Alysson Lima, a experiência da tropa foi determinante para identificar o esconderijo.

“Os policiais militares já possuem tirocínio específico para esse tipo de fiscalização. Sabem onde procurar e que técnicas os traficantes utilizam. Os sete tripulantes da balsa, alegaram não saber da existência da droga. Eles não ofereceram resistência e foram encaminhados a sede da Polícia Federal para esclarecimentos”, contou.

O diretor do Departamento de Polícia do Interior (DPI) da PC-AM, delegado Paulo Mavignier, destacou o apoio da Polícia Civil e o impacto financeiro causado às organizações criminosas por esta ação.

“A Polícia Civil participou ativamente da operação, com apoio do DRCO (Departamento de Repressão ao Crime Organizado) e da nossa Delegacia Fluvial, que prestou suporte logístico fundamental. Quero parabenizar todos os policiais envolvidos, porque a cocaína em forma de cloridrato é a droga de maior valor agregado. Esses 370 quilos, quando chegam ao varejo, têm sua quantidade triplicada, já que os traficantes fazem o chamado ‘arqueamento’, adicionando produtos químicos para aumentar o volume e distribuir no comércio ilegal.”

O chefe do Estado-Maior da PMAM, coronel PM Bruno Azevedo, destacou os resultados alcançados pela corporação ao longo deste ano referente ao trabalho voltado no combate ao tráfico de drogas. Ele reforçou ainda o trabalho integrado das Forças de Segurança para resultados positivos em ações como essas.

“Ao longo deste ano, somente a Polícia Militar apreendeu mais de 25 toneladas de drogas. Ano passado foram apreendidas 22 toneladas e meia. Nos últimos três anos, mantivemos o maior índice de apreensões, resultado de atuação exitosa das nossas unidades, ações conjuntas com as Forças de Segurança e do trabalho de Inteligência”, ressaltou.

As drogas foram conduzidas à PF/AM. A apreensão do material ilícito representa prejuízo de mais de R$ 27 milhões ao crime.

Denúncia

A Polícia Militar do Amazonas orienta a população a informar, imediatamente, ao tomar conhecimento da ação criminosa, por meio do disque denúncia 190. A identidade do denunciante será mantida em sigilo.

Foto: Divulgação/ PMAM

Contatos para a imprensa: Diretoria de Comunicação Social da Polícia Militar do Amazonas – (92) 98842 – 1841.

sexta, 05 de dezembro de 2025



PM SEMPRE AO SEU LADO!

APP INFORME

O App funciona abertamente e facilita as denúncias contra os crimes hediondos ou organizado. As denúncias recebidas pelo serviço serão repassadas automaticamente para a base de dados da inteligência da PM.

BAIXE O APLICATIVO DA POLÍCIA MILÍTAR

INFORMATIVO DE RECUPERAÇÃO DE ACESSO

DTI - DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

Para você ter acesso a área reservada de serviços do Policial Militar do Amazonas com o login único, você precisa utilizar seu login de acesso do sistema comando web, caso você não possua terá que se dirigir a DIRETORIA DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO - DTI/PMAM que fica localizada no Comando Geral da PM ou entrar em contato com o suporte técnico pelo telefone: (92) 98842-1813 ou E-mail: dti@pm.am.gov.br e solicitar seu login de acesso.

RECUPERAÇÃO AUTOMATIZADA VIA SMS

Solicite do P1( responsável pelo setor pessoal ) de sua unidade que o mesmo atualize sua ficha cadastral com seus dados telefônicos em dias, depois de atualizado você pode clicar aqui para recuperar seu acesso via SMS utilizando seu celular cadastrado dentro do sistema.

Recuperar meu acesso utilizando meu celular



IMPORTÂNCIA DO ACESSO E RESPONSABILIDADES

Na Área Reservada, o policial militar terá acesso a documentos, requerimentos, serviços e sistemas de atendimentos prioritário de forma online e eficiente aos sistemas da polícia Militar do Amazonas, caso você esteja de acordo a nossa Politica de privacidade. O código secreto (senha) a ser escolhido pelo usuário e gravado no sistema é de uso pessoal, intransferível e de conhecimento exclusivo. É da inteira responsabilidade do usuário policial militar do Amazonas todo e qualquer prejuízo causado pelo fornecimento de sua senha pessoal a terceiros, independente do motivo, não deixe de trocar sua senha pelo menos uma vez ao mês ou quando sentir necessidade.